Mércia Falcini, única líder RenovaBR na RMS, visita cidades da região para debater renovação política

10/08/2018 17:42

Única líder aprovada pelo RenovaBr na Região Metropolitana de Sorocaba, educadora saltense participa de encontros para debater a reforma política no país e os desafios na Educação, bandeira que carrega.

A Educadora saltense Mércia Falcini, única líder do RenovaBr na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), aprovada em rigoroso processo seletivo, tem visitado cidades do interior de São Paulo, para debater com educadores e a sociedade, a reforma política no país e os desafios na Educação, sua principal bandeira.

Nascida em Salto, interior de São Paulo, Mércia dedica sua vida à educação. Pedagoga, ela fundou a Saberes, consultoria educacional que trabalha junto a secretarias municipais da área. Seu conhecimento e experiência são difundidos em palestras e livros que versam sobre educação e desenvolvimento humano. Embora tenha decidido dar vazão à sua faceta pública, é a educação que continua em seu horizonte, agora como horizonte para um Brasil com mais desenvolvimento. “Participar do RenovaBr me fortaleceu enquanto liderança política, preparada e disposta a servir a sociedade”, comenta.

Em seus debates Mércia fala sobre o momento atual na educação do país e seus desafios. “Atualmente a educação brasileira vive uma crise na sua qualidade, que envolve a carreira docente que não atrai os melhores alunos; a graduação que não prepara para a docência, com programação teórica e não prática; os gestores Educacionais sem formação específica, indicados politicamente, entre outros problemas existentes”, pontua

A educadora reforça ainda sobre pontos importantes quanto à valorização do professor, as novas tecnologias em Educação, implantação e implementação de programas nacionais de Escola em Tempo Integral na Educação Básica, atenção à primeira infância, educação profissional e ensino superior.

Além de ser a única líder do RenovaBr na RMS, Mércia Falcini é pré-candidata a deputada federal pelo Podemos e presidente do setorial do Podemos Educação no Estado de São Paulo. Em seus discursos, também tem ressaltado a questão da renovação política que o país precisa passar e ao fim dos privilégios. “A renovação política é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia. Precisamos renovar, principalmente o Congresso Nacional, de forma que a energia da mudança possa combater privilégios, incompetência e a corrupção nas políticas públicas.

Sobre Mércia Falcini

Mércia Falcini tem 51 anos, é mãe e educadora. Nasceu e vive em Salto, interior de São Paulo. É formada em Pedagogia e fundadora de uma consultoria educacional que atua com assessoria técnica às secretarias municipais de Educação. É palestrante e autora de obras publicadas sobre desenvolvimento humano e educação, e membro fundador da Academia Saltense de Letras (ASLE), onde ocupa a cadeira de número 3, cujo patrono é Paulo Freire.

Como educadora, participa ativamente de conselhos, fóruns e comitês de Educação Básica. Quer por meio da Política melhorar a vida das pessoas e ajudar a construir um país digno para todos, com ações voltadas à educação.

Sobre o RenovaBr

O RenovaBr é um instituto de formação de novas lideranças políticas. Foi criado em outubro de 2017 para preparar gente comprometida e realizadora para entrar na política. É uma iniciativa da sociedade, para a sociedade. Não é um partido político.

Entre outubro e novembro de 2017, foi lançado um processo seletivo aberto a todos os cidadãos brasileiros para o programa de formação e bolsas. Foram mais de 4000 inscrições. Os únicos pré-requisitos eram nunca ter ocupado nenhum cargo eletivo no passado e ter pelo menos 21 anos completos no início de 2018.

Entre novembro e dezembro de 2017 os inscritos passaram por testes online, gravação de vídeos de apresentação pessoal, entrevistas online e entrevistas presenciais com uma bancada de especialistas em gestão pública e política.

No final de dezembro foram selecionados os primeiros 100 bolsistas do RenovaBR, brasileiros de todos os cantos do país com visões, ideologias e causas diversas, seguindo o princípio do diálogo, da diversidade e da convergência de ideias.

Tags: