Maria Helena Toledo Silveira Melo: ‘As incríveis mulheres de 32!’

07/03/2019 23:35

Maria Helena Toledo Silveira Melo

AS INCRÍVEIS MULHERES DE 32!

 

 

 

Neste dia dedicado às Mulheres, quero homenagear estas Incríveis Mulheres de 32. É impossível não deixar de reconhecer o quanto elas foram importantes na Revolução Constitucionalista.

As mulheres brasileiras tiveram participação ativa, não só na retaguarda, como também nas trincheiras.

 

 

 

Maria Stela Sguassábia, de São João da Boa Vista (Mário Soldado), professora e Maria José Bezerra de Limeira (Maria Soldado), cozinheira, empunharam o fuzil e foram para as frentes de batalhas. De Piracicaba, Maria de Almeida Silveira vestiu o uniforme e foi para o fronte e Odila de Souza Diehl salvou uma Bandeira Paulista, escondendo-a debaixo de sua saia, bandeira essa que atualmente se encontra no acervo do Museu Prudente de Morais.

Índias e negras também foram, acompanhando seus companheiros, enfrentar o inimigo nos campos de combate e tantas outras que serviram com coragem ao Movimento Constitucionalista. A elas, nossas honras e nosso reconhecimento.

 

 

Mario dos Santos Meira, Ex-1º tenente, comandante da 4ª Cia. Do 1º. B.P.M.Civil, em 1935, disse:

“D. Maria Stella Sguassábia bateu-se durante toda a luta como verdadeira espartana e com os seus companheiros de trincheiras; recebeu diretamente o ataque das tropas contrarias, sem nenhum desfalecimento, sem alimentação e mesmo sem água para beber, mantendo-se calma, sem soltar uma única queixa, tornando-se alvo da admiração e estima de todos os companheiros.”

E o Jornal A Gazeta, na edição de 5 de setembro de 1932,  publicou o seguinte sobre Maria Soldado:

¨Uma mulher de cor, alistada na Legião Negra, vencendo toda a sorte de obstáculos e as durezas de uma viagem acidentada, uniu-se aos seus irmãos negros em pleno entrincheiramento na frente do sul, descrevendo a página mais profundamente comovedora, mais cheia de civismo, mais profundamente brasileira, da campanha constitucionalista, ao desafiar a morte nos combates encarniçados e mortíferos para o inimigo, MARIA DA LEGIÃO NEGRA! Mulher abnegada e nobre da sua raça.”

Um Feliz Dia à todas as mulheres que de uma maneira ou outra enfrentam suas batalhas diárias!!!

 

 

Fonte.

http://mmdcjaguariuna.blogspot.com.br

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI204015,61044-Participacao+da+mulher+na+Revolucao+de+32+e+marco+importante+para

 

Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo

07/03/2019.

Tags: