Luiz Fernando Reis: ‘Ser Terapêuta Holístico é TOP…’

14/05/2019 15:39

Luiz Fernando Reis

Ser Terapêuta Holístico é TOP…

Terapia Holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas, mediante a autoajuda, ou, então, o despertar da consciência do indivíduo sobre o seu corpo e seu papel no meio.

O profissional irá promover a otimização da qualidade de vida das pessoas por meio das diversas técnicas de terapias holísticas ou então naturais existentes, evitando qualquer tipo de termo ou duplicidade de entendimento que seja específica das atividades médicas ou então de outros profissionais da saúde.

A Terapia Holística é hoje o complemento de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas.

No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.

Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o autoequilíbrio corpóreo/psico/social, através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento.

Daí nasce a necessidade direta de oferecer para a população um acesso a estas formas de estímulos, para que seja possível suprir as lacunas que existem entre a doença e o estado de saúde, que é justamente a função principal do trabalho de um terapeuta holístico.

É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.

Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a frequência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas especificas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do Holismo.

 
Luiz Reis
fone: (15) 99769-5172 (15) 3442-1002
Tags: