Livro sobre a capoeira em Sorocaba, do historiador e colunista do ROL, Carlos Carvalho Cavalheiro, foi lançado!

14/06/2017 08:33

 Livro sobre a capoeira em Sorocaba, do historiador e colunista do ROL, Carlos Carvalho Cavalheiro, foi lançado!

 

O livro “Notas para a História da Capoeira em Sorocaba (1850 – 1930)”, de autoria do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro foi lançado no último sábado, dia 10 de junho na Biblioteca Municipal Infantil de Sorocaba.
Durante o evento, ocorreu a leitura dramática de texto referente à história da capoeira na cidade, bem como apresentação de grupo de capoeira.
A leitura dramática será feita pela atriz Clarice Santos e o grupo de capoeira será liderado pelo Mestre Jaime Balbino, que realiza um trabalho de divulgação da capoeira Angola em Sorocaba.
Com a presença de público interessado no assunto, o lançamento contou ainda com uma breve palestra do autor.

Resultado de quase 20 anos de pesquisa, a obra trata do desenvolvimento da luta capoeira numa cidade do interior de São Paulo.

O livro foi editado pela Crearte Editora e recebeu apoio institucional do PROAC (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo. 
Na ocasião o autor discorreu sobre as bases teóricas e metodológicas de sua pesquisa, bem como sobre o panorama da capoeira na cidade de Sorocaba.
Em sua breve palestra, Carlos Carvalho Cavalheiro evidenciou o contexto de Sorocaba do século XIX e início do XX para mostrar como esse panorama foi importante para o desenvolvimento da luta da capoeira enquanto elemento primordial na resolução dos conflitos e tensões.
O estudo, considerado inovador por ser praticamente único a debater com rigor historiográfico o fenômeno da capoeira em cidade do interior paulista, foi muito bem recebido por estudiosos do assunto, como André Luiz Lacé Lopes e Pedro Figueiredo Alves da Cunha que fizeram a apresentação e o prefácio, respectivamente.
O livro poderá ser adquirido com o autor pelo preço de R$ 20,00. Para lugares fora de Sorocaba, além desse preço, será cobrado o frete.
Momentos do lançamento:
  
        

 

 

Tags: