Livro recomendado pelo ROL: ‘Vadios e imorais: Preconceito e discriminação em Sorocaba e Médio Tietê’, de Carlos Carvalho Cavalheiro

18/04/2017 00:27

Livro recomendado pelo ROL:

‘Vadios e imorais: Preconceito e discriminação em Sorocaba e Médio Tietê’, de

Carlos Carvalho Cavalheiro

“Vadios e Imorais: Preconceito e discriminação em Sorocaba e Médio Tietê”. Publicado pela Editora Crearte em 2010, teve como apoio cultural a empresa Canhedo Beppu – Engenheiros Associados Ltda., de São Paulo.

Vadios e Imorais tece considerações sobre a situação do negro após a Abolição, especialmente na cidade de Sorocaba e na região do Médio Tietê (o nosso Mississipi Paulista). Analisando a documentação referente ao final do século XIX e início do século XX verifiquei a existência de uma sistemática perseguição promovida contra tudo o que se relacionasse com os negros, como a emissão de Posturas Municipais proibindo boa parte das manifestações de origem afro-brasileira. Em contrapartida, os negros desenvolveram estratégias de defesa de uma territorialidade e de expansão das relações sociais e de espaço de ação política.

Contudo, ainda ficou latente a ideia de que o negro não estava moralmente preparado para a vida em liberdade e, por isso, fugia do trabalho. Por essa forma de pensar, promoveu-se uma perseguição aos negros através de uma “guerra à vadiagem” (procurando associar essa prática com a ocorrência da liberdade dos escravos) e, depois, o recrutamento forçado.

O livro deverá estar nas prateleiras das livrarias ainda neste mês de junho. A tiragem é limitadíssima e terão apenas cem exemplares para venda.

O objetivo do livro é despertar o interesse de novos pesquisadores sobre o assunto, o que deverá contribuir para o desenvolvimento de consciências e de posturas de combate ao preconceito e ao etnocentrismo.

O livro conta ainda com um excelente prefácio de Ademir Barros dos Santos e foi agraciado com o Prêmio Sorocaba de Literatura de 2011 como o Melhor Livro de História Social de 2010.