Livro ilustrado com 250 flores homenageia os 250 anos de Itapetininga (SP)

01/07/2020 10:04

 A editora Bela Vista Cultural está desenvolvendo um projeto que permitirá aos habitantes e amantes da cidade contar a sua história através de imagens de flores

A cidade paulista de Itapetininga, conhecida pelos cognomes  ‘Atenas do Sul’; ‘Terra das Escolas;  ‘Terra da Cultura’ e ‘Terra da Hospitalidade completa 250 anos de existência neste ano de 2020 e será homenageada pela editora Bela Vista Cultural, em harmonia com representantes da Comunidade Itapetininga,por meio de um projeto que permitirá aos habitantes e amantes da cidade contar a sua história, através de imagens de flores.

A Publicação (Livro Ilustrado) conterá 250 flores e cada qual relatará a sua impressão, experiência, conhecimento e afeição pela Cidade.

Segundo Fábio Ávila Brito, editor da editora Bela Vista Cultural: “Estaremos levando adiante uma forma inovadora de homenagear uma das mais emblemáticas e simpáticas cidades do vasto universo de 5570 Municípios Brasileiros.

Os itapetininganos que quiserem participar da homenagem poderão enviar imagens de flores que lhes atraem para fabioavilaartes@gmail.com e, segundo Fábio Brito, contando-nos algo sobre a a cidade. A redação é livre”.

Abaixo, Fábio Brito aponta os protagonistas do projeto.

Bela Vista Cultural

A Bela Vista Cultural é um selo concebido por Profissionais responsáveis pela criação e realização de centenas de publicações que se tornaram referência nos universos livreiro e cultural brasileiros; após contemplar realidades de várias Unidades Federativas e temáticas relevantes do Território Brasileiro, desde 1986.

Fábio Brito:

Fábio Brito é editor, jornalista, escritor, roteirista e palestrante, natural de Uberaba/MG. Em 1986, fundou um selo editorial que abriga mais de 300 publicações com temáticas voltadas às áreas de cultura, meio ambiente, gastronomia e turismo.

Em 2004, iniciou uma série de palestras para estudantes universitários, alunos do ensino médio e fundamental, funcionários de grandes empresas e corporações, integrantes de entidades renomadas do País e no presente momento colabora também com diferentes comunidades.

O Produto:

Realização da Campanha Motivacional para a realização de uma Publicação em homenagem aos 250 anos de Itapetininga.

Conteúdo da Publicação:

A população Itapetiningana estará estimulada a captar imagens sobre ‘Flores da Minha Cidade’, que permitirá a edição final de 250 fotografias registradas sobre flores existentes no Município. Além das informações sobre as espécies vegetais, cada responsável pelas fotografias deverá eleger um tópico/assunto que o encante na cidade (por exemplo: Edificação Histórica, Catedral, Passeio, Culinária, Personalidade Querida, etc…).

O Livro terá, dessa forma, uma leitura dinâmica da Vida Contemporânea em Itapetininga através de um olhar sensível e acurado de seus habitantes. Haverá uma curadoria para a seleção das imagens que estarão presentes no conteúdo da obra.

Parceria:

A editora Bela Vista Cultural, em harmonia com a Academia de Letras de Itapetininga, com a Casa Kennedy, com o Jornal Cultural ROL, com o Inter-NET Jornal e demais colaboradores, estará buscando a viabilização financeira para o Projeto através de cotas de patrocínio junto a entidades privadas e públicas que possam contribuir na realização do livro, através de sua divulgação virtual do Projeto em múltiplas plataformas.

Colaboradores:

Afrânio Mello: Consultor Grupo de Tintas Pig. Membro da Loja Firmeza desde 1976. Professor de Contabilidade de Custos. Colunista do ROL Região On Line e do Inter-NET Jornal, na área de Genealogia. Escritor com livros nessa área e de História. Membro fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, Cadeira número 1, patrono João Netto Caldeira. Colaborador na reedição de diversos livros sobre as Revoluções de 24, 32 e da Segunda Guerra Mundial. Membro da Sociedade MMDC de São Paulo e Vice-Presidente da sucursal de Itapetininga. Pertence ainda a diversas outras sociedades em Itapetininga.

Fábio Arruda: Jornalista e Editor.

Hélio Rubens: Jornalista, mora em Itapetininga, editor do Jornal Cultural ROL e do Inter-NET Jornal. É vice-presidente da AIL – Academia Itapetiningana e Letras.

Heloísa Hungria: Arte-Educadora, Artista Plástica, Arteterapeuta e criadora do “Jogo da Restauração”. Tem no sangue a herança de seus antepassados Itapetininganos.

Jorge Paunovic: Delegado de Polícia Aposentado. Presidente da Academia Itapetiningana de Letras e do Centro Cultural Brasil Estados Unidos.

Odirlei Arruda de Lima: Diretor Geral da Penitenciária ‘Jairo de Almeida Bueno de Itapetininga, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Itapetininga e Professor do UNASP-Centro Universitário Adventista de São Paulo e da Escola Paulista de Administração Penitenciária “Dr Luiz Camargo Wolfmann”.

Raquel Hungria: Educadora.

Silas Gehring Cardoso: Jornalista, chefe de redação do jornal Folha de Itapetininga, redator da Revista do Sindicato Rural de Itapetininga, assistente legislativo da Câmara Municipal de Itapetininga, responsável pelo cerimonial, e integrante de várias entidades.

Walkiria Paunovic:  Diretora do Museu Carlos Ayres de Itapetininga, membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira, Carlos Ayres, artista Plástica, Curadora de Mostras de Artes, restauradora, colunista  da Folha de Itapetininga, e Inter-NET Jornal.

Difusão, Divulgação e Distribuição:

Ampla divulgação através dos Meios de Comunicação existentes em Itapetininga e Região como:

1 – Contar com a colaboração de jornalistas tradicionais da cidade.

2 – Divulgar a ação através de Rádio e Televisão.

3 – Promover o Projeto através de Associações e Entidades importantes da cidade.

4 – Difusão do Projeto, em múltiplas plataformas, através das Redes Sociais.

Desta forma, estaremos dialogando através da Mídia Local (impressa, virtual, televisiva e radiofônica) para convidar os habitantes e amantes de Itapetininga a divulgar ‘Flores de Minha Cidade’, disponibilizando o que há de mais encantador do Município através dos autores das imagens.

Algumas das flores encontradas em Itapetininga

 

 

 

 

 

 

 

Tags: