Livro ‘Entre o sereno e os teares’ é eleito o melhor de 2018

17/03/2019 09:55

 O reconhecimento partiu da enquete “Melhores do Ano de 2018 na área cultural em Sorocaba”, promovido pelo Jornal Cultural ROL

               O livro “Entre o sereno e os teares”, de autoria de Carlos Carvalho Cavalheiro, foi escolhido como o Melhor livro publicado em 2018 em Sorocaba. O reconhecimento partiu da enquete “Melhores do Ano de 2018 na área cultural em Sorocaba”, promovido pelo Jornal Cultural ROL .

               A enquete avalia a popularidade de diversos produtores culturais divididos por categorias. Durante quinze dias os internautas foram incentivados a livremente indicar, por categoria, os nomes dos que se destacaram em atividades culturais durante o ano de 2018. Na segunda fase, a da votação, utilizando um programa que permite apenas um voto por pessoa, 3.665  internautas participaram, em número considerado pela Comissão Organizadora como “muito representativo” do que pensa a comunidade sorocabana.

               Apesar de não avaliar a qualidade da produção, mas sim a sua popularidade, o resultado agradou ao autor, que ficou contente em saber que seu livro alcançou um público significativo. Autor de 27 títulos, o escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro lembra que este é o primeiro romance que publicou.

               “Entre o sereno e os teares” conta a história de um malandro, chamado Meia-Volta, que vive em Sorocaba nas décadas de 1920 e 1930. A história do protagonista muda de rumo quando ele conhece Zilda, uma operária e militante anarquista. Recheado de fatos históricos de Sorocaba, a narrativa do livro insere Meia-Volta e Zilda em uma viagem por passagens marcantes da cidade.

               Carlos Carvalho Cavalheiro diz que, apesar de a história ter um fio condutor autônomo, ele quis aproveitar situações reais do passado como adereços. Como historiador, em suas diversas pesquisas, Carlos Cavalheiro se deparou com fatos curiosos e interessantes de Sorocaba, aproveitando-os na composição da trama.

               “Entre o sereno e os teares” foi publicado pela Editora Costelas Felinas, de propriedade de Claudia Brino e Vieira Vivo, que produz livros artesanais desde 1998, no litoral sul paulista.

                      Devido ao sucesso do livro, que esgotou a primeira tiragem em pouco mais de um mês, Carlos Carvalho Cavalheiro mandou reimprimir mais duas dezenas. Os interessados em adquirir a obra poderão contatar diretamente o autor pelo e-mail: carlosccavalheiro@gmail.com

               Além da categoria de Melhor Livro publicado em 2018, Carlos Carvalho Cavalheiro venceu também nas categorias Melhor historiador, Melhor escritor e Melhor Poeta. Carlos Cavalheiro é escritor, pesquisador de cultura popular, produtor de vídeos e professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz.

               A premiação ocorrerá no dia 9 de abril, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba, às 19 horas. A iniciativa da Sessão é do vereador Anselmo Neto.

Tags: