LIVRO ‘DE JOÃO PARA SEIS IRMÃOS’ VALORIZA A RELAÇÃO ENTRE IRMÃOS

15/02/2015 20:21

Livro infantil se inspira no pai da autora e em seu trabalho de marcenaria

Todo irmão é diferente do outro, cada um tem sua personalidade e características próprias. Imagine então em uma família com sete irmãos. O mais velho, João, sabia das particularidades de cada um deles e resolveu homenageá-los. O livro De João para Seis Irmãos, publicado pela Pólen Livros, conta essa história que mostra a importância da cumplicidade entre irmãos e resgata valores familiares cada vez mais esquecidos.

Depois que João nasceu, nasceram seis irmãos.
Um a um, ele amava muito e a eles se dedicava:
às vezes era irmão, às vezes era pai.

A obra, que foi escrita pela designer e ilustradora Roberta Asse, narra a história do jovem marceneiro João que, com sua habilidade para confeccionar objetos de madeira, resolve presentear cada um de seus seis irmãos: Alva, Chico, Miro, Tito, Elizabeth e Bento. Cada presente se inspira na personalidade deles, algo que fosse realmente útil para todos.

Um dia, na marcenaria, decidiu fazer um presente para cada um.
Um presente lindo.
Um presente de madeira.
Um presente para sempre

O amor entre eles era tão grande e os presentes foram tão bem escolhidos por João que os irmãos os guardaram para sempre. O livro, voltado para o público infantil, é inspirado no pai da autora. “João foi um menino de verdade, e hoje é um senhor de quase setenta anos, meu querido pai”, conta Roberta.

Ao longo de 24 páginas, o leitor pode conferir as ilustrações que merecem uma atenção especial. Com traços simples mas encantadores, Roberta Asse, formada em arquitetura pela USP, faz o público viajar no mágico mundo dos objetos de madeira. A obra foi composta por imagens-colagens feitas pela autora a partir de fotografias das amostras de madeira de João.

De João para Seis Irmãos, além de divertir as crianças, é educativo, já que na última página também traz uma espécie de “dicionário da marcenaria”, com todas as palavras técnicas da profissão que são usadas no livro. “Meu pai é um marceneiro caprichoso, apaixonado pela madeira e por suas características especiais, seu cheiro e tantas possibilidades de transformação em objetos quase eternos”, finaliza a autora.

 

 

Sobre a autora

Roberta Asse é arquiteta, formada pela FAU-USP e designer gráfica. “De João para seis irmãos” é o primeiro livro que assina como autora e ilustradora. Também ilustrou “Canteiro: músicas para brincar”, de Margareth Darezzo, pela editora Ática, em 2011.

 

Autor: Roberta Asse
ISBN: 978.859.834.913-8
Páginas: 24
Formato: 21 x 23 cm
Valor: R$ 28,00

 

Tags: