Jairo Valio é agraciado com títulos honorários pela FEBACLA

18/08/2021 17:03

As honrarias foram-lhe outorgadas pela FEBACLA por sua atuação no campo literário, histórico e social

 

Colunista do Jornal Cultural ROL, e com um passado marcante como escritor, poeta e historiador, bem como reconhecido por atividades sociais, Jairo Valio  foi galardoado títulos honoríficos por parte da Federação Brasileira dos Acadêmicos da Ciências, Letras e Artes – FEBACLA. Reconhecido publicamente por seus trabalhos em prol da literatura e das causas sociais, Jairo Valio foi galardoado com o título de ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA, concedido a  escritores, artistas de relevo ou pessoas de notória cultura, ligadas a movimentos culturais de comprovada relevância e, igualmente, a quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.

A qualidade de Acadêmico Imortal Nacional é Vitalícia (Perpétua).

Jairo Valio ocupa a Cadeira nº 86, cujo patrono é o cantor e compositor de forró Genival Lacerda.

Com esse título recebe, também, a MEDALHA MÉRITO CULTURAL, em reconhecimento de seu primoroso trabalho em prol da cultura brasileira.

Foi agraciado, também, com o título de HONORÁVEL MESTRE DA LITERATURA BRASILEIRA, que visa exaltar o trabalho de grandes poetas e escritores brasileiros e com a

A FEBACLA outorgou-lhe, ainda, o DIPLOMA CANETA DE OURO 2020, “para que seja notório em todas as instituições culturais que o agraciado é um escritor de grande expressão literária no Brasil e no exterior.

A Solenidade de Posse Acadêmica, que ocorrerá no dia 17 de agosto de 2021, às 19h, será virtual através do aplicativo Google Meet.

         

Jairo Valio  nasceu na vizinha cidade de Pilar do Sul/SP, mas foi para Sorocaba/SP com apenas 14 anos, onde formou-se Técnico em Contabilidade.

Trabalhou em diversas Instituições Financeiras durante 38 anos como Gerente, aposentando-se no Banco Safra S/A.

É membro efetivo da Academia Sorocaba de Letras, ocupando a cadeira n. 14 e da Academia Poçoense de Letras e Artes de Poções, Bahia, ocupando a cadeira n. 25.

Pesquisador, escritor  e poeta, é autor do livro ‘Nascente das Águas’, livro autobiográfico e histórico, contando a história da cidade onde nasceu e de Sorocaba.

Participou de 2 edições da coletânea ‘Roda Mundo’, da coletânea ‘Um Olhar sobre Sorocaba’, de 4 edições da coletânea do Sorocult e 04 do Sorocultinho, livrinhos de literatura infantil.

Foi membro do Grupo Literário Coesão Poética, participa do site literário Recanto das Letras e tem uma página no Facebook com o título ‘Vovô Poeta’, com muitas postagens de poesias de amor.

É membro fundador do Clana- Clube Literário e Artístico Nascente das Águas de sua cidade natal.

Escreveu crônicas em jornais de Sorocaba e Pilar do Sul.

Trabalha em projetos sociais como voluntário na Pastoral do Menor e no Lar São Vicente de Paulo. Por sua atuação em projetos sociais, foi agraciado em 21/06/2002 com o título de Cidadão Sorocabano, conferido pela Câmara Municipal de Sorocaba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: