Jairo Valio é agraciado com o título de Acadêmico Nacional de Grande Honra pela FEBACLA

17/06/2021 15:19

Jairo Valio ocupará a Cadeira Patronímica nº 87,  com Título de ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA, cujo patrono é Genival Lacerda

Jairo Valio, colunista do Jornal Cultural ROL, foi agraciado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, com o título de ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA, ocupando a Cadeira Patronímica nº 86, cujo patrono é Genival Lacerda.

Poderá ser Acadêmico Nacional de Grande Honra escritores, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância. Também poderá ser Acadêmico Titular quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.

A qualidade de Acadêmico Imortal Nacional é Vitalícia (Perpétua).

Jairo Valio  nasceu na vizinha cidade de Pilar do Sul/SP, mas foi para Sorocaba/SP com apenas 14 anos, onde formou-se Técnico em Contabilidade.

Trabalhou em diversas Instituições Financeiras durante 38 anos como Gerente, aposentando-se no Banco Safra S/A.

É membro efetivo da Academia Sorocaba de Letras, ocupando a cadeira n. 14 e da Academia Poçoense de Letras e Artes de Poções, Bahia, ocupando a cadeira n. 25.

Pesquisador, escritor  e poeta, é autor do livro ‘Nascente das Águas’, livro autobiográfico e histórico, contando a história da cidade onde nasceu e de Sorocaba.

Participou de 2 edições da coletânea ‘Roda Mundo’, da coletânea ‘Um Olhar sobre Sorocaba’, de 4 edições da coletânea do Sorocult e 04 do Sorocultinho, livrinhos de literatura infantil.

Foi membro do Grupo Literário Coesão Poética, participa do site literário Recanto das Letras e tem uma página no Facebook com o título ‘Vovô Poeta’, com muitas postagens de poesias de amor.

É membro fundador do Clana- Clube Literário e Artístico Nascente das Águas de sua cidade natal.

Escreveu crônicas em jornais de Sorocaba e Pilar do Sul.

Trabalha em projetos sociais como voluntário na Pastoral do Menor e no Lar São Vicente de Paulo. Por sua atuação em projetos sociais, foi agraciado em 21/06/2002 com o título de Cidadão Sorocabano, conferido pela Câmara Municipal de Sorocaba.

Genival Lacerda foi um cantor e compositor brasileiro de forró.Seus principais sucessos são, dentre outros, Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha.

Sua carreira começou na Região Nordeste e, ao longo dela, gravou 70 discos.

A Solenidade de Posse Acadêmica, que ocorrerá no dia 17 de agosto de 2021, às 19h, será virtual através do aplicativo Google Meet.