Itu desponta como importante destino de turismo cultural

26/07/2019 16:58

Museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro e obra do artista Caíto (sem título, em aço, 6m, 3 toneladas), no Parque Escultórico Linear, em Itu, São Paulo. Créditos: divulgação

Cada vez mais, a Estância Turística de Itu atrai visitantes em busca de experiências culturais, como a incrível Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA e o Parque Escultórico Linear

 

Localizada a apenas 100 km da capital paulista, Itu vem ganhando destaque na cena cultural paulista desde 2012, quando a cidade virou sede do museu Fábrica de Arte Marcos Amaro, localizado em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século XIX, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.
O museu FAMA, como é conhecida a Fábrica de Arte Marcos Amaro, abriga ateliês, ocupações, salas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.
Com quase 1,3 mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como PortinariTarsila do AmaralNelson LeirnerCildo Meireles, Tunga Aleijadinho, o museu Fábrica de Arte Marcos Amaro, que já ocupa todo o quarteirão da antiga fábrica, receberá, em breve, atualização arquitetônica que o deixará ainda mais bonito e funcional. Toda a estrutura já conta com um confortável café-bistrô e, muito em breve, também oferecerá ao público um restaurante com o melhor da culinária brasileira.
Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, aFAMA inaugurou em julho deste ano, a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estarão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.
Provando que há muito mais do que a notória fama dos exageros, onde tudo é grande, a Estância Turística de Itu conta ainda com uma rota de museus que recria a rica história da cidade nas diferentes expressões culturais.
Instalado em um elegante casarão, no centro da cidade, com uma fachada ornada com azulejos portugueses, está o Museu da Energia que conta, em seu primeiro piso, o cotidiano da sociedade do séc. XVII e, no piso superior, a evolução da energia até os dias de hoje.
Ainda na região central, a Casa da Praça reúne acervos do Museu de Arte Sacra (MAS) e do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi), além de oferecer exposições e aulas de violão, desenho e teatro para a população.
Além destes, o Museu da Música resgata a tradição musical da região, que remonta três séculos, desde os mais antigos mestres de capela, às diferentes manifestações populares como as modas de viola, as umbigadas e o famoso samba de terreiro.
Serviço
Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA 
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu – SP
Visitação: de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Parque Escultórico Linear 
Endereço: Avenida Galileu Bicudo – Itu – SP
Museu da Energia
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu – SP
Visitação: Terça a domingo das 10h às 17h
Ingresso: R$ 4,00
Telefone: (11) 4022-6832 e 4013-1038
Casa da Praça
Endereço: Rua Barão do Itaim, 67 – Centro – Itu – SP
Visitação: De terça a domingo das 10h às 17h
Entrada gratuita
Telefone: (11) 4023-0240 / 4023-6533
Museu da Música
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 480 – Centro – Itu – SP
Visitação: aos domingos das 11h às 16h. Outros dias com agendamento.
Entrada gratuita
Telefone: (11) 4022-1248

 

 

Tags: