ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2015

18/04/2015 23:56

Ordem do Mérito Cultural 2015 começa a receber indicações

O Ministério da Cultura (MinC) irá receber, de hoje (1º/4) a 30 de maio, indicações para a Ordem do Mérito Cultural 2015. A condecoração premia personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras com reconhecida contribuição à cultura brasileira.

 

As sugestões serão avaliadas pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural, presidido pelo ministro da Cultura. Ainda integram o grupo os ministros da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Relações Exteriores, além de uma Comissão Técnica nomeada pelo ministério da Cultura. Os nomes aprovados pelo Conselho serão divulgados por meio de Decreto Presidencial.

 

A OMC é entregue anualmente, preferencialmente no dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, sendo composta por três classes: Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro. A homenagem foi criada pela Lei nº 8.313, de 1991, e regulamentada, em 1995, pelo Governo Federal, por meio do decreto 1.711.

 

Algumas personalidades que já foram condecoradas são: Milton Nascimento, Lygia Fagundes Telles, Athos Bulcão, Celso Furtado, Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Cesária Évora, Zuzu Angel, Vinicius de Moraes, Nelson Rodrigues, Academia Brasileira de Letras, Clarice Lispector e Antônio Fagundes.

 

Como participar

 

As indicações devem ser enviadas por meio de formulário online (clique aqui para acessar), email (omc2015@cultura.gov.br) ou pelos Correios, após preenchimento de documento que está disponível no site do MinC (clique aqui para acessar). O endereço para entrega é:

 

Ordem do Mérito Cultural 2015
Ministério da Cultura