Instituto 3M forma a 1ª turma do Projeto Formare em Itapetininga

17/12/2015 15:17

Com certificado, os 18 formandos do curso de Assistente em Manufatura Industrial estão credenciados para o ingresso no mercado de trabalho

Na tarde de ontem (16), alunos da primeira turma do Projeto Formare em Itapetininga, receberam os diplomas de assistente de manufatura industrial. Os jovens com idade entre 17 e 18 anos participaram durante nove meses do programa realizado pelo Instituto 3M, organização idealizada pela 3M para contribuir com a transformação social do País, em parceria com a Fundação Iochpe. A proposta é garantir a inclusão dos estudantes de escolas públicas no mercado de trabalho por meio de cursos de educação profissional.

Durante o curso, iniciado em abril, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre a profissão ministradas por 65 educadores voluntários da 3M. As disciplinas, entre elas de manufatura de componentes plásticos, foram ministradas na unidade da 3M em Itapetininga. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de fazer projetos com propostas de melhorias para áreas onde estagiaram.

Para Giovana Pereira, coordenadora de projetos sociais do Instituto 3M, os cursos que fazem parte do projeto vão além da formação de profissionais qualificados para áreas específicas. “Durante todo o curso, estes jovens desenvolvem valores como responsabilidade, ética, comprometimento com o trabalho e as equipes. Ou seja, se tornam pessoas preparadas para os desafios do futuro”, explica.

A cerimônia de formatura aconteceu no Teatro Sesi (Rua Alex Amadeu  Belinato, 290, na Vila Rio Branco) e foi seguida de uma confraternização com familiares dos estudantes.

As aulas da 2ª turma do Projeto Formare em Itapetininga terão início no primeiro semestre de 2016, oferecendo 20 vagas para o curso de Assistente de Manufatura Industrial. “Nossa proposta é continuar formando jovens para um futuro promissor. Criar oportunidades como esta é um compromisso do Instituto 3M com o Brasil e um orgulho”, completa a coordenadora.

Com a formatura da primeira turma em Itapetininga, o Instituto 3M atinge um total de mais de 155 jovens capacitados no entorno de suas unidades fabris instaladas das cidades de Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga, todas no interior paulista e em Manaus, no estado do Amazonas.

 

Sobre o Formare

O Formare é um projeto da Fundação Iochpe que, desenvolvido a partir de parcerias com empresas de grande e médio porte, oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda com idades entre 16 e 18 anos.  Os cursos oferecem a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano.  As aulas são ministradas pelos próprios funcionários nas instalações da empresa.

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.instituto3m.org.br

Tags: