IHGGI recupera monumento a Duque de Caxias

08/09/2017 00:28

O trabalho foi realizado pelo voluntário Fabrício Agostinho e não teve custa algum para a Prefeitura

A ideia foi do empresário Fabricio Agostinho, que há pouco tempo mudou-se para Itapetininga, onde montou uma barbearia localizada na Av. Francisco Válio e decidiu que prestaria à nova cidade um serviço que havia havia realizado em Sorocaba, onde residia: ajudar na limpeza dos monumentos públicos da cidade.

Disposto a isso, procurou o IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, onde sua proposta foi aceita com entusiasmo. Ocorre que monumento público, como a própria denominação indica, é de propriedade exclusiva da prefeitura municipal e sem a devida autorização dela nada pode ser feito, mesmo sendo uma melhoria.

O IHGGI, ciente dessa postura legal, procurou o Secretário da Cultura da Prefeitura de Itapetininga, Beto Hungria, e levou o projeto para apreciação dele que, por sua vez, enviou-o para os pareceres jurídicos necessários.

Ultrapassada a barreira da burocracia e com a motivação agora não só do empresário Agostinho, mas também do secretário Beto Hungria e do presidente do IHGGI, o projeto teve inicio graças ao apoio também de empresas locais que fornecerem gratuitamente os materiais necessários para a limpeza e recuperação dos monumentos.

22 monumentos foram listado, sendo o primeiro deles o que homenageia o Duque de Caxias, localizado em frente à Catedral N.S. dos Prazeres, no centro da cidade.

E neste dia 7 de setembro de 2017, a data magna nacional dedicada à Independência do Brasil, a recuperação foi terminada e oficialmente entregue aos cuidados da Prefeitura Municipal de Itapetininga, em cerimonia realizada com a presença dopróprio artista-empresário, do presidente e do tesoureiro do IHGGI, Giovani Ferrari e Sergio Majewski e autoridades militares.

Nas fotos abaixo, cenas do ‘antes’, ou seja, de como estava o monumento a Caxias e do ‘depois’, como ficou recuperado o mausoléu.

ANTES‘ DA INTERVENÇÃO DO IHGGI E DO TRABALHO DE FABRÍCIO AGOSTINHO

     

                 

DEPOIS‘ DA INTERVENÇÃO DO IHGGI E DO TRABALHO DE FABRÍCIO AGOSTINHO

(cenas da reinauguração do monumento)

 

O presidente do IHGGI, Giovani Ferrari, o artista Fabricio Agostini, o secretário da cultura Beto Hungria e o tesoureiro do IHGGI Sergio Majewski


O empresário Fabricio Agostini, que voluntariamente fez o serviço de recupoeração do monumento e conseguiu gratuitamente o material utilizado

O

Dirigentes do IHGGI e da Prefeitura estiveram presentes ao ato de reinauguração

O monumento, restaurado, voltou às suas cores orginais


A cerimônia de ‘reinauguração’ do monumento em homenagem a Duque de Caxias foi prestigiado por autoridades civis e militares. Na foto, o  1° Tenente Kleber Kerber, comandante da 14° CSM.

 

(fotos cedidas por Fabricio Agostinho)

Tags: