Grupo Teatral Saindo do Conto trabalha a cultura popular para levar a arte a cada ser

06/04/2021 14:24

O grupo apresenta a cultura popular  por meio de contos, causas, lendas e histórias do Brasil e do mundo, de forma adaptada e inovadora

Saindo do Conto nasceu no mês de janeiro de 2020 no município de Porto Feliz, interior de São Paulo como um Grupo Teatral e também como um Canal no YouTube, tendo como objetivo de trabalhar como referência a Cultura Popular, utilizando Contos, Causos, Lendas e Histórias do Brasil e do Mundo de uma forma adaptada e inovadora, mostrando através da interpretação teatral.

O Grupo foi criado pra Levar a Arte em cada ser, pra ter uma conexão melhor com público e a todos os espectadores, tanto através das plataformas digitais e através do Teatro, dando oportunidade para os artistas locais. Essa plataforma também funciona como um Club de Vantagens.

Neste primeiro momento está focando suas atividades na figura de Pedro Malasartes, explorando seu grande repertório de histórias, com os Contos de Espertezas, histórias que trazem reflexões para todas as idades, com situações de opressão e oprimido, mostrando, sobretudo, as suas artimanhas

PEDRO MALASARTES E SUA GENTE (CANAL/TEATRO) – Neste projeto, o grupo coloca o personagem em diversas maneiras e situações, principalmente nos dias de hoje, vivenciando novas aventuras do cotidiano.

Em uma das suas viagens, por exemplo, ele vai parar no Xiririca e acaba conhecendo e vindo a ser contratado no Sítio ‘Recanto Feliz’, de Dona Veióca, uma patroa gananciosa, em relação à qual vai passar vários perrengues com ela, tanto quanto ela com ele, por não achar certo o jeito dela e dando o troco.

Inspirado em Contos e Causos Caipiras, o Grupo está trazendo novos tipos de histórias; novos contos de esperteza com esse grande personagem do Folclore nacional,  deixando-o cada vez mais vivo e esperto!

Afinal de contas, será que ele é tão mal assim? Ou as pessoas é que são más?

Temas abordados: tradição, esperteza,  cultura caipira, cultura paulista, contos tradicionais, comédia, folclore, piadas caipiras, causos, bem como Temas Sociais atuais, a exemplo do bullying, preconceito, racismo, dengue, Sedentarismo, Sexualidade, Inclusão, Machismo, Homofobia, Pobreza, Ganância, Analfabetismo, Violência Contra a Mulher, Trabalho Infantil, Intolerância Religiosa, Reciclagem, Meio ambiente e Sustentabilidade, Alimentação Saudável etc.

EU CONTO DAQUI E VOCÊ ESCUTA DAÍ (EM BREVE)

O Saindo do Conto, além de trabalhar com o aspecto cômico, irá trabalhar também com Teatro Infanto-Juvenil, trazendo espetáculos para as crianças, adolescentes e para família. Como acréscimo, o grupo também quer trazer o Teatro de Animação e o Teatro de Sombras para mostrar ao espectador outras formas de fazer Teatro.

Em termos de Programação, e sempre no último sábado ou domingo do mês, o grupo irá se apresentar com alguma cena teatral ou uma Contação de Histórias com Sorteio de Brindes na Praça da Matriz,

COLÔNIA DOS CONTOS (EM BREVE)

– No mês de Junho e Julho, por ser meses de férias escolares, serão realizadas Contações de Histórias nas Zonas Rurais e Urbanas na cidade de Porto Feliz, a saber:

Zonas Urbanas – Jardim Excelsior, Bepim, Jardim Vante, Altos do Jequitibá, Vila América &Vila Angélica.

Zonas Rurais – Jupira, Capoava, Chapadão e Bom Retiro.

SHOW DE PRÊMIOS – CAMPANHA CULTURAL (EM BREVE)

– Espetáculo exclusivo (quinta, sexta, sábado e domingo)

– Doe 1kg de alimento e pague metade do ingresso no espetáculo

– Doe 1 litro de leite e concorra a Prêmios no final do espetáculo

Observação: Os alimentos arrecadados serão destinado para o Projeto PF Sem Fome que ajuda moradores de rua e também famílias que estão passando por necessidade, bem como para as ONGs presentes no Município.

NATAL ENCANTADO (EM BREVE)

Contações de Histórias também serão realizadas, voltadas à magia do Natal, nas Zonas Rurais e Urbanas na cidade de Porto Feliz.

Zonas Urbanas – Centro, Água Branca, Tendá, Vila Alcalá &Cidade Jardim

Zonas Rurais – Caic, Xiririca, Sete Fogão e Cruz das Almas

Uma colaboração imprescindível

O grupo Saindo do Conto, porém, espera contar com a coletividade, a fim de poder se manter, crescer e ampliar as Contações de Histórias e as Cenas Teatrais por todos os lugares. Para tanto, está com uma Campanha de Assinaturas

O dinheiro da assinatura será destinado para o pagamento dos atores e atrizes, e da própria produção, para a alimentação e transporte. Com o valor arrecadado, serão adquiridos materiais e recursos, como equipamentos, adereços, objetos, figurinos, fantoches, maquiagens, entre outros.

Desta forma, para quem tem uma visão abrangente sobre a importância do trabalho do grupo, pode-se dar um passo a mais nessa colaboração e apoio, contribuindo financeiramente para a continuidade do Canal e do Grupo Teatral!

Pode ser qualquer quantia num valor mensal. Um, dois, cinco, dez, vinte, cinquenta reais! A pessoa escolhe o valor que acha justo, que gostaria de contribuir e que pode pagar.

A plataforma utilizada é segura, o pagamento é feito pelo cartão de crédito ou boleto e pode-se cancelar a contribuição a hora que quiser.

Bora contribuir?!

Com a ajuda de todos, o grupo pode levar sua Arte para mais pessoas, acalentando então nossa alma de artista que é ver a arte voar para longe… mas bem perto da alma!

Contos para todas Idades, para todas as Crianças e para toda Família!

Contato: saindodoconto@gmail.com

Tags: