Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre as familias ORSI e MELLO

17/05/2016 17:39

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 725 e 726

 

Prezada Márcia, boa tarde.

Pensei que poderíamos ser parentes.

Pelo lado dos Mello é uma só raiz e pelos Orsi também.

O livro foi lançado em 15.04.2016 e já está esgotado.

Esse livro tem o título de “ Eu e os Meus – Orsi e Ramacciotti “ , pois eu trato

no livro, dea uma forma geral a origem do sobenome Orsi , um pouco sobre a

Genealogia em geral e dos meus parentes oriundos desse sobrenome.

Encaminho para você um marca páginas onde tem o Link com o endereço

onde você pode baixar o livro e um QRCode que você pode ler no seu celular.

Basta você baixar esse aplicativo.

Eu sou filho de Amélia, filha de Adelaide Orsi,filha de Pietro Orsi, filho de Luigi Orsi e filho de Vincenzo Orsi,

todos de Sant’Andréa di Compitto, frazione de Cappanari e da Região de Luca, na Toscana.

Vou enviar a relação dos ORSI que entraram no Brasil, que consegui na Hospedaria dos Imigrantes de São

Paulo.

Os Vincenzo estão em verde e o que está em vermelho é o meu Tetravó.

No livro tem essa relação.

Estou encaminhando o histórico que tenho dos ORSI com brasão e tudo o mais.

Envio também o sobrenome MELLO

São muitos arquivos para sua pesquisa e, abaixo, um resumo do arquivo principal.

Espero que fique satisfeita com o arquivo e com o livro.

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / jornal ROL – Região On Line

=====================================================================================================================

 

image Orsi,Orselli,Orsieri,Orsetti, Orsolin,Orsino,Orsolini,Urcini,Orsolini,Urso,D’Urso,D’Urcini,d”Orsini , entre outros

sobrenome de origem italiana. Sobrenome classificado como alcunha, vem do italiano Orso, que significa urso. Orsi é a forma plural. Isto indica que os primeiros que utilizaram esse sobrenome eram fortes (em sentido físico ) como um urso.

Orsi, Antiga família italiana radicada em Bolonha, participou das cruzadas nas figuras de Siripere (1217) e de Giliolo, morto na Terra Santa no ano de 1291. Michele Orsi estava entre os cavaleiros que desermaram e aprisionaram o Rei Enzo, em Fossalta. Tancredino Orsi capitaneou uma parte do exército bolonhês que, valorosamente, expulsou os soldados de Pistoia em 1328. A família deu três cônsules à pátria no século XII, vários anciãos conselheiros, e começou a fazer parte do senado em 1485. Ainda nesta linhagem destacou-se Gugliemo Orsi, famoso jurisconsulto no século XIII. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, procedente de Genova. Veio a 31.01.1885, a bordo do vapor Righi, Pasquale Orsi, natural da Itália, 21 anos de idade, com destino a Piracicaba, SP [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 002, pág. 122 – 31.01.1885]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, procedente de Genova. Veio a 19.02.1885, a bordo do vapor Bisagno, Gabriello Orsi, natural da Itália, 25 anos de idade, com destino a Tieté, SP [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 002, pág. 129 – 19.02.1885]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, procedente de Genova. Veio a 19.02.1885, a bordo do vapor Bisagno, Giuseppe Orsi, natural da Itália, 32 anos de idade, com destino a Limeira, SP [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 002, pág. 129 – 19.02.1885]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, procedente de Genova. Veio a 19.02.1885, a bordo do vapor Bisagno, Vincenzo Orsi, natural da Itália, 29 anos de idade, com destino a Tieté, SP [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 002, pág. 129 – 19.02.1885]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 07.07.1882, a bordo do vapor América, Giovanni Orsi, natural da Itália, procedente de Genova, Itália, católico, 20 anos de idade, com destino a Campinas, SP [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 001, pág. 028 – 07.07.1882]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 16.08.1882, a bordo do vapor Umberto, procedente de Genova, Itália, Pasquale Orsi, natural da Itália, católico, 45 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 001, pág. 037 – 16.08.1882].

=====================================================================================================================

clip_image002clip_image004Melo, Mello

sobrenome de origem portuguesa. Deriva este nome de uma alcunha e a família que o adotou por apelido é da mais remota e nobre ascendência.

Deriva ela, com efeito, de Dom Soeiro Reimondes, o Merlo – ou «melro» -, (contemporâneo dos reis Dom Afonso III e Dom Dinis) que era o chefe de linhagem dos «de Riba de Vizela» e, por esta via, da dos «da Maia».

Vindo para o Sul, fundou na Beira a vila de Merlo, depois Melo, sendo dela senhor, bem como de Gouveia.

Do seu casamento com Dona Urraca Viegas, filha de Dom Egas Gomes Barroso e de sua mulher Dona Urraca Vasques de Ambia, teve descendência na qual se fixaria o nome Melo.

Mantem-se, na atualidade, o uso por parte de várias famílias, da grafia Mello. Na impossibilidade de saber com exatidão quem assim assina ou está registado e também por uma questão de uniformidade de critérios, adotamos aqui a grafia moderna, isto é., Melo.

Do latim merulu, melro, através da suposta forma merlo, que com assimilação do r ao l deu Mello, simplificada para Mello. Cortesão acha pouco plausível que tenha origem em Mello, lugar de Jerusalém ao pé do monte Sião, citado no Livro dos Reis, II. (Antenor Nascentes, II, 197). Procede esta família de D. Pedro Fornaris, contemporâneo do conde D. Henrique de Borgonha (pai do 1.º rei de Portugal). O solar desta família é a vila de Melo, na província da Beira. Dea descendem os duque de Cadaval e outros titulares. Pedro Fornaris teve assento na vila de Guimarães, distrito de Braga, e dela tomou o apelido de Guimarães, bem como os seus descendentes. Mais tarde, seu descendente Mem Soares Guimarães, ao comprar o senhorio da vila de Melo (a 4 léguas da cidade de Guarda), de Gonçalo de Sá – começou a usar o sobrenome Melo. Também usaram os desta família o apelido Riba de Visela, porque moraram junto a este rio, o qual corre por trás da terra de Santa Catarina (Antenor Nascentes, II, 64). Ilha da São Miguel: sobre a história desta família e sua passagem pela Ilha de São Miguel, escreveu no ano de 1717, o padre Antonio Cordeiro, em sua História Insulana das Ilhas a Portugal Sugeytas, Livro V – Da fatal Ilha de S. Miguel, Capítulo XVII – De algus homes famosos, & familias que vieraõ povoar a Ilha de Saõ Miguel; Título I –Dos Velhos, Cabraes, Mellos, & Travassos, Soares de Albergaria, & Souzas [Antonio Cordeiro – História Insulana, Livro V, Ilha de São Miguel]. Ilha Terceira: sobre a história desta família e sua passagem pela Ilha Terceira, escreveu no ano de 1717, o padre Antonio Cordeiro, em sua História Insulana das Ilhas a Portugal Sugeytas, Livro VI – Da Real Ilha Terceira, Cabeça das Terceiras, Capítulo XX –Dos Borges, Costas, Abarcas, Pachecos, & Limas, Velhos, & Mellos, & de outros, Homens Costas [Antonio Cordeiro – História Insulana, Livro VI, Ilha Terceira]. Ilha da Graciosa: sobre a história desta família e sua passagem pela Ilha Graciosa, escreveu no ano de 1717, o padre Antonio Cordeiro, em sua História Insulana das Ilhas a Portugal Sugeytas, Livro VII – Das Ilhas de S. Jorge, e Graciosa, Capítulo IX – Dos outros Capitães Donatarios da Graciosa, & dos Ferreyras, & Mellos que da Graciosa passaram à Terceyra, & de seus Regios troncos, & Ascendentes [Antonio Cordeiro – História Insulana, Livro VII, Ilha da Graciosa].

=====================================================================================================================

—–Mensagem Original—–

From: Marcia Mello 

Sent: Friday, May 13, 2016 3:42 PM

To: Tintaspig

Subject: Re: Genealogia

 

Boa Tarde

Sou de São Paulo, meu avô era Francisco de Mello de São João da Boa Vista

e minha avó Maria Magdalena Orsi Vanni de Jaboticabal.

Eles se casaram em São Paulo.

Marcia Mello 

mmarciamell@gmail.com

 

> On May 13, 2016, at 15:32, Tintaspig <afranio@tintaspig.com.br> wrote:

> Márcia, boa tarde.

> De onde você é?

> Por um acaso é filha do Moacir Mello e neta da Antonieta?

> Eu tb sou Mello.

> Aguardo sua resposta.

Afrânio Franco de Oliveira MelloEm 13 de mai de 2016 3:09 PM, Marcia Mello  <mmarciamell@gmail.com> escreveu:

 

>> Caro Sr. Afranio

>>

>> Gostaria de saber onde posso encontrar seu livro sobre a família Orsi,

>> sou descendente de Vicenzo Orsi e Magdalena Bacetti, estou tentando

>> montar minha árvore e acredito que seu livro ajudaria muito.

>> Obrigada

> Marcia Mello Ferreira

>> Marcia Mello 

>> mmarciamell@gmail.com

Tags: