Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre as familias Gomes e Souza

23/12/2015 22:58

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTOS NÚMEROS 578 e 579

 

Caro solicitante, boa tarde.

Assim me dirijo a você pois não sei o seu nome. Não é possível visualizar em seu endereço.

Não importo e o que importa é o arquivo dos seus sobrenomes.

Gomes………………….   39 páginas e 37 brasões.

Esse arquivo trata do sobrenome em Portugal e na Espanha.

 

Tem uma infinidade de associações com outros sobrenomes.

Imensa quantidade de nomes , casamentos, filiações que você, com certeza, irá procurar as suas raízes.

Tem duas páginas já traduzidas do Gómez, espanhol.

 

Souza…………………….. 40 páginas e 3 brasões.

Na mesma forma que o Gomes você tem neste arquivo uma quantidade muito grande de informações

para sua leitura.

 

Ao final um relatório de pesquisa sobre o Marachal do Ar Eduardo Goes.

 

Divirta-se e

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line

 

image   clip_image002Gomes,

sobrenome de origem espanhola. Tratando-se de um patronímico, pois remonta ao nome próprio do fundador deste tronco familiar, a seu propósito se dirá antes de mais nada que existiram muitas famílias que o adotaram por sobrenome e nenhum laço de sangue os ligavam entre si.   Inicialmente, os primeiros a utilizar este sobrenome eram conhecidos “Fulano Filius Quondam Gomes “ ou seja “ Fulano filho do senhor Gomes” , já a Segunda geração, ou seja, os netos do senhor Gomes já utilizavam o nome do avô como sobrenome.

Mas a ser verdadeira a dedução genealógica que se reproduz na mais antiga carta de brasão com armas de Gomes – 20 de Março de 1621 – é plausível que el-rei D. João II tenha concedido a Martim Gomes Bravo, fidalgo galego casado com Cecília Cardoso, criada da Infanta D. Joana ou Beata Santa Joana, irmã daquele monarca, as armas que terão erradamente passado a ser consideradas armas desta família.

Este sobrenome tem origem portuguesa e galega ( Norte da Espanha ). Existem registros do século IX como Gomizi e Gomiz, em espamhol utiliza-se Gomez e Güemes, sua origem provável pode ser, afirmam alguns genealogistas, vem de uma abreviação do visigodo  “ Gomoarius “ que significaria “ Homem de Guerra “ , o qual pôr vezes foi utilizado como nome próprio. Isto é de origem patronímica. Acima o brasão português e abaixo o brasão galego.

======================================================================================================================================

clip_image002[5]Sousa, Souza

sobrenome de origem portuguesa.  Nome de raízes toponímicas tirado da terra de Sousa, designou primeiramente a linhagem deste nome, cujas origens documentadas datam de épocas anteriores à Nacionalidade, vindo posteriormente a ser apelido da família em que tal linhagem veio a transformar-se.

Tendo recaído em senhora os dois principais ramos desta família, as duas damas da família, Dona Maria Pais, chefe da linha primogênita, e Dona Inês Lourenço, a secundogênita, vieram a casar respectivamente com Dom Afonso Dinis, filho bastardo legitimado de Dom Afonso III, e com Dom Martim Afonso, meio-irmão daquele.

De Dona Maria Pais e Dom Afonso nasceria a linha de Sousas dita de Arronches, por terem detido este senhorio, hoje chefiada pelos Duques de Lafões

De Dona Inês e Dom Afonso descenderiam dos Sousas ditos do Prado, por terem tido o senhorio desta vila, ou Chichorros, da alcunha daquele Dom Martim.

Sobrenome de origem geográfica. Rio e Povoação de Portugal. Cortesão tirou, com dúvida, da baixa latinidade Sousa, Saucia, ou Socia. Sousa [forma documentadano ano de 924], Souza [com z], Socia [documentado em 1088]. Leite de Vasconcelos tirou do latim saza, seixos, o que traz dificuldades fonéticas. Outros derivam de Salsa, donde Souza, Sousa, o que não apresenta dificuldade fonética. Cortesão faz diferença entre Sousa, nome do rio, e Souza, nome da povoação, derivando aquele de saza e este de Socia (Antenor Nascentes, II,286).

======================================================================================================================================

Abaixo um resumo de pesquisa sobre o Brigadeira Eduardo Gomes ( Marechal do Ar ).

Você poderá procurar aqui se já não o fêz.

Resultados da pesquisa

Eduardo Gomes – Wikipédia, a enciclopédia livre

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gomes

o    Em cache

Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 1980 afirma que o nome do doce Brigadeiro seria uma homenagem aobrigadeiro Eduardo Gomes.

Biografia conta detalhes da trajetória do Marechal do Ar …

www.fab.mil.br/…/VÍDEO—Biografia-conta-detalhes-da-trajetória-do-M…

o    Em cache

o    Similares

23 de jan de 2012 – Esta história e muitas outras podem ser vistas na biografia “Brigadeiro Eduardo Gomes, a Trajetória de um Heroi”, do jornalista e escritor …

[PDF]Marechal-do-Ar Eduardo Gomes – Academia Brasileira de …

www.defesa.org.br/Biografia%20Marechal%20Eduardo%20Gomes%203…

o    Em cache

o    Similares

O Brigadeiro Eduardo Gomes foi um grande estadista brasileiro, que nunca dei- … debandaram ou se renderam, mas a históriaregistrou dezoito, (três oficiais, …

O BRIGADEIRO – Eduardo Gomes, trajetória de um herói

www.defesanet.com.br/…/O-BRIGADEIROEduardoGomes–trajetoria…

o    Em cache

o    Similares

14 de jan de 2012 – O BRIGADEIROEduardo Gomes, trajetória de um herói – … da trajetória de Eduardo Gomes, uma históriaempolgante, com lances …

Marechal-do-Ar EDUARDO GOMES, Patrono da Força …

www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/patrono.html

o    Em cache

o    Similares

O Marechal-do-Ar Eduardo Gomes nasceu a 20 de setembro de 1896 em Petrópolis, RJ. …. Promovido a Brigadeiro em dezembro de 1941, Eduardo Gomes foi … N.F. Lavenère-Wanderley, “História da Força Aérea Brasileira”, 2ª Ed. J.V. de …

bio Gilberto de Melo Freire – Genealogiafreire

www.genealogiafreire.com.br/bio_gilberto_de_melo_freire.htm

o    Em cache

o    Similares

Mencionado nos livros “BREVE HISTÓRIA DO TOCANTINS E DE SUA ….. na campanha pela candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da …

O doce enigma do brigadeiro | Revista Língua Portuguesa

revistalingua.com.br/textos/…/o-doce-enigma-do-brigadeiro-255322-1.a…

o    Em cache

Uma história em particular explica a denominação, circula há décadas e foi … Se o brigadeiro a que se refere o étimo do doce é de fatoEduardo Gomes, …

Históricos > Colégio Eduardo Gomes

colegioeduardogomes.com.br/historicos-colegio-eduardogomes

o    Em cache

O Colégio Eduardo Gomes teve, naturalmente, acontecimentos que antecederam … dia 31, de criar um colégio denominado “Brigadeiro Eduardo Gomes”. … Militar, que mais tarde viria a dar origem ao atual Correio Aéreo Nacional, como um …

Eduardo Gomes | CPDOC

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/…/eduardo_gomes

o    Em cache

Eduardo Gomes nasceu em Petrópolis (RJ), em 1896. Militar … Em 1941, após a criação do Ministério da Aeronáutica, foi promovido abrigadeiro. Foi, em …

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes – Facebook

https://pt-br.facebook.com/...BrigadeiroEduardoGomes/352237184878…

 

 

 

 

 

 

From: g mp

Sent: Sunday, December 20, 2015 7:33 PM

To: afranio@tintaspig.com.br

Subject: genealogia

 

Caro sr. Afranio, venho fazendo minha árvore genealogica ha algum tempo, e não consigo conclui-la, porque, não achei a certidão de batismo do meu tataravô, JOAQUIM GOMES DE SOUZA.só o que sei é que ele era medico, casou-se com minha tataravó Adelaide Carolina Gomes de Lemos nascida em Campanha/MG,e faleceu no Rio de Janeiro em 1885.Meu falecido pai me disse certa vez que ele era primo doBrigadeiro Eduardo Gomes, já procurei ver a genealogia do brigadeiro. e sei o nome dos pais dele e do bisavô Félix Peixoto, mas não encontrei os demais parentes. O Sr pode me ajudar?

Tags: