Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a familia Toledo e suas variações

23/12/2015 22:36

Afrânio Franco de Oliveira Mello: ATENDIMENTO NÚMERO 577

 

Caro Fabiano,boa tarde.

 

Atendendo seu pedido feito no formulario@comunidades.net do meu amigo Genealogista

José Luiz Nogueira envio em anexo o arquivo da Familia Toledo.

 

O arquivo anexado tem 7 páginas e dois belos brasões.Segue em separado um outro brasão que tenho

no meu arquivo.  Servirá para você fazer 3 belos quadros e pendurar em seu escritório ou sala de visitas.

 

Veja que anotei em vermelho e salvei em um outro arquivo denominado Toledo II essas alterações

onde mostra claramente que a sua pergunta tem procedência :

Queria saber se minha Familia Toledo descende da Casa Nobre da Espanha.

 

Tem na Espanha e Portugal 21 titulos de nobreza diversas : Condes,Viscondes,Duques,Marques e Senhores.

Mostra ainda dois Prefeitos ( Alcaides ) em Portugal.

Tem associações no Brasil com outros 7 sobrenomes.

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line

 

 

clip_image002

Toledo,

sobrenome de origem espanhola. Trata-se de nome com raízes toponímicas, tendo sido tirado do da cidade com tal designação por uma das mais antigas e nobres linhagens da Espanha, proveniente de uma família da nobreza moçárabe de tal cidade. Desta linhagem passaram vários membros ao nosso país durante a Idade Média, aqui deixando descendência da qual provêm os Toledos portugueses.

Esta é uma família muito antiga, com origem na Espanha, tendo por tronco o Conde Per Illán, que viveu na primeira metade do século XIII e pertencia à Casa dos Imperadores da Grécia. O apelido foi usado primeiramente por seu neto, Esteban Illán, que tomou a cidade de Toledo aos mouros. Muitos Toledo passaram a Portugal, em várias épocas, desde os primeiros reinados. A família foi destacada por quintilha do bispo de Málaga, Dom João Ribeiro Gaio. O brasão de armas do ramo português é o mesmo usado pelos Toledo da Espanha.

clip_image003Sobrenome de origem geográfica. Cidade da Espanha. Em latim Toleium. Capital dos carpetanos, povo celtíbero (Antenor Nascentes, II, 299). Procede esta família dos Comnènes (v.s.), imperadores de Constantinopla. Um integrante dessa família passou à Espanha e em 1085 se achou na conquista de Toledo, donde tomou o sobrenome. Dessa família é o atual duque de Alba, com outros 32 títulos que herdou de diversas linhas (Anuário Genealógica Latino, I, 91). O ramo troncal da muito antiga e nobilíssima casa de Toledo procede, em opinião do ilustre genealogista D. Luis de Salazar y Castro, de D. Pedro, conde de Carrión, que participou da conquista da cidade de Toledo, onde fundou herdade e ficou estabelecido [Centro Español de Investigación Heráldica – http://www.ceih.com/ heraldicahispana/ presenta.html]. Brasil: Para São Paulo, ver a Família Toledo Piza (v.s.). Para o Rio de Janeiro, ver a Família Aguiar Toledo. Família de origem espanhola, à qual pertence Andres Alvares de Toledo, capitão de milícias urbanas, que passou para Santa Catarinaem 1813 (Registro de Estrangeiros, 1808, 296). Sobrenome de uma família de origem espanhola, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 06.08.1882, a bordo do vapor Pampa, Sinforiana Toledo, natural da Espanha, procedente das Ilhas Canárias, católico, 17 anos de idade, com destino a Estação de Rio Claro, SP, para trabalhar na Fazenda de João Antônio Gonçalvez [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 001, pág. 034 – 06.08.1882]. Sobrenome de uma família de origem espanhola, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 03.10.1882, a bordo do vapor África, procedente das Ilhas Canárias, Izidro Toledo, natural das Ilhas Canárias, católico, 19 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo [Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 001, pág. 042 – 03.10.1882]. Heráldica: I – um escudo xadrezado de quinze peças de prata e de azul. Timbre: um anjo vestido de prata, carregado do xadrezado do escudo; II – outros: um escudo em campo vermelho, com um castelo de prata, de três torres. Timbre: uma torre de prata (Anuário Genealógico Brasileiro, IX, 300).

Toledo Castelhanos,

ramo da família Toledo Piza, de São Paulo. Antiga e importante família estabelecida em São Paulo, procedente de João de Toledo Castelhanos [1642- ?], habilitou-se com sentença de gênere [1658], para o estado sacerdotal, mas casou-se. Juiz Ordinário e de Órfãos [1680], filho de D. Simão de Toledo Piza II, patriarca desta família Toledo Piza (v.s.), de São Paulo. Deixou numerosa descendência de seus dois casamentos: 1.º, com Maria de Lara, filha de Lourenço Castanho Taques, e por via deste, neta de Pedro Taques, patriarca da família Taques (v.s.), de São Paulo; e 2.º, com Ana do Canto de Mesquita, filha do Cap. Antonio do Canto de Mesquita.

 

Toledo Lessa,

importante família estabelecida em Pindamonhangaba, Estado de São Paulo. A união dos dois sobrenomes teve princípio em José Gomes Varela Lessa e Silva [c.1811, Pindamonhangaba, SP – 02.04.1883, Barra Mansa, RJ], filho dos barões de Varela Lessa, patriarcas desta família Varela Lessa (v.s.). Deixou geração do seu cas., a 15.07.1836, no Rio de Janeiro, com Maria Augusta de Toledo Marcondes, natural do Rio de Janeiro, filha de Antonio Marcondes do Amaral e de Maria Francisca de Toledo.

 

Toledo Lisboa,

família estabelecida no Rio de Janeiro. A união dos dois sobrenomes teve princípio no Cons. Dr. Bento Luiz de Oliveira Lisboa [30.03.1836, Rio, RJ – 06.06.1905, Rio, RJ], neto do Desembargador Venancio José Lisboa, patriarca desta família Oliveira Lisboa (v.s.). Bacharel em Direito pela Academia de São Paulo, em 1859. Juiz Municipal do termo de Campos, e, depois, do de Rezende. Cúrul de membro do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Deputado à Assembléia Provincial do Rio de Janeiro (1862-1863). Presidente da Província do Rio de Janeiro de 10 de Outubro de 1872 a 26 de Março de 1873.). Deixou numerosa descendência de seu cas., em 28.10.1865, no Rio, com Cecília de Aguiar Toledo [1849, Bananal, RJ – 26.11.1940, RJ], neta do Tenente-Coronel Francisco de Aguiar Valim, patriarca da família Aguiar Toledo (v.s.).

 

Toledo Machado,

família originária das ilhas portuguesas estabelecida em Pernambuco, para onde passou Antonio de Toledo Machado, nat. da Ilha da Madeira, que deixou geração do seu cas. com Isabel de Miranda, filha de Antonio Gonçalves de Miranda.

 

Toledo Piza,

a linhagem dos Pizas, vem de Mallorca. Desde tempos muito antigos existiam ramos desta família nas vilas de Campos, de Fenalitx e outras. No ano de 1526, documentou-se no cargo de Jurado da cidade e reino de Mallorca, Miguel Pizá [Centro Español de Investigación Heráldica – http://www.ceih.com/ heraldicahispana/presenta.html]. Brasil: Antiga, nobre e importante família, de origem espanhola, estabelecida em São Paulo, para onde passou, vindo da Ilaha terceira, D. Simão de Toledo Piza I [c.1612, Ilha Terceira – c.1668, SP], governador do castelo de S. Felipe, da cidade de Angra, filho de D. João de Toledo Piza, nat. da vila de Tormes, Prov. de Salamanca, Espanha, da ilustre Casa espanhola dos condes de Orepeja e duques de Alba de Tormes, e de sua mulher Dona Ana de Castelhanos. D. Simão deixou vasta descendência de seu cas., em 1640, em São Paulo, com Gracia da Fonseca Rodavalho. Entre os descendentes do casal, registram-se: I – o filho, D. Simão de Toledo Piza II, natural da cidade de Angra, donde depois de militar nas armadas e presídios de Castela, se passou para São Paulo, e foi nesta capitania o tronco e chefe desta família Toledo Piza. Deixou numerosa descendência do seu cas. com Maria Pedroso, filha de Sebastião Fernandes Correa, 1.º Provedor e Contador da Fazenda Real da Capitania de S. Vicente, patriarca desta importante família Fernandes Corrêa (v.s.), de São Paulo (RT, OP, 210); II – o neto, João de Toledo Castelhano, de quem descende a família Toledo Castelhanos (v.s.); III – a neta, Gracia da Fonseca Rodavalho, matriarca da família Pedroso da Silveira (v.s.), de São Paulo; IV – o bisneto, Diogo de Toledo Lara, capitão-mor e regente de Paranapanema, que descobriu à sua custa. Deixou geração do seu cas. com Angela de Siqueira Rendon de Quevedo, terceira neta de D. Pedro Mateo Rendon, patriarca desta família Rendon (v.s.), de São Paulo; V – o quarto neto, Francisco Leandro de Toledo Tendon, natural da cidade de São Paulo. Ouvidor da vila de Pernaguá. Teve mercê da Carta de Brasão de Armas, – detalhes adiante; e VI – Nobreza Titular: o 7.º neto, José Elias de Toledo Lima, Comendador da Ordem da Rosa. Agraciado com o título [Dec. 23.12.1887] de barão do Descalvado. Heráldica: Francisco Leandro de Toledo Rendon, citado acima, item VII. Brasão de Armas, datado de 20.02.1789. Registrado no Cartório da Nobreza, Livro IV, fl. 100: um escudo partido em pala; na primeira pala, as armas da família Toledo (v.s.); e na segunda pala, as armas da família Rendon (v.s.) (Sanches de Baena, Archivo Heráldico, I, 201).

 

Toledo Ribas,

sobrenome de importante e ilustre família estabelecida em São Paulo, à qual pertencem os viscondes de Castro, a baronesa de Sorocaba, e a Marquesa dos Santos. Procede de José Bonifácio Ribas [1739, RJ – ?], filho de Carlos José Ribas, que deixou larga descendência, a partir de 1764, em São Paulo, com Ana Maria de Toledo e Oliveira (Rheingantz, I, 441).

 

Toledo Soares,

sobrenome de importante e ilustre família estabelecida em São Paulo. A união dos dois sobrenomes ocorreu através do terceiro casamento do barão de Piranapiacaba, Cap. Joaquim Celestino de Abreu Soares [22.05.1822, Campinas, SP – 18.02.1888, Campinas, SP], filho do Capitão Joaquim José Soares de Carvalho, patriarca da família Abreu Soares (v.s.), de São Paulo. Abastado fazendeiro. Foi agraciado, por Dec. de 15.09.1887, com o título de barão de Paranapanema. O barão de Piranapicaba, deixou geração do seu casamento [o terceiro], a 08.06.1861, em Campinas, com Maria Carolina de Toledo Lima [03.12.1844, Mogi-Mirim, SP – 22.05.1931, idem], baronesa de Piranapanema, filha do major Antônio Elias de Toledo Lima, que se chamava Antônio Joaquim de Toledo, antes de alterar o nome para o que passou a usar, e de Carolina Maria de Arruda. Entre os descendentes do casal, registra-se o filho, Cláudio Celestino de Toledo Soares [28.02.1868, Campinas, SP -], capitão ajudante de ordens da 122.ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da comarca de Mogi-Mirim [Dec. 09.11.1903]. Diretor da Companhia Mogiana de Estada de Ferro.

 

 

Armas

 

 

Xadrezado de prata e azul. Timbre: um anjo vestido com o xadrezado do escudo.

 

Títulos, Morgados e Senhorios em Portugal

 

Condes da Moita                                 Condes de Alba de Tormes

Condes de Oropesa                             Condes de Teba

Condes de Villada                               Duques de Alba

Duques de Huescar                    Duques de Villahermosa

Marqueses de Ardales                          Marqueses de Jarandilla

Marqueses de Priego                          Marqueses de Sarracena

Marqueses de Velada                           Senhores de Bolaños

Senhores de Magan                             Senhores de Mocegon

Senhores de Orgaz                              Senhores de Villoria

Viscondes de Aguiar Toledo

 

Cargos e Profissões no Reino de Portugal

 

Alcaides de Alcala la Real

Alcaides de Quesada

 

 

 

From: José Luiz

Sent: Saturday, December 19, 2015 11:51 AM

To: afranio@tintaspig.com.br

Subject: Fwd: Minha Genealogia
De: formulario@comunidades.net
Enviada: Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015 17:13
Para: jlnogueira@bol.com.br
Assunto: Minha Genealogia

Olá,

Esta Mensagem foi enviada da sua Página de Contactos em http://jlnogueira.no.comunidades.net.

Nome: Fabiano Toledo
EMail: fabianotoledobr@gmail.com
Site: http://o-escritor8.webnode.com
Endereço: Rua José Esteves 605 Bairro:São Dimas
Código Postal / CEP: 13520-000
Cidade / Localidade: São Pedro-SP
País: Brasil
Telemóvel / Celular: 014996044558

Assunto da Mensagem: Minha Genealogia

Mensagem Enviada: Queria saber se minha Familia Toledo descende da Casa Nobre da Espanha

Tags: