Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a família Taddei

25/01/2021 15:09

Afrânio Franco de Oliveira Mello
Eleito em 2017/8 como um dos Melhores do Ano do Jornal Cultural ROL na categoria Melhor Genealogista e em
2018 nas categorias Melhor Escritor e Melhor colunista de Jornal Virtual

Afrânio Mello fornece informações sobre a família TADDEI

ATENDIMENTO NÚMERO 1.319

Caro Felipe, como vai.

Atendendo sua solicitação sobre o sobrenome THADEI, encaminho o que tenho e o que encontrei na Itália.

Abraços em sua prima Alcina. Não tenho o e-mail dela. Repasse para ela, por favor.

THADEI…………………. 5 páginas e 2 brasões.

Abaixo um resumo do arquivo que envio para o estudo das origens do seu sobrenome.

No seu e-mail e ao final do arquivo um resumo do encontrei no  DIZIONARIO RAGIONATO DEI COGNOME ITALIANI

       

Taddei, Taddeo, sobrenome de origem italiana. É classificado como patronímico, isto é, originário do nome próprio do patriarca dessa família. Vem do Grego Thaddaios, através do Latim Thaddeus, uma adaptação do Aramaico Tadday “bem amado, desejado”. Inicialmente os primeiros que usaram esse sobrenome eram conhecidos como “Fulano filho do Senhor Taddeus”, os filhos já eram  conhecidos como Taddei. Principais variantes: Taddeu, Taddeus, Thadeus. Alguns afirmam o nome vem do Grego Theodore “dado por Deus”.

Os primeiros registros do sobrenome e suas variantes foram encontrados em Firenze (Florença), Toscana, Itália por volta de 1380, um nobre magistrado chamado de Philppo di Taddeo.

Registram-se alguns imigrantes italianos que se mudaram para os Estados Unidos. Candido Taddei, 21 anos, imigrou em 1892 para Nova York. Carmine Taddei, 41 anos, imigrou em 1896 para Nova York. Antonio Taddei, 11 anos, imigrou em 1896 para Nova York junto com sua família. Anna Taddei, 11 anos, imigrou em 1907 para Nova York junto com sua família oriunda de Penne. Antonio Taddei, 18 anos, imigrou em 1908 para Nova York oriundo de Costeno. Adele Taddei, 44 anos, imigrou em 1909 para Nova York oriundo de Tereglio. Angelo Taddei, 31 anos, imigrou em 1909 para Nova York.

Registra-se uma família nobre na Úmbria, com residência na cidade de Cássia e espelhada ao longo dos séculos em diferentes regiões da Itália. Há de se destacar Carlo Taddei “doctor iuris famosi”, de oral espelhada e residente em Cássia em 1572. Registra-se Giulio Maria Taddei, notário da Sacra Cúria Romana e residente em Cássia em 1598. Registra-se Benedetto Taddei, pertencente a Ordem do Pregadores, que floresceu em Cássia, por volta de 1613. Registra-se Giovanni Battista Taddei, doutor e professor de Filosofia e Teologia, residente em Perugia em 1633. Registra-se Don Piero Taddei, Cônego e Comissário Apostólico, residente em Todi em 1689. Registra-se Bernardo Taddei, doutor em medicina, atuou em Perugia por volta de 1712. Registra-se Antonio Taddei, pertencente a Companhia de Jesus, versado em letras Gregas e Latinas, residente em Perugia em 1767. A família recebeu armas (Brasão) na pessoa de Gustavo Taddei, de Cássia, aliás, a família também foi admitida na Nobreza de Terni. Escudo negro com três faixas prata em Chevron.

DIZIONARIO RAGIONATO DEI COGNOME ITALIANI

PÁGINA 683

Taddèi,Taddeini,Taddèo,Taceucci,Taddia,Taddio,Tadèi,Tadèo,Tadini e Tadolini

 Dal nome próprio di persona sostenuto da tradizione evangélica e agioògica fin dal Medioevo Cristiano: Taddeo era um apostolo che si chiamava purê Giuda (da non confondere  com l’omonimo che tradi Gesù > Cristo per trenta denari) Giuda di Giacomo o Lebbèo. Dall’ebr.aram. Thadday(gr. Tjaddàios e lat.  Thaddeus ): “ dono di Dio “ (calco del gr. Teodoro); ma vale anche “ confessore “ o “ seno”. Panitaliani più frequenti al Centro( Taddèi prevale in Toscana). Tadei al Nord.

 

Traduzido

 Do nome próprio em pessoa apoiado pela evangélica e tradição hagiológica desde a Idade Média Cristã: Tadeu era um apóstolo que era chamado de purê Judas (não confundir com o homônimo que trai Gesù > Cristo por trinta denari) Judas de Tiago ou Lebbèo. De Hebreu .aram. Thadday(grego Taddàios e Latim. Tadeu): ” presente de Deus ” (elenco de grego. Teodoro); mas também se aplica ” confessor ” ou ” peito”. Sobrenome mais frequente no Centro(Taddèi prevalece na Toscana). Tadei no Norte.

 

Afrânio Franco de Oliveira Mello

afrânio@tintaspig.com.br

“ Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural ROL- (www.jornalrol.com.br).

A não concordância com esta publicação deve ser informada Imediatamente. Gratos”

 

 

 

 

Tags: