Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a familia SANTOS

22/07/2016 22:58

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 759

 

Prezado José, boa noite.

Atendendo sua solicitação encaminho o arquvi do sobrenome SANTOS.

SANTOS…………………………. 27 páginas e 11 brasões e mais 9 brasões em separado.

Poderá fazer inúmeros quadros com os brasões e , tenha certeza, ficam muito bonitos.

Abaixo um pequeno resumo do arquivo principal.

Você tem um vasto material para suas pesquisas.

Grande abraço

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Região On Line

 

 

 

clip_image002

 

 

 

 

Santos

sobrenome luso-espanhol de origem religiosa, resultado da abreviatura de Todos os Santos, era dado com freqüência a pessoas nascidas no dia 1 de Novembro, vindo mais tarde a ser adotado como nome de família.

O vocábulo português deriva da palavra latina sanctus que significa “santo”, “consagrado”. Originalmente, a idéia que se pode inferir do uso desta palavra é “separação para o serviço prestado às divindades”. Quando se refere a pessoas, pode indicar uma pessoa especialmente devotada, o que a distingue das massas populares. Uma palavra associada a esta, e que ao mesmo tempo precisa ser diferenciada, é o adjetivo sacer (-cra -crum), que significa “sagrado”, “que não pode ser tocado, sem ser manchado ou sem manchar”, “consagrado”.

O adjetivo latino sacer indica um estado; e sanctus, o resultado dum acto. Sacer, em termos gerais, tem “hieros” como seu correspondente na língua grega. No grego, hieros (equivalente a sacer) denota aquilo que é santo, em e por si mesmo, independentemente de qualquer julgamento ético.

Quando o nome é derivado do primeiro nome do pai ou da mãe, dir-se-á que tem origem patronímica ou matronímica. Neste caso, Santos é derivado do nome próprio Santo, nome muito popular na Península Ibérica durante a Idade Média. Neste caso, o apelido Santos significa assim “filho ou descendente de Santo” .

O sobrenome Santos pode ter também uma segunda origem: geográfica, se referido aos apelidos dos quais a origem se encontra no local de residência do portador original, como poder tratar-se do caso de Santos na localidade de Mação, no Brasil ou em Espanha, de uma região na Andaluzia, chamada “Sierra de Los Santos”.

Uma das mais antigas referências a este nome ou a uma variante é o registo de Martinho dos Santos, religioso português falecido em 1571, não se conhecendo, contudo, quaisquer linhagens em que uso de Santos se tenha transmitido de pais para filhos.

Defendem alguns autores o uso provável de Santos como segundo nome dado a crianças nascidas ou deixadas na roda dos expostos no antigo Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

From: Jose Augusto Santos

Sent: Monday, July 11, 2016 6:35 PM

To: Afrânio Mello

Subject: RE: Arvore genealógica José Augusto dos Santos.

 

Dos Santos. Gostaria de saber de possíveis parentes remotos.

Obrigado!

José Augusto dos Santos

From: afraniomello@itapetininga.com.br
To: jaugustos819@hotmail.com
Subject: Re: Fwd: Arvore genealógica José Augusto dos Santos.
Date: Mon, 11 Jul 2016 18:19:29 -0300

Caro Augustos, boa tarde.

 

Preciso que você defina o que quer.

Qual sobrenome está a procura??

 

 

No aguardo.

 

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Região On Line

Tags: