Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a família Ricci

29/05/2020 16:57

Afrânio Franco de Oliveira Mello
Eleito em 2017/8 como um dos Melhores do Ano do Jornal Cultural ROL na categoria Melhor Genealogista e em
2018 nas categorias Melhor Escritor e Melhor colunista de Jornal Virtual

Afrânio Mello fornece informações sobre a família Ricci

ATENDIMENTO NÚMERO 1.223

Bom Dia …E muito obrigado desde já!!!
Minha bisavó
Raphaela Riccio ou Rafaela Riccio
Nascimento 24/12/1895. Cidade Italia.
Falecimento Curitiba .. Estabelecimento Curitiba…
Pais de Raphaela.
Francisco Riccio 11/03/1868
Francisca Palaci Riccio 16/10/1871
Naturais da Itália
Avós paternos de Raphaela
Raphael Riccio e Castanha Riccio
Avós maternos de Raphaela
Vicenti Palasi e Philomena Palasi
Essas informações que tenho .. Muito obrigado Desde já e à disposição
Wellington
41-99681-3342
Caro Wellington, boa tarde.
Procurei em todos os lugares que conheci sobre a entrada no Brasil
das pessoas desse sobrenome e não os encontrei.
Também pesquisei os Vapores que aqui chegaram.
Abaixo a lista dos Vapores que consegui.
Desses, em anexado, três deles que tem o sobrenome Ricci,Rizzi.
Devem ser objetos de mais pesquisas de sua parte.
Ocorria muitas mudanças de nome no desembarque.

 Abaixo um resumo do seu sobrenome tirado do arquivo principal que segue só no seu e-mail.

RiccioRicci, sobrenome de origem italiana. Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida no Brasil, onde chegou a 27.01.1884, a bordo do vapor Polcevera, Romeo Riccio, natural da Itália, procedente de Genova, 36 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo[Hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, Livro 002, 003 – 27.01.1884].

Registra-se Amadeo Nede Riccio, nascido em 1904, Sao Paulo, Sao Paulo, Brasil. Registra-se Armando Riccio, nascido em 1907, São Paulo, São Paulo, Brasil. Registra-se Carlos Riccio Liberti, nascido em 1880, Itália; casou-se em 1912 em Canelones, Uruguai. Registra-se Carlos Riccio, nascido em 23.11.1914, Santos, São Paulo, Brasil. Registra-se Carlo Riccio, nascido em 1882, Itália; casou-se em 1914, Canelones, Uruguai. Registra-se Carlos Riccio Daniello, nascido em 1920, Guayquil, Equador. Registra-se Catarina Riccio, nascida em 1786, San Martino, Avelino, Itália e falecida por volta de 1880, São Paulo, São Paulo, Brasil. Registra-se Clara Rita Bonilla Riccio, nascida em 24.08.1946, Montivideo, Uruguai. Registra-se Domingo Ottati Riccio, nascido em 1904, Montivideo, Uruguai; casou-se em 1934 com Ester Escobar em 1934, Montivideo, Uruguai. Registra-se Guerino Riccio, nascido em 1908, São Paulo, São Paulo, Brasil. Registra-se Marcelina Maria Cabrera Riccio, nascida em 21.03.1906, Lavalleja, Uruguai.

Ricci, sobrenome de origem italiana, possivelmente um hipocorístico – forma pluralizada de Riccio [forma popular e coloquial, redução de muitos nomes e sobrenomes com esta terminação, como Enrico, Frederico, Odorico [Ciro Mioranza, Dic. dos Sobren. Italianos, 262]. Forma apocope do italiano arriciato, eriçado, crespo [Anuário Genealógico Latino, IV, 63]. Sobrenome de uma família estabelecida, na primeira metade do século XIX, no Rio de Janeiro, à qual pertence Vicente Ricci, que deixou geração, registrada na Igreja da Candelária.

Mapa com a distribuição do sobrenome na Itália.

Família Riccio

 24 de novembro de 2011 / Família Letra R

A família Riccio não é muito popular no Brasil, é um sobrenome pouco comum. É simples e curto, e possui uma história bastante diferente. Confira a seguir algumas informações sobre a origem do sobrenome Riccio, curiosidades e modelo do brasão da família.

Origem da Família Riccio

O sobrenome Riccio é italiano, região da cidade de Gênova. Tem sua origem na língua latina, vem da palavra Ericius, que significa porco-espinho, ouriço, animal com pêlos duros, animal com pelos enrolados ou cacheados. O termo em italiano riccio ou rizzi significa crespo, e dessa forma, esses cabelos deveriam ser uma das principais características dessa família.

Acredita-se que essa família se originou por volta do ano de 1400, com um barão que também foi Cavaleiro da Ordem de Malta (por esse motivo a figura do cavaleiro está presente no brasão da família). No Brasil, a primeira pessoa com esse sobrenome chegou em 1884, natural de Gênova, chamado Romeo Riccio e a bordo do navio a vapor Polcevera. O registro está no livro da Hospedaria dos Imigrantes.

Curiosidades do sobrenome Riccio

Esse sobrenome tem origem na cidade de Gênova, mas também é encontrado em Milão e em Como.  Além disso, também é visto na região do Vêneto, de Trento (todas ao norte do país) e também Nápoles, Sicília e Messina (ao sul) . Hoje em dia é possível encontrá-lo em diversos países que tiveram imigração italiana, como: o Brasil; Estados Unidos; Austrália; México; Uruguai, Argentina; Canadá; Áustria; Alemanha; Argélia; Irã; Inglaterra; França e Bélgica.

Variantes do sobrenome Riccio

O sobrenome Riccio possui algumas variações de ortografia, como: Riz; Rizzo; Rizzi; Ricci; Rizzolli; Rizzon e Rizzotto. É importante lembrarmos que Riccio é a forma plural de Ricci.

Wellington, espero que continue sua busca e que seja vitorioso ao final

É o que pude fazer pelo seu sobrenome.

Abraços

Afrânio Franco de Oliveira Mello
afranio@tintaspig.com.br

Observação:
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente
e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural
ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: