Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a família Profiro

13/10/2020 15:20

Afrânio Franco de Oliveira Mello
Eleito em 2017/8 como um dos Melhores do Ano do Jornal Cultural ROL na categoria Melhor Genealogista e em
2018 nas categorias Melhor Escritor e Melhor colunista de Jornal Virtual

Afrânio Mello fornece informações sobre a família PROFIRO

ATENDIMENTO NÚMERO 1.295

Caro Caio, boa tarde.

Seu sobrenome é de difícil pesquisa mas, finalmente foi encontrado.

Grato por sua paciência.

Comprovadamente seu nome foi grafado de forma indevida.

Veja o arquivo que envio no seu e-mail

PROFIRO……………….. 4 páginas e 1 brasão.

É um sobrenome de origem italiana da Lombardia.

Pesquisado desde 1767 e não constatou-se a chegada de nenhum PROFIRO no Brasil. Ao menos é o que dizem os registros pesquisados.

Seu brasão é muito bonito. Faça um quadro com ele e o coloque em uma de suas paredes. Vai ficar muito bonito.

Os únicos PROFIRO que vi são os seus pais, avós e bisavós

Profiro, Porfirio, Porfiri sobrenome de origem latina. Na realidade Profiro é mais um erro de registro do que uma variante dialetal de Porfírio.

Segundo muitos genealogistas de renome, os membros

desta família, de clara origem lombarda, denominados Porfirio ou Porfiri, pertencem a uma das mais antigas e nobres famílias de Camerino (Macerata), atribuída desde tempos remotos à classe consular e patrícia dos Cidade, cujo progenitor, segundo uma árvore genealógica do Arquivo do Estado de Camerino, é um Porphirius de ‘Porphiriis, patrício de Camerino, que viveu no início do século XI, pai de Lippo e Pietro, que propagaram amplamente a sua prole. No início, ou seja, no ano de 979, há notícias em Bari de um Porfírio como Protospata, ou seja, comandante e governador grego em Puglia e Calábria, e pode ser um assunto da mesma família Longobarda, estabelecida mais antigamente no sul da Itália.

Armas: Em azul, com uma faixa vermelha, acompanhada na cabeça por três lírios de prata dispostos em faixas, e na ponta por três colheres de vara de prata, também dispostas em faixas; com a cabeça Constantiniana Angélica de Santa Sofia em azul à cruz epirótica patente de prata, abaixada sob outra cabeça da ordem de Santo Estêvão em prata à cruz bifurcada em vermelho. Conde e coroa patrícia. Cimiero: um lírio prateado.

Registra-se Bonifácio Porfírio Silveira, nascido em 1889, Brasil; casou-se em 10.06.1912 com Maria Rosa de Jesus em Camboriú, Santa Catarina, Brasil; filho de Manoel Portfírio da Silveira e Maria Joaquina da Conceição. Teve os seguintes filhos: Manoel Joaquim Porfírio e Maria Francisca dos Prazeres Porfírio. Registra-se Almendo Porfírio Maurício, nascido em 23.01.1924, Turcifal, Portugal; veio para o Brasil, Rio de Janeiro em 1959; filho de António da Luz Portfírio e Hortense das Dores Maurício. Registra-se Fernanda Porfírio Guedes, nascida em 01.02.1912, Porto, Portugal; veio para o Brasil em 1950, Rio de Janeiro, Brasil. Registra-se Alfredo Miguel Porfírio Sala Pinsach, nascido em 1923, Portugal e veio para o Brasil, Rio de Janeiro em 1948; filho de Gerónimo Sala e Miguela Pinsach.

Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
afranio@tintaspig.com.br

Observação:
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural
ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: