Genealogia: Afrânio Franco atendendo pedido de leitores fornece informações sobre a família DINIZ

19/11/2018 13:55

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 1084

Caro Manoel, bom dia de domingo.

É com grande prazer que atendo sua solicitação sobre o sobrenome DINIZ/DINIS.

Vamos lá.

DINIS/DINIZ…………………. 5 páginas e dois brasões ;

Abaixo um resumo do arquivo principal.

Títulos,Morgados,Senhorios, Cargos e Profissões fazem pare do arquivo.

interessantes informações sobre a origem do nome em diversos lugares do mundo.

Tenha uma boa leitura.

Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello

afraniomello@itapetininga.com.br

Observação:
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente
e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural
ROL – (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada imediatamente.
Gratos”

clip_image002    image Diniz

sobrenome de origem portuguesa. Tratando-se de um nome próprio transformado em apelido, pode como tal ter sido usado por diversas famílias sem ligações entre elas.

A uns Dinizes da região de Chaves se pode traçar a genealogia desde o séc. XVI, verificando-se terem sempre feito uma vida «à lei da nobreza», tendo alguns dos seus membros sido familiares do Santo Ofício e exercido cargos honrosos e nobilitantes na governança local, alem de se aliarem matrimonialmente com algumas das principais famílias da nobreza flaviense, como as dos Alcoforados, Barros, Teixeiras, São Payos e Rodas. Outros genealogistas afirmam que os Diniz são uma família muito antiga e nobre, pertencente à ilustre família dos Yahya, de origens Sarracenas-Judaicas remotas, que passou a residir, em primeiro lugar, em Portugal, no lugar de nome Diniz, Dinis ou Deniz. Um dos membros proeminentes da família mudou-se para a Polônia no século XVI junto com seus familiares, quando foram convidados por Jan Zamyski (também conhecido como Ioannes de Zamość, 1542 – 1605), um líder e magnata importante na confederação Polonesa-Lituana, para dar uma significativa contribuição para a criação de um rede comercial judaica local. O sobrenome original “Yahya”, de fato, pelo propósito claro de aparecer menos estrangeiro, foi modificado, inicialmente, em “de Niyes”, até aquele Diniz, do qual estamos lidando.

A família Diniz, de fato, descende diretamente daquele Iacobo ben Gedaliah Dionis ibn Yahaya, nascido em Fatih, Istambul, Turquia, 1540 e falecido em Tessalônica, Grécia em 1595; foi pai de Aloandro Iacobo Diniz (ibn Yahya), que, de Slonim, o lugar onde ele nasceu em 1585 foi para Portugal.

A maioria das famílias Diniz do Brasil vieram de Portugal. O sobrenome é um patronímico é uma contração do nome grego Dionísio.

Várias delas passaram ao Brasil. Só em Minas Gerais no início do século XVIII, o pesquisador Antônio Gabriel Diniz identificou mais de vinte famílias com esse sobrenome que ali viviam, contemporâneas entre si. As de genealogias mais bem documentadas são a Diniz Junqueira a de Manuel Pinheiro Diniz, que se casou em 1723 em Sabará com Cláudia de Azevedo e Silva. Outro português Diniz que iniciou grande família em Minas foi  Domingos Diniz Couto (1716-1763), cujos descendentes povoaram locais como Contagem, Esmeraldas, Curvelo e Pará de Minas.

As famílias Diniz descendem de portugueses. Mas há várias distintas, originárias de diferentes pessoas que emigraram de Portugal para o Brasil. O historiador Antônio Gabriel Diniz relatou, no inicio dos anos 1960, que contou mais de 20 só em Minas. Uma das mais documentadas é a que descende de Domingos Diniz Couto (1716-1763), português nascido em Vila Meã, na freguesia de Monte Córdova, a cerca de 40 km a noroeste da cidade do Porto. Ele viveu em Minas a partir de 1738 e se estabeleceu na Fazenda da Boa Viagem, perto de Contagem. Seus descendentes se espalharam por lugares como Esmeraldas, Curvelo e Paráde Minas.

 

From: manoel.diniz manoel diniz

Sent: Friday, November 09, 2018 12:50 PM

To: afraniomello@itapetininga.com.br

Subject: REF. GENEOLOGIA FAMILIA DINIZ

 

BOM DIA  AFRANIO

MEU  NOME  É  MANOEL SANTOS  DINIZ  MEU  PAI  JOSÉ DINIZ DA ROCHA,  MEU  DINIZ  É    DA  CIDADE   DE  MANHUAÇU MG ,  ZONA DA MATA,   TEM  COMO  SABER   QUAL    ORIGEM   DO MEU  NOME  DINIZ ?

 

AGUARDO

BOA   TARDE