Francisco Evandro de Oliveira é o mais novo colunista do ROL!

22/11/2021 14:44

Francisco Evandro de Oliveira

Professor, escritor e poeta, Farick, como se apresenta no mundo literário, é o mais novo colaborador do ROL!

Francisco Evandro de Oliveira, natural do Rio de Janeiro (RJ), é detentor de um vastíssimo currículo, do qual se extrai as seguintes distinções: é oficial da reserva do Exército, professor de Matemática e Física, pós-graduado em Psicopedagogia e especializado em Planejamento Educacional e em Medidas de Aceleração de Aprendizado.

Na área literária, é escritor e poeta, se apresentando sob o pseudônimo Farick; membro de várias academias nacionais e três internacionais e membro fundador da Academia Luminescente de Letra de Paris-França; vencedor de diversos certames literário nacionais e internacionais e foi agraciado com diversas comendas nacionais e internacionais.

É autor de 24 livros, dentre os quais: Momentos Poéticos (2001), com o qual foi finalista em concurso de livros de poesia realizado na Sicília (Itália) e considerado o Livro do Ano pela Sociedade de Cultura Latina do Estado de Goiás; Reflexões do Amanhã (2002); A Voz do Coração (2004); O Galo de Bombaim (2008); O Pavão Ioe Queria Ser rei (infantojuvenil) e O ganso era verde (infantil), ambos de 2020. E tem mais 34 títulos para publicações vindouras.

Em 2016 recebeu o Prêmio Destaque Brasil, em Taubaté. E no mesmo ano, a Medalha Luiz Vaz de Camões, pela Editora Mágico de Oz, por ter sido considerado um dos melhores escritores da língua portuguesa de 2015.

Em 2017 foi agraciado pela OMDDH com vários títulos, dentre os quais: Embaixador da Paz, Prêmio Machado de Assis, Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos e a Medalha Ruy Barbosa. No mesmo ano, recebeu a Comenda Pablo Neruda, em Santiago do Chile, por ser destaque na cultura nacional literária.

Em 2020 recebeu troféu da Editora Mágico de Oz por ter sido considerado um dos 100 melhor poetas  e contistas de 2019.

Francisco Evandro, ou melhor, Farick inicia sua colaboração no Jornal ROL com o artigo ‘A importância da leitura no cotidiano’destacando que “a arte de ler, no atual momento que nossa sociedade está em efervescência, torna-se difícil; contudo, é mister que tentemos criar condições de melhorar essa situação e a leitura poderá ser uma das janelas”.

A importância da leitura no cotidiano

Fonte da imagem: https://www.somospar.com.br/importancia-da-leitura-para-a-formacao-de-bons-alunos/

O que é ler?
Ler é sem sombra de dúvida, saber decodificar uma mensagem feita por símbolos gráficos, previamente estabelecidos e conhecidos, todavia, a essência dessa descoberta é uma verdadeira fonte de conhecimento, despertando naquele que obtém a descoberta um verdadeiro prazer. Ler é fazer a nossa mente criativa viajar pelas alamedas da imaginação de cada autor; concordando, discordando, criticando e principalmente se deleitando com o conteúdo do livro e sobremaneira tendo acesso sobre determinado assunto a fim de aprimorar o seu conhecimento.

Comparação entre ler e sonhar.
Ler é decodificar caracteres previamente conhecidos captando a essência da mensagem, às vezes, escondidas nas entrelinhas de uma boa leitura, a qual poderá lhe dar prazer ou não e também pode lhe proporcionar viagens interiores ao sonhar lendo. Sonhar é tornar a alma feliz e fazê-la viajar pelo infinito de nossas quimeras, mas o que é
realmente sonhar? “Sonhar é fazer a alma sorrir feliz!
Aquele que sonha viaja pelo infinito
Em busca de grandes ideais.
Aquele que não sonha, tem sua quimera destruída…
O carrasco de nossos sonhos, o tempo, pode ser o grande inimigo de quem não sabe o prazer de
sonha.
Aquele que passa pela vida sem realizar seus ideais, talvez não tenha sabido o valor de sonhar.
E quando despertam da letargia da indiferença, verificam que seus sonhos se dissiparam e foram
bater em outra porta.
Resta apenas esperar a grande noite chegar e um novo amanhã…
Para aprender na nova existência, se houver, o valor de saber sonhar.”

Os benefícios de uma boa leitura
No nosso mundo conturbado e cheio de violência, nada melhor que um bom livro para nos deixar radiante de prazer e como consequência, esquecermos um pouco o estresse causado pela luta diária pelo nosso pão de cada dia.
Uma boa leitura nos transporta à terras e lugares distantes, nos faz sonhar e nos proporciona prazer,
Um bom livro se torna um ótimo conselheiro diário e devemos sempre nos aconselhar com eles, como exemplo, a Bíblia Sagrada, o Livro do Destino, alguns livros de autoajuda, o I Shing, alguns livros sobre romances, ficção, Astronomia, Astrologia…etc. Determinados livros, devido a sua boa leitura, se tornam rapidamente o nosso livro de cabeceira e estará sempre sobre nossa cama e ao longo das noites, ao deitarmos lemos algumas de suas páginas que com certeza, nos proporcionará um sono tranquilo. Uma boa leitura se torna essencial para nos transportarmos e realizarmos nossos sonhos e ideais de vivência.

A importância da leitura na infância.
É fundamental que a criança adquira habito de leitura porque tal fato a levará a ter uma mente bem mais criativa, perceptiva e principalmente crítica do seu mundo cotidiano. Ao adquirir o habito de ler, faz com que a criança torne sua mente racional mais desenvolvida e como consequência, aprenderá com muito mais facilidade as tarefas escolares e não se tornará alienada da realidade.

A arte de ler
Existem pessoas que tem a capacidade de ler vários livros, porque utilizam processos de aprendizagem de leitura rápida. Tal tipo de pessoa utiliza a chamada leitura dinâmica, que proporciona ler de três a quatro livros por dia.
Cientificamente já foi provado que se uma pessoa utilizando processo de aprendizagem neurolinguística se ler uma hora por dia, chegará ao término do ano lendo 54 livros. Tal fato nos permite logicamente afirmar que se nos dedicarmos a um único assunto, ao término do ano nos teremos um verdadeiro expert, com um conhecimento fora do comum.

Conclusão
Ler é um verdadeiro habito saudável e prazeroso que nos permite nossa imaginação flutuar à terras distantes, o mais longe possível de nossa realidade esse hábito nos aconselha, nos guia e principalmente nos ensina a crescer como ser humano.

 

 

 

 

Tags: