Filósofo Osvaldo Dalberio Dal Bello lança o livro ‘Memórias de um Doutor: Desafios e conquistas de um professor nascido na roça”

11/09/2021 00:28

O livro foi realizado e apoiado pela Academia de Letras do Brasil – Seccional Uberaba/MG e Imersão Latina, conta com a coordenação técnica e moderação de Brenda Marques e a produção e apresentação de Magna Aspásia Fontenelle

O professor, doutor e filósofo Osvaldo Dalberio Dal Bello lança hoje, às 17h, e virtualmente, o livro ‘Memórias de um doutor: Desafios e conquistas de um professor nascido na roça‘.

O livro, lançado pela Editora Dialética, e realizado e apoiado pela Academia de Letras do Brasil – Seccional Uberaba/MG e Imersão Latina, conta com a coordenação técnica e moderação de Brenda Marques e a produção e apresentação de Magna Aspásia Fontenelle

SINOPSE
O livro “MEMÓRIAS DE UM DOUTOR: Desafios e conquistas de um professor nascido na roça” mostra a trajetória de um professor, destacando sua origem, seus estudos, suas conquistas e seus avanços escolares até chegar ao Doutorado. Nele, o autor apresenta uma espécie de autobiografia, destaca seu percurso existencial, acadêmico e profissional. É um livro que poderá ser indicado para conhecer a vida, as façanhas, as aventuras, as dificuldades, as conquistas e, mais que isso, o desafio de ser professor e se fazer doutor. Nele o autor aponta os percalços da sua trajetória existencial e pessoal no enfrentamento das dificuldades escolares, ao mesmo tempo em que demonstra a capacidade de superação em cada etapa da vida escolar. O autor tenta responder, nas páginas deste livro, as questões norteadoras: “quem sou eu? De onde vim? O que fiz e faço? Por onde caminho? Por onde andei? Para onde vou?”. Nessa busca por respostas, ele indica que “acredito que a pessoa pode conquistar tudo o que deseja se para isso convergir todas as suas energias físicas, morais, intelectuais e espirituais. Sou hoje o que a minha história pessoal me proporcionou na minha vivência cotidiana, na relação comigo mesmo, com o mundo e com os outros. Sou então, fruto do meu tempo!” É, por assim dizer, uma ótima opção de leitura!

O AUTOR

Osvaldo Dalberio Dal Bello é doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, (UNESP), campus de Franca, SP, Brasil, (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Filósofo pela PUC Campinas (1986).

Realizou estágio doutorando em Trieste na Itália no período de março a setembro de 2008, com bolsa “estágio doutorando” pela CAPES.

Professor aposentado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); atuou como Docente do Programa de Mestrado em Educação na UFTM ministrando a disciplina de Ética de Filosofia da Educação.

Foi Membro pesquisador do grupo de Pesquisa Prática de Pesquisa (PRAPES), vinculado à Universidade Estadual Paulista, campus de Franca. Liderou por 9 anos o grupo e estudos e pesquisa sobre Formação Ética do Professor (FEP) – vinculado ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicou vários artigos em periódicos especializados (inter) nacionais.

Publicou vários livros e capítulos de livros.

Participou como orientador e avaliador de vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e banca de mestrado e doutorado, nas áreas de Educação, Filosofia e Ética.

Atuou na área de Educação. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Metodologia Científica, Projeto de Pesquisa, Filosofia da Educação, Ensino-aprendizagem, filosofia, fenomenologia e ética.

Foi agraciado com o título de Philospphos  immortalem consagrando-se pelo Mérito Ph.I, outorgado pela Academia de Letras do Brasil.

Professor Homenageado especial da 1.ª turma de Formandos em Enfermagem da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor Homenageado especial da 10.ª turma de Formando em Pedagogia, Universidade de Uberaba (Uniube). Professor homenageado especial-Patrono da XVII Turma de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

 

Nota do Editor 

No dia 02 de setembro de 2021, o Jornal ROL publicou entrevista do autor, dada à professora e doutora Magna Aspásia Fontenelle. Para acessá-la: http://www.jornalrol.com.br/magna-aspasia-fontenelle-entrevista-filosofo-osvaldo-dalberio-dal-bello/

 

 

 

 

Tags: