FEBACLA abre inscrições para recebimento de propostas de Acadêmicos para ocuparem Cadeiras Patronímicas com Título de Acadêmico Nacional de Grande Honra

05/01/2020 19:50

Poderá ser Acadêmico Nacional de Grande Honra escritores, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância

EDITAL ACADÊMICO N° 0103.001/2020 ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA (Efetivo)

A DIRETORIA EXECUTIVA da FEBACLA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto e Regimento Interno que disciplina o processo de provimento de vagas em suas cadeiras acadêmicas, faz saber a quem interessar possa que estão abertas as inscrições para recebimento de propostas, de Acadêmicos para ocuparem Cadeiras Patronímicas com Título de ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA.

Poderá ser Acadêmico Nacional de Grande Honra escritores, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância. Também poderá ser Acadêmico Titular quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.

A qualidade de Acadêmico Imortal Nacional é Vitalícia (Perpétua). As propostas dos candidatos deverão ser acompanhadas dos seguintes requisitos: Envio de biografia com foto, endereço e contatos telefônicos.

O ingresso em uma das CADEIRAS PATRONÍMICAS NACIONAIS possui custos de paramentos (confecção de Pelerine, Diploma e a Medalha do Mérito Acadêmico).

Cadeira nº 43 – Patrona CHIQUINHA GONZAGA
Cadeira nº 44 – Patrono JOÃO FRANCISCO LISBOA
Cadeira nº 46 – Patrono HIPÓLITO DA COSTA
Cadeira nº 47 – Patrono JOSÉ DO PATROCÍNIO
Cadeira nº 48 – Patrono ARY BARROSO
Cadeira nº 49 – Patrono JOSÉ VERÍSSIMO
Cadeira nº 52 – Patrono VICENTE DO RÊGO MONTEIRO
Cadeira nº 54 – Patrono BASÍLIO DA GAMA
Cadeira nº 55 – Patrono LUIZ GONZAGA
Cadeira nº 56 – Patrono JOSÉ LINS DO REGO
Cadeira nº 57 – Patrono NOEL ROSA
Cadeira nº 59 – Patrona HEBE CAMARGO
Cadeira nº 60 – Patrono JOAQUIM GONÇALVES LEDO

A Solenidade de posse acadêmica será realizada no dia 27 de Março de 2019, às 16h.
Local: ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB
Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 507, 11º Andar – Centro – Niterói – RJ.

Os acadêmicos que ficarem impossibilitados em comparecer na solenidade poderão receber suas honrarias através de um representante ou via correio.

Informações:

Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho
Presidente da FEBACLA

WhatsApp (21) 98264-5612
E-mail: domalexandrecarvalho@gmail.com

 

Cadeira nº 43 – Patrona CHIQUINHA GONZAGA – Foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Foi a primeira pianista chorona (musicista de choro), autora da primeira marcha carnavalesca com letra (“Ó abre Alas”, de 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Cadeira nº 44 – Patrono JOÃO FRANCISCO LISBOA – Foi um político, historiador, jornalista e escritor brasileiro, a quem a Academia Brasileira de Letras conferiu o patronato da cadeira 18.

Cadeira nº 46 – Patrono HIPÓLITO DA COSTA – Foi um jornalista, maçom e diplomata brasileiro, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras.

Cadeira nº 47 – Patrono JOSÉ DO PATROCÍNIO – Foi um farmacêutico, jornalista, escritor brasileiro.

Cadeira nº 48 – Patrono ARY BARROSO – Foi um compositor brasileiro de música popular. Ficou famoso por seus sambas, sendo conhecido como autor de Aquarela do Brasil, considerada uma expressão dos chamados “samba-exaltação”

Cadeira nº 49 – Patrono JOSÉ VERÍSSIMO – foi um escritor, educador, jornalista e estudioso da literatura brasileira, membro e principal idealizador da Academia Brasileira de Letras.

Cadeira nº 52 – Patrono VICENTE DO RÊGO MONTEIRO – foi um pintor, desenhista, escultor, professor e poeta brasileiro.

Cadeira nº 54 – Patrono BASÍLIO DA GAMA – foi um poeta luso-brasileiro que escrevia sob o pseudônimo Termindo Sipílio. Célebre por seu poema épico O Uraguai, de 1769, e investido como patrono da cadeira 4 da Academia Brasileira de Letras.

Cadeira nº 55 – Patrono LUIZ GONZAGA – Foi um compositor e cantor brasileiro, conhecido como o REI DO BAIÃO, é considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.

Cadeira nº 56 – Patrono JOSÉ LINS DO REGO – Foi um escritor brasileiro que, ao lado de Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, figura como um dos romancistas regionalistas mais prestigiosos da literatura nacional

Cadeira nº 57 – Patrono NOEL ROSA – Foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.

Cadeira nº 59 – Patrona HEBE CAMARGO – Foi uma apresentadora de televisão, cantora, radialista e atriz brasileira e ficou conhecida como a “Rainha da Televisão Brasileira”.

Cadeira nº 60 – Patrono JOAQUIM GONÇALVES LEDO – foi um jornalista e politico brasileiro, considerado um dos articuladores da Independência do Brasil. Foi um dos responsáveis pelo Dia do Fico e pela convocação da Assembleia Constituinte de 1822.

 

Tags: