Fábio Ávila: ‘Patos de Minas: conheça a FENAMILHO’

03/10/2019 23:32

Fabio Ávila

Patos de Minas: conheça a FENAMILHO

– O que é a FENAMILHO?

É um evento espetacular que ocorre em Patos de Minas, uma vez por ano. Mas, para que esteja informado, ouça o que temos a dizer:

– No último sábado, houve a visita ao Memorial do Milho quando, acompanhados pela Sra. Marialda Coury, conhecemos o espaço cultural e seu belíssimo acervo.

– Foi dialogado, em reunião posterior com representantes do Sindicato de Produtores Rurais de Patos de Minas, sobre a possibilidade da realização de um livro em comemoração aos 60 anos da Festa Nacional do Milho, o qual ilustrará a cultura local e as tradições da Comunidade Patense.

– Comentou-se sobre a possibilidade de desenvolvimento e realização de um livro ilustrado, com cerca de 300 páginas, o qual deverá contemplar as múltiplas manifestações ocorridas desde quando foi realizada a primeira Festa do Milho.

-Neste livro constarão depoimentos de pessoas que acompanharam a evolução da Festa desde o início, a realização de Eventos que contemplaram também o Universo Rural, o Agronegócio Regional e a importância de promover Patos de Minas a níveis regional e nacional serão objeto do conteúdo da publicação.

– Algo muito interessante, que vale a pena ressaltar aqui: o importante evento de eleição e coroação da Rainha do Milho e cada uma dessas beldades poderão disponibilizar as suas emoções ao terem participado da festa, ao ressaltar o que mais agradavelmente as marcou, dentro da perspectiva de elevar o nome de Patos de Minas não só no Estado de Minas Gerais como por todo o Território Brasileiro.

– Dentre os múltiplos acontecimentos, além do início da Festa do Milho, o livro elucidará também momentos importantes de interatividade com entidades e pessoas representativas dos contextos, ano a ano, até o festejar dos 60 anos do importante Evento.

– A primeira Semana Ruralista, o Concurso da Rainha do Milho, a participação da Comunidade Patense quando do Desfile das Candidatas em carros alegóricos e a importância da história da cidade que propiciou o surgimento da Associação Rural, do futuro Sindicato Rural de Patos de Minas em 23 de setembro de 1945, estarão ricamente contemplados no conteúdo da edição.

– Personalidades como o Sr. Sebastião Alves do Nascimento, primeiro Presidente da Associação Rural, que também foi Prefeito de Patos de Minas e Deputado Estadual, estarão presentes no discorrer da história dos 60 anos da Festa do Milho.

– Histórias e ”Causos” estarão relatados e registrarão também a inauguração da Sede do Parque de Exposições, em 1986, e o conteúdo da obra deverá sublinhar ações importantes realizadas pelos 14 presidentes do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, até os dias de hoje.

– O espírito artístico e a criatividade de Vicente Nepomuceno permitiram que grande parte dos carros alegóricos compusessem o cenário que tanto encanta os habitantes e os visitantes de Patos de Minas.

– Através de uma ampla pesquisa bem direcionada, buscaremos obter também depoimentos das senhoras que fizeram e fazem parte do encontro da Mulher do Campo, que vem ocorrendo desde 1976.

– Buscaremos ressaltar também a importância dos Rodeios, desde a vinda da primeira Tropa, que pertencia ao divinopolitano Sr. José Gontijo da Silva.

– Os locutores também terão muito o que dizer sobre a sua atenção redobrada para acompanhar os malabarismos dos Peões que são as estrelas da competição nos rodeios.

– Será considerada também a importância da Roda de Violeiros, que representa, de forma profunda, a alma do mundo rural brasileiro.

Tags: