Fábio Ávila: ‘Curitiba, a sofrida Capital de Todos os Povos’

21/02/2019 17:30

Fabio Ávila

Curitiba, a sofrida Capital de Todos os Povos

É impossível falar de Curitiba sem mencionar o Estado do Paraná. É impossível pensar no Paraná sem citar Curitiba, queainda é considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

Entretanto… entretanto… Curitiba está maltratada. O Centro Histórico e, mais precisamente, nos arredores da Rua XV de Novembro existe uma concentração de pessoas carentes de diferentes comunidades. Mendigos, meliantes, dependentes de drogas ilícitas e assaltantes povoaram de forma indevida esta preciosa parte histórica da Capital Paranaense.

As fachadas de edificações seculares, muitas delas, estão pichadas ou necessitam de uma atenção especial por parta da administração pública, de seus proprietários e dos habitantes. Curitiba é considerada a “Capital Verde” do Brasil, no entanto, apesar de seus parques, bosques e praças, a Capital Paranaense é uma cidade árida pois não está devidamente arborizada.

Nas Ruas João Negrão ou nas grandes artérias como a Avenida Marechal Deodoro, literalmente não há massa verde, ou seja, não há arvores ou arbustos para amenizar o calor que assola o território da urbe quando da chegada do verão na região.

Os restaurantes em Curitiba, alguns charmosos, têm preços de São Paulo, são caríssimos para a grande população e certamente os jovens estudantes não têm recursos para frequentar essas áreas privilegiadas. Curitiba soube respeitar parte do seu acervo histórico-arquitetônico graças a esforços realizados pelos gestores nas últimas décadas, porém a cidade está parcialmente desfigurada e não para de crescer. Não é uma cidade pacata e há gangsters soltos pelos seus bairros. A metrópole tornou-se conhecida como “República de Curitiba” pois desta mesma localidade surgiram decisões para frear o desatino dos desvios de recursos públicos e roubos nos desgovernos brasileiros.

Curitiba, conforme o ângulo, é maravilhosa. Se você tiver um olhar artístico e culturalmente crítico, conseguirá registrar momentos ímpares que retratam a beleza de outrora através de influências de estilos diversos que permitiram no passado que as nossas cidades brasileiras tivessem um semblante elegante.

Sabemos também que na capital paranaense convivem milhares de pessoas de origens diversas. São mais de vinte etnias que compõem os matizes das peles de tipos físicos desta interessante Capital Terra de Todos os Povos. Vale ressaltar que poucos municípios no Brasil possuem uma convivência tão pacífica e tão homogênea, com povos oriundos de várias partes do Planeta.      

Tags: