Fábio Ávila: ‘A Nova Abolição no Brasil!’

07/07/2018 22:18

Fábio Ávila: ‘A Nova Abolição no Brasil!’

“A abolição foi um dos mais belos episódios da nossa história. A princesa desde logo decidiu que o trono não podia continuar vivendo à sombra da escravidão e não cessava de dar provas ostensivas de seu entusiasmo pela causa de Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Rui Barbosa. Havia um quilombo no Leblon. Os quilombos eram agrupamentos de negros que se negavam à submissão do cativeiro. Fugiam. Organizavam seu pequeno Estado. 

Com seus chefes, seus ritos, as belas tradições nativas, preservadas religiosamente naqueles redutos heróicos. Esses do Leblon faziam essa coisa belíssima: plantavam Camélias, as flores brancas da liberdade. Pois a Princesa comprava diretamente aos negros essas flores. A “doce mãe dos cativos” tinha coragem. Sem ela, a abolição tivesse tardado. Sem dúvida não seria a apoetose, o delírio que foi.” 
– Acontecimentos do Brasil . Mas quando ocorrerá  realmente a nossa verdadeira liberdade ?
Imagem inline 1
– Por favor,deixe-me continuar lendo o texto de Márcio Tavares D’Amaral na obra “Rui Barbosa, a vida dos
grandes brasileiros”.
Sucediam-se os oradores. Os parlamentares chegavam às sacadas. O povo os aplaudia, numa incontida apoteose. Um ex-escravo quis beijar, agradecido, um dos pés dos lutadores do abolicionismo. Este não se conteve: beijou-o no rosto. Era o símbolo da nova fraternidade. De agora em diante, todos os brasileiros seriam irmãos.”  
Imagem inline 4
– Interessante o que lê; porém não foi tão simples assim, pois as resistências pela abolição da escravatura eram enormes. Os grandes proprietários escravagistas lutavam com ardor contra esta evolução da história
brasileira.
– Calma! Vou ler mais um pouquinho, posso?
Imagem inline 6
“E choviam rosas. Imagine-se o que não seria o ambiente delirante dos festejos da abolição: os parlamentares mal contendo a emoção, o povo aos vivas, os discursos comovidíssimos – e as flores tombando, como benção e redenção, sobre a cabeça do povo e de seus representantes. O ministro americano olhava, hipnotizado. Lembrava-se da “Lei do Ventre Livre”. No seu país fora necessário uma guerra de cinco anos para que os escravos conquistassem a liberdade. E não a alcançaram integralmente. Aqui o povo dançava em festa, os políticos
choravam sem pejo e as flores, símbolo da nova paz, choviam indiscriminadamente sobre todos: grande país!” 
Imagem inline 5
– Embora em outras dimensões, comparemos esta data histórica com os dias de hoje: o Brasil busca a sua alforria da tirania da corrupção que reina no mundo político e nos  corredores infinitos dos labirínticos governos brasileiros.
 Estamos em 2018, 130 anos após o Brasil ter dado um basta à escravidão. Embora o país esteja dividido, esperamos desta vez por fim ao tremendo abuso, ao escárnio, ao dolo, ao roubo… que estão se perpetuando através da classe política brasileira e de nossos oportunistas e falsos representantes do Povo.
Imagem inline 8
– Viva um novo Brasil! Viva 2018! Viva o despertar do povo brasileiro em uma nação multicultural e mestiça!
– Viva o fim dos recentes  desgovernos nacionais ! Viva o mês de outubro de 2018! Viva a mudança real deste cambaleante país!
– De quem são essas fotos?
Imagem inline 3
– As imagens foram captadas pelos Fábios : Fábio  Knoll e  Fábio Brito.
Tags: