Fábio Ávila: ’85ª ExpoZebu – Uberaba 2019′

02/05/2019 23:36

Fabio Ávila

Uberaba 2019

– Faço um breve resumo dos espetáculos que ocorrem de 27 de abril a 5 de maio de 2019 na Capital Mundial do Zebu, Uberaba.

– Você não está exagerando? Cite-me alguns fatos que comprovem o seu discurso otimista sobre este evento consolidado na Capital Brasileira do Triângulo Mineiro.

– Esta bem. A lista é longa. Apresento, porém, o que vem ocorrendo desde o dia 20 de fevereiro de 2019 e alguns pontos que culminaram em um dos mais importantes, senão o mais importante, acontecimento divulgando a competência brasileira que fez com que o país se tornasse o maior exportador de carne bovina do planeta e viesse a ter o maior rebanho zebuíno do mundo:

20/02/2019, quarta-feira: início das inscrições para o 5º Concurso Leiteiro de Fazenda.

04/03/2019, segunda-feira: início das inscrições para o 41º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas.

12/03/2019, terça-feira: lançamento da 85ª Expozebu através de coletiva de imprensa.

22/03/2019, sexta-feira: encerramento das inscrições do 5º Concurso Leiteiro de Fazenda.

23/03/2019, sábado: início do período de adaptação de animais do 5º Concurso Leiteiro de Fazenda, na propriedade “Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery”.

05/04/2019, sexta-feira: último dia para a inscrição de animais para a 85ª Expozebu, com direito a indicação de jurados para o evento.

Isso dá apenas uma leve ideia do quão organizada é a equipe que torna-se responsável para que o Brasil demonstre a sua força trabalhadora levando-se em consideração que no dia primeiro de maio, feriado no país, centenas de pessoas estiveram trabalhando para manter firme o compromisso de propiciar alimento saudável para os habitantes do país e a uma parcela importante da população mundial.

– Gostei de sua breve apresentação. Vale a pena lembrar que hoje, 2 de maio de 2019, quinta-feira, teremos a 6ª Ordenha Oficial do 41º Concurso Leiteiro. Graças à evolução do setor, o Brasil está, no momento, bem posicionado como produtor lácteo e, sobretudo, no universo do queijo de qualidade e do delicioso queijo artesanal. Nesta data também ocorrem os trabalhos de classificação das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Sindi e Tabapuã. Esta belíssima apresentação ocorre no Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha, no Parque Fernando Costa. Hoje, também, ocorreu a marcação oficial dos primeiros animais da Raça Punganur que constitui na menor espécie bovina zebuína existente no planeta.

– Vale ressaltar as apresentações culturais e a presença de crianças, estudantes do ensino fundamental e médio do Município de Uberaba que tiveram a oportunidade de divertir-se com a entrada dos mascotes que representavam as oito raças zebuínas presentes no território nacional. Foi uma festa só! Na mesma ocasião, o Museu do Zebu, em harmonia com a editora Bela Vista Cultural, disponibilizou às crianças e aos professores exemplares da revista Turma do ZEBUzinho competentemente diagramada pelo artista e designer Erick Pasqua.

Personalidades do mundo brasileiro e de diferentes nações onde ocorre a presença de gado zebu receberam exemplares também do livro ABCZ – 100 anos de História e Histórias, de autoria de Maria Antonieta Borges Lopes e Eliane Mendonça Marquez de Rezende.

– Percebo que foi todo um trabalho de equipe o qual esteve competentemente coordenado por André Borges Lopes e contou com o olhar artístico e criterioso da diretora de arte Yvonne Sarue.

– Viva o Brasil que funciona e um não categórico aos pessimistas e às correntes contra!

Tags: