Estudantes da Escola Coronel Esmédio continuam na Olimpíada de História

30/05/2016 21:44

Alunos dos 9ºs anos da EMEF Coronel Esmédio, em Porto Feliz (SP), passaram para a 4ª fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil, realizada pela Unicamp.


Olimpíada de História 2016A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

A EMEF. Coronel Esmédio iniciou a competição com 7 equipes, sendo que três delas foram eliminadas na 2ª fase.
A ONHB está em sua oitava edição e este ano recebeu a inscrição de 10,6 mil equipes, totalizando 42,7 mil inscritos. De caráter nacional, a ONHB teve maior número de inscrições do Estado de São Paulo (2558), seguido do Ceará (1529) e de Minas Gerais (1057). Os Estados com menor número de inscritos foram Rondônia e Amapá, ambos com 33. Nesse momento, 4048 equipes iniciaram a Quarta Fase daONHB, na segunda-feira dia 30 de maio e tem até as 23:59 horas [horário de Brasília] do dia 04 de junho para responder às 11 questões e 1 tarefa.O total de competidores da 4ª fase representa 60% dos participantes da etapa anterior, quando estavam no páreo 6,7 mil equipes.

Desde a primeira edição existe uma fase final para no mínimo de 800 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

A 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz mais uma vez o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.

As equipes da EMEF. Coronel Esmédio que continuam no páreo são: Equipe Mega (Leonardo Dumont Rodrigues de Almeida, Vinicius Soares de Camargo e Kelly Aiya Kanatani);Equipe CVD 16 (Carine Oliveira de Araújo, Vitoria Eduarda Prado de Paula, Daniele Vaz da Silva);Equipe Beta 16 (Erik Ryan Martorano, Robert Luciano Assolai Euzébio, Luis Augusto de C. Sotilo), Equipe CME(Caroline Vitoria Pedro Marques, Mariana de Oliveira Cardoso, Evelyn Armelinda Barati da Silva).

As equipes eliminadas na 2ª fase são: Equipe Freedom (Isadora Bueno Riberto, Bianca de Moraes Ferreira Segato, Hellen Mendes de Souza), Equipe GBH (Geovanna Alves Lira da Silva, Beatriz Lima e Heloysa Matias Cruz) e Equipe LJC (Carolina Gama de Almeida, Julia V. R. Veiga, Laila Caroline dias Nicolai).

Todas as equipes são coordenadas pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro, titular da cadeira de História naquela instituição.

Tags: