FEBACLA comemora aniversário de 10 anos de fundação com o concurso Escreve-me Prêmio Literário FEBACLA 2022

10/12/2021 01:32

O objetivo fundamental da seletiva, no contexto das celebrações pelos 10 (dez) anos de fundação da FEBACLA em 2022, é igualmente enaltecer o valoroso legado da autora portuguesa FLORBELA ESPANCA (08.12.1894 – 08.12.1930)

ESCREVE-ME PRÊMIO LITERÁRIO tem o objetivo de celebrar os dez anos de fundação da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, presidida pelo Príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho.

O projeto em tela conta também com o apoio cultural da Academia cruzeirense de Letras  e da Academia Internacional  de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo.

O objetivo fundamental da seletiva, no contexto das celebrações pelos 10 (dez) anos de fundação da FEBACLA em 2022, é igualmente enaltecer o valoroso legado da autora portuguesa FLORBELA ESPANCA (08.12.1894 – 08.12.1930), que escreveu, com muita sensibilidade, sobre os encantos e desencantos proporcionados pelas experiências do amor, da paixão, da saudade, do sofrimento, da solidão e da morte, sempre na obstinada busca da felicidade.

A expectativa dos idealizadores do Prêmio é que a iniciativa  contribua para avivar a grandeza das artes literárias e poéticas, em proveito da alegria, do sonho, da inclusão, da solidariedade, da esperança, da paz e da liberdade!!

Inscrições abertas de 08.12.2021 a 08.01.2022

Os organizadores, a partir da presente data, receberão poemas de autores e autoras lusófonos, até a data de 08/01/2022.

Requisitos
Poderão participar do certame, autores lusófonos, maiores de 18 anos e menores com autorização de um responsável. Há a obrigatoriedade de ineditismo dos poemas, ou seja, não podem ter sido publicados em livros ou postados no ambiente virtual (blogues, redes sociais etc.).

Seletiva
Os textos serão selecionados pelos organizadores responsáveis pela edição – Pietro Costa e
Charlan Fialho.

Regras de envio
A. Os poemas terão, no máximo, 30 linhas, incluídos espaços, e deverão ser identificados somente com o pseudônimo do autor ou autora, o qual deve ser diferente do seu nome.

B. Os textos que ultrapassarem os limites especificados poderão ser desclassificados.

C. As biografias devem adotar um formato conciso, com no máximo 5 linhas.

D. Cada Autor terá direito a 2 Páginas, 1 para Biografia com foto e 1 para o poema.

E. Os textos devem ser encaminhados já revisados, em arquivo Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, layout da página A5.

F. Proceder a Inscrição informando, no “Assunto”, ESCREVE-ME PRÊMIO LITERÁRIO, e nos anexos, inserir foto, biografia e o poema (identificado com o pseudônimo). Ao final, enviar tudo para o email: escreveme.febacla@gmail.com

Aprovação dos textos
Os autores serão informados por e-mail, assim que os textos forem recebidos e aprovados.

Direitos Autorais
Os autores cederão o direito de publicação de acordo com o que dispõe o edital, após a remessa dos arquivos. Os direitos autorais serão dos autores, sendo a permissão somente para o edital em vigência.
O poema que for divulgado, em qualquer meio, antes do resultado oficial, perderá a condição de
ineditismo, o que acarretará a desclassificação do (a) postulante.

Premiação
1ª colocação: medalha, I coletânea da Academia Cruzeirense de Letras, certificado de mérito literário, Poemas que escrevi quando quis dizer adeus, Lua a Pino;

2ª colocação: medalha, I coletânea da Academia Cruzeirense de Letras, certificado de mérito literário;

3ª colocação: medalha, certificado de mérito literário,

4ª a 10ª colocação: certificados de menção honrosa.

Os 30 melhores textos serão publicados em e-book (pdf) e interessados em adquirir a obra em versão impressa poderão negociar diretamente com a editora contatada pelos organizadores, que procederá sob demanda.

Poemas
Os arquivos relacionados aos poemas devem ser identificados com o pseudônimo do autor (a), o qual não deve se confundir, tampouco parecer, com o nome do (a) postulante. E no corpo do texto, a identificação deve ser também com o mesmo pseudônimo constante no nome do arquivo.

Estes documentos serão remetidos diretamente à Comissão Avaliadora.

Critérios

Os critérios de seleção serão: criatividade, originalidade, conteúdo, linguagem poética e correção gramatical. É vedada a participação dos organizadores e dos jurados do certame na premiação e nos poemas do e-book. Os textos submetidos ao certame em desconformidade com a temática proposta não serão aceitos, o que culminará na eliminação imediata dos (as) postulantes.

Do julgamento

O júri será composto de pelo menos 7 julgadoras convidadas pelos Organizadores, sendo essas mulheres especialistas na área das Letras ou escritoras. Do resultado não caberá recurso.

Do Resultado

O resultado será divulgado por e-mail e nas redes sociais da FEBACLA até o dia 31/05/2022.

Inscrições gratuitas
A inscrição é gratuita, bem como a publicação dos textos no e-book. Não haverá nenhum ônus financeiro para os postulantes.

Demais informações
Demais dúvidas e informações devem ser buscadas diretamente com os organizadores
responsáveis – Pietro Costa e Charlan Fialho, que estarão ao dispor para saná-las, mediante contato no seguinte e-mail: escreveme.febacla@gmail.com

Tags: