Em abril o Jornal Cultural ROL completará 25 anos! Um quarto de século dedicado à divulgação da cultura!

07/02/2019 08:34

Leitores, editores, colunistas e correspondentes unidos voluntariamente para que a Cultura se dissemine pelo Brasil
como um rastilho de informações, conhecimentos e entretenimentos

Helio Rubens de Arruda e Miranda

No meados da década de 90  a internet começou a se difundir no Brasil, trazendo-nos um mundo novo, mais rápido e maior.

Percebendo a altíssima importância desse instrumento, um jornalista nascido em São Paulo e há muitos anos radicado em Itapetininga, resolveu fundar um jornal eletrônico, de cunho estritamente cultural, de acesso gratuito e tendo como base editorial a divulgação de notícias culturais e textos inteligentes de alguns colunistas. O jornalista, Helio Rubens de Arruda e Miranda; o jornal, ROL – Região On Line (www.jornalrol.com.br)!

Sergio Diniz da Costa

Durante 22 anos, Helio Rubens esteve sozinho à frente do ROL, como editor. E o ROL veiculava matérias basicamente de Itapetininga e região. A partir de março de 2016 passou a contar com o apoio do escritor e poeta sorocabano Sergio Diniz da Costa, que começou como colunista colaborador e em pouco tempo passou a integrar a editoria do jornal e responsável pelas matérias originadas de Sorocaba e região.

E teve início, assim, a terceira fase do jornal, que alavancou o veículo tanto em qualidade editorial, com novos e importantes colunistas, como em quantidade de leitores, aumentando exponencialmente o número de acessos.

Com o crescimento, a  partir do meado de 2018  o jornal perdeu sua característica de ser regional e passou a ter amplitude nacional e até internacional. Ampliou seu quadro de Colunistas e abriu um quadro de Correspondentes Culturais, o que justificou a alteração de seu nome inicial de ROL – Região On Line para Jornal Cultural ROL.

Atualmente, o jornal exibe orgulhosamente um quadro de 53 colunistas e correspondentes, que enviam suas matérias de diversas cidades brasileiras e até de outro país: do Japão.

As cidades e estados que participam atualmente do Jornal Cultural ROL são as seguintes: Itapetininga(SP) – Sorocaba (SP) – Itu (SP) – Itararé (SP) – Apiaí (SP) – Itatinga (SP) – Jundiaí (SP) – Cruzeiro (SP) – Lavrinhas (SP) – Osasco (SP) – São Paulo (Capital) – Niterói (RJ) – Uberaba (MG) – Itajaí (SC) – Florianópolis (SC) – Veranópolis (RS) – São Miguel dos Santos (Al) e Saitama (Japão).

Passados 25 anos de vida de atuação ininterrupta, as bases editoriais do jornal continuam inalteradas:  não é um veículo com interesses comerciais (não tem anunciantes mantenedores), só publica notícias e coberturas jornalísticas de eventos culturais gratuitos  e não remunera seus colunistas e  correspondentes. Ou seja, ninguém ganha nada para editá-lo e todos escrevem com ampla liberdade de expressão, desde que os textos não expressem proselitismo político e religioso e não firam a honra dos leitores, bem como ofensa às leis vigentes no país.

Além da participação dos colunistas e correspondentes, na publicação de textos e matérias, O ROL conta com seções específicas para colaboradores esporádicos, que pedem divulgação dos seus trabalhos: as seções: ‘O Leitor Participa‘ (textos) e ‘A Arte do Leitor‘ (divulgação de fotos, pinturas, artesanatos, esculturas, desenhos etc.)

O Leitor Participa

http://www.jornalrol.com.br/o-leitor-participa-arvelos-vieira-da-academia-cruzeirense-de-letras-e-artes-a-lama-da-insensatez/

http://www.jornalrol.com.br/o-leitor-participa-silvana-lemes-de-souza-marcas/

http://www.jornalrol.com.br/o-leitor-participa-maria-claudoete-batista-dos-santos-de-sao-miguel-dos-campos-al-pingo-de-lagrima/

A Arte do Leitor

http://www.jornalrol.com.br/o-jornal-rol-lanca-uma-nova-secao-a-arte-do-leitor/

http://www.jornalrol.com.br/a-arte-do-leitor-a-artista-plastica-virginia-simoes-freitas-expoes-suas-telas-na-biblioteca-municipal-de-sorocaba/

http://www.jornalrol.com.br/a-arte-do-leitor-o-artesao-sorocabano-levy-martins-faz-do-coco-seco-a-sua-arte/

http://www.jornalrol.com.br/a-arte-do-leitor-inaugurando-a-nova-secao-a-participacao-da-colunista-do-rol-claudia-de-almeida-carvalho/

Enquete Melhores do Ano

Em 2018, objetivando divulgar e valorizar os que atuam na área cultural, o Jornal Cultural ROL promoveu pela primeira vez a enquete’ Melhores do Ano’, cuja característica principal é ser elaborada e depois votada pelos próprios leitores, sem interferência de qualquer outro interesse. tentando, assim,  apresentar ‘um retrato’ do que pensa a opinião pública sobre quais pessoas e entidades se destacaram em suas áreas de atuação, segundo a opinião do público.

Cerimônia de Encerramento da enquete Melhores do Ano 2017 em Itapetininga

O projeto ‘Melhores do Ano’ foi iniciado na cidade de Itapetininga/SP, desenvolvida em forma de enquete e teve como foco  o ano de 2017. Com o sucesso, foi realizada também em Sorocaba e Porto Feliz e este ano o evento, cada vez mais importante, está sendo implantado nessas cidades e, possivelmente, ainda em outras da região.

A enquete é desenvolvida em duas fases, ambas com um prazo de 15 dias: a primeira, consiste na elaboração de uma ‘Cédula de Votação’ onde os leitores e internautas em geral sugerem nomes de quem se  dedica à Cultura e as categorias onde atuam. Na segunda fase,  essas indicações compõem uma cédula que é submetida à votação do público.

Os ganhadores de cada categorias são proclamados vencedores e a premiação (entrega de Certificados)  é feita em evento especial para essa finalidade e que se transforma em uma grande festa cultural.

A poetisa Elze Arruda se apresentando no Rodízio Literário

Rodízio Literário

Visando unir a cultura à solidariedade social, o ROL realiza bimestralmente a promoção ‘Rodízio Literário’, que consiste num rodízio de pizza com apresentações musicais, com renda destinadas a entidades beneficentes, durante o qual é realizado o chamado ‘Varal de Poesias’, onde os participantes do rodízio de pizzas podem retirar uma poesia e, se desejar, declamá-la.

E, em 2019, ano em que o Jornal Cultural ROL completa 25 anos de vida ininterrupta, promete muito mais!

Tags: