Em 2018 o Jornal Cultural ROL cumpriu sua finalidade de divulgar a cultura e ainda abriu espaço para a solidariedade. Em 2019 o sonho será renovado e ampliado

30/12/2018 20:09

As promoções culturais-filantrópicas e a ampliação do quadro de Colunistas e Correspondentes Culturais marcaram o ano de 2018 como muito bem sucedido para o nosso ROL. Em 2019 nova e intensa programação de atividades

Nos seus 25 anos de existência (a serem completados no próximo mês de abril), o Jornal Cultural ROL vem marcando sua presença virtual por um constante crescimento e aprimoramento na divulgação de notícias culturais e textos literários. O ano de 2018 marcou uma fase de grande desenvolvimento editorial do nosso jornal, com o aumento de seu quadro de Colunistas, Correspondentes e Colaboradores esporádicos. Em consequência desse aprimoramento redacional, o ROL aumentou seu prestigio e conquistou mais leitores.

No primeiro semestre de 2018, o ROL promoveu a enquete ‘Melhores do Ano 2017’ em Itapetininga, Sorocaba e Porto Feliz, respectivamente nos meses de janeiro, fevereiro e março. A enquete teve por objetivo indicar e eleger quais foram as pessoas e entidades que mais se destacaram em 2017 e, por isso, mereceram ser distinguidos.

Segundo esclareceu um dos idealizadores da enquete, o jornalista Helio Rubens, “a ideia de realizar a escolha dos melhores do ano via virtual foi a de registrar a opinião do público pois não se tratava de uma pesquisa científica ou de uma ação promocional para valorizar ou denegrir quem quer que seja, e sim mostrar ‘um retrato’ da opinião pública segundo a própria opinião pública”. O outro editor responsável pela ação foi Sergio Diniz da Costa: “O objetivo das enquetes foi atingido plenamente, pois a população compareceu em grande número e livremente e indicou quais foram os que mais destacaram no ano de 2017”. A enquete foi desenvolvida em duas fases, ambas com um prazo de 15 dias: a primeira dedicada às indicações e a segunda à votação. Ao final, os editores proclamaram os vencedores”. Distribuídas nas três enquetes, o evento contou com um total de aproximadamente 11 mil pessoas votantes.

Festas culturais

Foto com todos os vencedores da enquete em Sorocaba

A primeira cidade onde foi realizada ‘uma festa’ de entrega dos diplomas aos ‘Melhores do Ano de 2017’ foi Sorocaba. A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Anselmo Neto, realizou uma sessão solene onde os escolhidos pelo público receberam seus valiosos diplomas e apresentações culturais foram realizadas.  Foi um evento de grande repercussão que marcou indelevelmente a promoção realizada pelo nosso Jornal Cultural ROL. Na cidade de Porto Feliz não foi diferente: uma grande festa cultural foi realizada na Câmara Municipal local, em cerimônia que lotou o plenário, contou com apresentações culturais importantes e onde os ganhadores receberam seus diplomas.

Almoço de Confraternização pelo 24º Aniversário do ROL

A organização dos eventos foi realizada por uma Comissão Organizadora composta pelos editores Helio Rubens e Sergio Diniz, mais amigos e colaboradores das três cidades. Na cidade de Itapetininga, o ROL contou, também, com o apoio da Revista TOP da Cidade.

Dia 28 de abril o ROL novamente reuniu vários colunistas para a comemoração de seu 24o. aniversário de vida. Foi na Padaria Real e vários colaboradores participaram, irmanando-se nessa equipe que voluntariamente luta pela Cultura brasileira!

Novidade: evento cultural-beneficente

Helio Fontes e sua banda – Itapetininga

Diante do sucesso dessa promoção, o Jornal Cultural ROL inovou novamente e decidiu transformar a cerimônia de entrega dos certificados em um evento cultural – como é de próprio de sua atividade há quase um quarto de século – mas também em uma festa com finalidade beneficente, eis que todos que dela participam o fazem voluntariamente, assim como toda a equipe do jornal. E foi assim que aconteceu, dia 7 de Junho, em Itapetininga, a cerimônia de entrega dos ‘Melhores do Ano 2017’, tendo como beneficiário principal o Lar São Vicente de Paulo, onde foi realizado o evento. A iniciativa atingiu seus objetivos, mostrando assim que a Cultura, além de fornecer o ‘pão espiritual’, também pode (e deve!) proporcionar o ‘pão material’ aos mais necessitados: a entidade se beneficiou das 220 caixas de leite arrecadadas e mais a venda de outros produtos.

Rodízio Literário

A poetisa Elze Arruda

Outra novidade introduzida pelo ROL em 2018, foi o evento ‘Rodízio Literário’, realizado em parceria com a AIL – Academia Itapetiningana de Letras, com apoio da Revista TOP da Cidade e com a parceria do restaurante itapetiningano ‘Itapê Pizzas’. Assim como ocorreu com o evento anterior do ROL, também este se alicerçou no objetivo de ter uma finalidade cultural, mas também beneficente. E assim foram realizados duas edições do ‘Rodizio Literário’, a primeira beneficiando o Lar São Vicente de Paulo e o segundo o Lar das Meninas. Os eventos propuseram um Varal de Poesias, pelo qual os participantes podiam escolher uma poesia para ser declamada. E, além das poesias, houve a apresentação de números musicais, pelos maiores músicos de Itapetininga. O ‘Rodízio Literário’ obteve uma repercussão tão grande que, dos 60 convites disponibilizados na primeira edição, passou a cem na segunda, nesta incluídas ainda, apresentações musicais, uma exposição de quadros e a venda de livros usados (sebo). Calcula-se que cerca de 200 pessoas contribuíram para o sucesso do empreendimento.

Fase de crescimento e aperfeiçoamento

Uma outra novidade colaborou para o grande desenvolvimento do Jornal Cultural ROL em 2018. Foi a nova dimensão e abrangência territorial do ROL. A partir do segundo semestre de 2018, o jornal ampliou seu quadro de colaboradores, admitindo mais colunistas, mais correspondentes culturais e muitos novos leitores. Foi mais uma fase de amadurecimento deste veículo virtual que cresce aceleradamente de importância e de alcance, mesmo sendo confeccionado e mantido apenas por voluntários.

Em 2018, dezoito novos colunistas passaram a fazer parte da Família ROLiana, que, agora, conta com um quadro de 49 colaboradores, que publicam, sem qualquer tipo de censura, textos de todos os gêneros literários e assuntos específicos, inclusive entrevistas.

O veículo cultural fecha o ano com colaboradores exclusivos nas seguintes cidade: Apiaí/SP, Angatuba/SP, Capão Bonito/SP, Cruzeiro/SP, Florianópolis/SC, Itajaí/SC, Itapetininga/SP, Itararé/SP, Itu/SP, Lavrinhas/MG, Pilar do Sul/SP, Jundiaí/SP, Niterói/RJ, Osasco/SP, Porto Feliz/SP, Uberaba/MG, São Miguel dos Santos/AL, São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Saitama (Japão), Uberaba/MG e Veranópolis/RS, mais leitores e colaboradores avulsos em todo o território nacional, em Portugal, Inglaterra e França.

Abaixo segue a lista atual dos Colunistas e Correspondentes:

Ana Esther Balbão Pithan – Adriana da Rocha Leite – Adriana Eli Negrini – Afranio Franco de Oliveira Mello – Andrade Jorge – Andreia Cristina de Souza – Aparecido Gonçalves Viana – Bruno Hernandes Leão – Carlos Carvalho Cavalheiro – Carlos da Terra – Célio Arruda Pezza – Celso Lungaretti – Cíntia Croco – Claudia de Almeida Carvalho – Cláudio Renato Alves de Bloch – Débora Bellentani – Eduardo César Werneck – Edweine Loureiro – Elcio Mário Pinto – Elza Francisco – Elze Arruda – Erica Matias – Fábio de Brito Ávila – Guaçu Piteri – Helio Porto – Helio Rubens de Arruda e Miranda – Isabelly de Souza Manoel – Ivan Fortunato  – Ivan Vagner Marcon – Jairo Valio – João Francisco Brotas – João Paulo Lopes de Meira Hergesel – Jorge Facury – Jorge Paunovic  – José Antonio Piedade – José Coutinho de Oliveira – Jossieleni Gonçales Tobias – Kiko Rebelles – Luiz Alexandre Faccin de Arruda Miranda – Marcelo Paiva Pereira – Maria Dolores Tucunduva – Mario Rafael Persico – Mônia Sales – Nicanor Filadelfo Pereira – Osvaldo de Souza Filho – Paulo Roberto Costa – Pedro Israel Novaes de Almeida – Reinaldo Canto – Rogério Sardella – Sergio Diniz da Costa – Sônyah Moreira – Tereza Du’Zai – Walquiria Paunovic

Para 2019, novos avanços

Prof. Armando Oliveira Lima

Em 2017, o Jornal Cultural ROL passou a apoiar o ‘Concurso Literário Nacional ‘Prof. Armando Oliveira Lima’, de Sorocaba. Em 2018 o jornal apoiou diretamente também o ‘Concurso Literário de Crônicas ASPAMS’, promovido pela Associação dos Professores da Rede Municipal de Sorocaba. Em ambos os concursos o ROL participou como jurado através do seu editor Sergio Diniz da Costa e do seu colunista Aparecido Gonçalves Viana.

Os planos para 2019 incluem a continuação dos eventos realizados em 2017 e 2018 e as parcerias com a AIL-Academia Itapetiningana de Letras, a revista TOP da Cidade, a Itape Pizzas, o IHGGI- Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o CCBEU – Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (Casa Kennedy de Itapetininga), o Clube de Poesia de Itapetininga, as câmaras municipais de Sorocaba e Porto Feliz, as entidades filantrópicas Lar São Vicente de Paulo e Lar das Meninas e todas as outras que aceitarem parceria com o jornal visando a promoção da cultura e um benefício social.

Programação para o primeiro semestre de 2019 (alguns eventos ainda estão dependentes de confirmação de datas)

Janeiro
– realização da enquete ‘Melhores do Ano 2018’ em Itapetininga

Fevereiro
– realização da enquete ‘Melhores do Ano 2018’ em Sorocaba

– realização do ‘Rodizio Literário’ em Itapetininga

Março
– realização da enquete ‘Melhores do Ano 2018’ em Porto Feliz

–  Festa de Entrega dos Certificados de Melhores do Ano em Itapetininga

Abril
Comemoração, em Sorocaba, dos 25 anos de existência do Jornal Cultural ROL

– Realização da enquete ‘Melhores do Ano 2018’ em Tatuí

– Festa de Entrega dos Certificados de Melhores do Ano em Sorocaba

– Realização do ‘Rodizio Literário’ em Itapetininga

Maio
– realização da enquete ‘Melhores do Ano 2018’ em Capão Bonito

– realização da enquete ‘Melhores do Ano 2018’ em Angatuba

– Festa de Entrega dos Certificados de Melhores do Ano em Tatuí

Junho
– Festa de Entrega dos Certificados de Melhores do Ano em Capão Bonito

– Festa de Entrega dos Certificados de Melhores do Ano em Angatuba

Este é, enfim, o novo ROL, o Jornal Cultural ROL, que coloca um grupo de colaboradores voluntários a serviço da Literatura, das Artes em Geral, da Cultura e da Educação, com viés filantrópico e seu único objetivo é contribuir para a construção de um Mundo Melhor em conhecimento e, sobretudo, em solidariedade!

Se você, leitor, quiser participar dessa Grande Cruzada em favor da Cultura, alie-se a nós: jornalrol@gmail.com.br ou jornalculturalrol@gmail.com.br

Tags: