Élcio Mário Pinto, escritor e colunista do ROL, participou de uma Tarde Literária sobre seu livro ‘Pererezadas: jeito sazireiro de ser’, com alunos da E.E. ‘Prof. Ataliba Júlio de Oliveira’, de Itapetininga

29/10/2017 09:30

As crianças, com primorosa organização, apresentaram cenários, cartazes, objetos confeccionados, declamações, performances, dança – destacando o catira, o fandango do interior de São Paulo –, além de cantos envolvendo nossas tradições e muitas homenagens! 

 

No dia 27/10/2017, sexta-feira, estivemos na Escola Estadual ‘Prof. Ataliba Júlio de Oliveira, Itapetininga/SP. Atendíamos ao convite do Prof. Carlos Alberto para uma conversa com seus alunos do 2º ano A do ensino fundamental, crianças entre 7 e 8 anos de idade. Para esta festa literária, o assunto escolhido foi o nosso SACI-PERERÊ, personagem principal de nossa 21ª publicação – “Pererezadas: jeito sacizeiro de ser”, uma ressignificação deste personagem, das tradições e da cultura do Brasil, com prefácio da Profª Drª Maria Aparecida Morais Lisboa e entrevista com o Prof. Me. Carlos Carvalho Cavalheiro, numa valorização das 36 cidades do Alto Paranapanema/SP e patrocínio da LINC – 2016, Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba/SP.

As crianças, com primorosa organização, apresentaram cenários, cartazes, objetos confeccionados, declamações, performances, dança – destacando o catira, o fandango do interior de São Paulo –, além de cantos envolvendo nossas tradições e muitas homenagens! Quem poderia segurar as lágrimas? Lembranças, memórias, histórias e tradições, tudo acontecendo ao mesmo tempo no ambiente escolar preparado para acolher a Literatura.

 

Como convidados, contei com a presença da prefaciadora, da apoiadora cultural – Adriana Rocha, pela LEXMEDIARE – e de Caique Ferraz, o ilustrador de nossas publicações.

Fiz questão de destacar a importância de tudo o que acontecia naquele ambiente escolar preparado com tanto carinho, há dois meses, através de ensaios e combinados valorizando nossas tradições. Daria outro livro, só para contar do que aconteceu na acolhedora Escola “Ataliba”, que também recebeu a visita da Supervisora de Ensino da Diretoria de Itapetininga, Profª Evelyn, de outras professoras responsáveis pela formação docente do quadro de pessoal da Educação Estadual na região e do Prof. Marçal, da Rede Pública Municipal de Ensino de Angatuba/SP.

O que dizer às famílias que lá estiveram? Às demais turmas da escola, aos professores envolvidos, ao grupo do catira com ensaio do dedicado Prof. Darci, à “dupla” de crianças apresentando a música de Peão Carreiro e Zé Paulo – “Porta do Mundo” – tão bem escolhida para o momento? O que dizer ao Diretor Fábio, que desde o início acolheu a sugestão de trabalho do Prof. Carlos? E finalmente, ao amigo e irmão Beto (o Prof. Carlos Alberto), que idealizou, preparou, organizou, apresentou e conduziu tudo na maravilhosa tarde chuvosa de sexta-feira, 27/10/2017? Só posso dizer, com emoções e lágrimas: MUITÍSSIMO OBRIGADO!!!

Aqui, comprometo-me em voltar para a Escola “Ataliba” e para as demais escolas de Itapetininga/SP. Recebidos o contato e o convite, daremos um jeito com a agenda e para lá vamos nós, carregados pela Literatura.

Eis minha resposta para a última pergunta que a criança me fez: você gostou do que apresentamos? Sim, posso dizer convicto, feliz e sorrindo, GOSTEI POR DEMAIS, como se diz em Angatuba, minha terra. Um bom pedaço do meu coração quis ficar com vocês!

 

ÉLCIO MÁRIO PINTO – angatubense e autor de ‘Pererezadas’.

élcioescritor@gmail.com

 

  

  

 

 

 

 

 

Tags: