Élcio Mário Pinto: 3ª Caravana Literária Angatuba-SP, de 04 a 09/03/2018

12/03/2018 09:39

3ª CARAVANA LITERÁRIA – ANGATUBA/SP 

De 04 a 09/03/2018. Em comemoração aos 156 anos de fundação: 11 de março (1862-2018)

 

            Pelo Jornal Região Online – ROL –, de Itapetininga, registro todos os agradecimentos à Administração Municipal de Angatuba, na pessoa do Prefeito Dr. Luiz e do Presidente do Legislativo, Maceninho.

            Graças à recepção em todas as escolas municipais, estaduais e também, privada, festejamos esta grande conquista: a ave “Alma-de-gato”, agora é ave-símbolo da cidade pela Lei nº 218 de 28 de fevereiro de 2018. Trata-se da 1ª cidade do estado de São Paulo e da 1ª cidade da Região Sudeste do Brasil a fazê-lo por lei municipal.

            Tal feito me honra, como angatubense que sou e, porque, a iniciativa do Legislativo deu-se pelo projeto literário de nossa autoria: “Ave-símbolo da cidade”.

            Durante toda a semana divulgamos a Literatura incentivando os estudantes da Educação Básica à leitura e à escrita. Pudemos conhecer gestores, docentes, coordenadoras pedagógicas e todo pessoal de apoio das escolas (por ordem de visitação):

            – Profª Maria Inês dos Santos

            – Profª Hermínia Araújo

            – Prof. Affonso Basile

            – Dr. Fortunato de Camargo

            – Ivens Vieira

            – Planeta

            – Maria Salete Basile Sales e

            – Profª Maria Isabel Lopes de Oliveira.

             Fizemos a abertura no dia 04 e o encerramento no dia 09 de março, na Casa da Cultura, contando com representantes de toda a sociedade angatubense. Aqui, faço destaque à Profª Drª Maria Aparecida Morais Lisboa e à Profª Lúcia Lemos Ribeiro Penatti. Do mesmo modo, aos membros do grupo teatral “Elementos Anônimos”, pela belíssima apresentação de “Alma-de-gato”.

            Ao Prof. Izaías Leite de Souza, meu amigo de infância e protagonista numa das publicações – “Alma-de-gato: protegendo os vivos”, além de entrevistado em outra publicação – “Mestre Sapateiro: numa noite de Natal” – minha homenagem de agradecimento e reconhecimento pela sua importância para toda a história de Angatuba.

            Pudemos conversar com centenas de alunos, distribuir autógrafos, responder às questões e compartilhar histórias, memórias, tradições e cultura. Se o cansaço chegava, o repouso nos preparava para o dia seguinte com eventos das 8h00 às 17h00, somente com intervalo para almoço. Ao todo, foram 22 (vinte e dois) eventos pelas escolas angatubenses.

            Digo convicto: foi mais do que recompensador, foi a realização de um sonho! Sonho que compartilho com minha esposa, Adriana da Rocha Leite, apoiadora incansável e presença forte em todas as conversas com estudantes e profissionais.

            Minha gratidão aos divulgadores – Jairton Carriel e Air Antunes – além de todos que enviaram mensagens pelas redes sociais e à minha irmã Lenira, que nos acolheu em sua casa por toda uma semana de estadia.

            Para 09 de abril de 2018, quando a Escola Estadual “Dr. Fortunato de Camargo” completará 106 anos de início de suas atividades (1912-2018), lá estaremos junto às crianças do ensino fundamental com nossa publicação: “Socratisa – parteira de livros, escultora de ideias”, com ilustrações de Caique Ferraz; revisão de Sergio Diniz; apoio cultural da Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região – LEXMEDIARE Ltda, Fotos JJ, Academia Votorantinense de Letras, Artes e História – AVLAH; Jornal Região Online – ROL – e Crearte Editora, de Miriam Rangel. Será a 4ª edição da campanha “Fortunato 200”, quando cada criança receberá um exemplar da publicação com autógrafo do autor.

            À tarde, do mesmo dia, estaremos na Escola Estadual “Prof. Orestes Óris de Albuquerque”, com o projeto “O Escritor em Todos os Cantos”, nº 115.

            Aos leitores e apoiadores, aguardem! Para breve, anunciaremos Caravana Literária em Itapetininga/SP.

Parabéns ANGATUBA!

ÉLCIO MÁRIO PINTO – escritor

11/03/2018

Solenidade na Câmara Municipal

 

Abertura – Casa da Cultura – Praça da Matriz

 

EMEF ‘Profª Maria Inês dos Santos’

 

EMEF ‘Profª Hermínia Araújo’

 

EMEIF ‘Prof. Affonso Basile’

 

E.E. ‘Dr. Fortunato de Camargo’

 

Escola ‘Planeta’

 

E.E. ‘Ivens Vieira’

 

EMEF ‘Maria Salete Basile Sales’

 

EMEF ‘Maria Salete Basile Sales’

 

EMEF ‘Maria Isabel Lopes de Oliveira’

 

EMEF ‘Maria Isabel Lopes de Oliveira’

 

Encerramento na Casa da Cultura, com a companhia de teatro ‘Elementos Anônimos, apresentando a peça ‘Alma-de-Gato’, inspirada no livro homônimo de Élcio Mário Pinto

 

 

Tags: