Eduardo César Werneck: ‘Quem foi Jorge Riston?’

14/12/2018 11:59

“…deste abnegado ‘ajuntador’ de jornais, revistas, fotografias, filmes, objetos, flâmulas, etc. sobre Cruzeiro e desde os tempos mais tenros desta cidade…”

Jorge Riston, o maior colecionador sobre a História e que morreu esquecido

Infelizmente, não o conheci…

Como tantos de nossa cidade, pertenço ao rol das pessoas que não tiveram esta oportunidade.
Hoje, se Cruzeiro possui um acervo memorial e histórico deve muito a Jorge Riston, embora quase ninguém saiba!

Como isto jamais foi reconhecido pela cidade (não há rua sequer, ou pequeno logradouro que o seja com seu nome… e olhe que Cruzeiro tem cada nome de rua…), tentaremos algo…

Não adianta ficarmos no muro das lamentações.
Se o passado não pode ser corrigido, e se no presente ainda perpetuam falhas grotescas, porque não tentarmos melhorar o futuro, e de forma genuína e especial!

Assim, a ACLA irá realizar no ano vindouro seu I Concurso Literário – categoria “Memória & História”, cujo nome do evento terá o patronato de “Jorge Riston”.

Quem sabe desta forma algum cruzeirense de fé e coração se dignifique em conhecer a história deste abnegado “ajuntador” de jornais, revistas, fotografias, filmes, objetos, flâmulas, etc. sobre Cruzeiro e desde os tempos mais tenros desta cidade.

O edital será disponibilizado a partir de 10 de janeiro de 2019. O prazo para inscrição dos trabalhos será desta data até 31 de março de 2019. A premiação será na ocasião de comemoração do terceiro aniversário da ACLA em 23 de julho de 2019. Os temas das monografias deverão versar sobre a “Memória e a História” de nossa região, o Vale do Paraíba, e que, preferencialmente, guardem alguma relação com a cidade de Cruzeiro.

Qualquer um pode participar!

Venha, sem medo, faça sua pesquisa, pois precisamos de você.

 

Eduardo César Werneck – drwerneck@uol.com.br

Tags: