Eduardo César Werneck: Mês de setembro… um duro momento para a Revolução de 1932…

16/08/2019 08:23

Eduardo César Werneck


Propriedades… sonhos… vidas… muitas delas, de jovens imberbes foram esquecidas em frias trincheiras, por várias posições de nosso Estado… 

O mês de setembro cobrava dos líderes da Revolução de 1932 as questões que foram esquecidas quando ainda ao início dos preparativos. Razão de cidade por cidade… região por região… serem paulatinamente conquistadas…

No Vale do Paraíba, em 12 de setembro, sofrem as forças paulistas, violentíssimo ataque. Deu-se então a retirada de Pinheiros…

As cidades começaram a cair qual um castelo de cartas. Cruzeiro não fugiria da mesma experiência, conforme o relato (boletim de 13/9 informava – “Acabamos de tomar Lavrinhas, Cruzeiro e o Túnel. Prossegue nossa ofensiva vitoriosa”), no caso, das tropas ditatoriais do senhor Getúlio Vargas; bem como Silveiras (no mesmo dia 13/9). 

No embalo, Cachoeira Paulista seria a próxima (no dia 14); e em seguida, no dia 17 de setembro, Lorena. O sonho começava a desmoronar… Guaratinguetá, por conseguinte, começaria a sofrer duros bombardeios.

Logo, as forças ditatoriais ocupariam Engenheiro Neiva. Estas desencadearam “impetuosa ofensiva após violento combate à estação de Engenheiro Neiva”. Nesta ação foram empregadas em ação conjunta “cinquenta bocas de fogo”. Isto, claro, debilitava a posição de Guaratinguetá. Já se aproximavam os momentos finais desta guerra…

Propriedades… sonhos… vidas… muitas delas, de jovens imberbes foram esquecidas em frias trincheiras, por várias posições de nosso Estado. 
Exatamente por isto, nós que somos herdeiros de sangue… e da pólvora… e da coragem… de inúmeros daqueles combatentes, temos o dever de celebrar e respeitar os que lutaram.

Assim, Cruzeiro receberá no dia 21 de setembro mais um eminente escritor e historiador – ERIC APOLINÁRIO – que vem de longe… de Itapira, de outra frente de luta de São Paulo; e junto a outros abnegados preservadores da História e da Memória (ERIKE SILVA, RAPHAEL C. BARBOSA, FILIPE COSTA OLIVEIRA); e claro, de vários núcleos do MMDC de nossa região (entre eles o de Guaratinguetá) estaremos prestando significativa homenagem a um passado e seus heróis que não podem ser esquecidos…

 

Eduardo César Werneck

drwerneck@uol.com.br

 

 Eric Apolinário – escritor e historiador que estará em Cruzeiro (SP) em 21 de setembro

 

Os debatedores: Eric Apolinário, Paulo Brito, Júlio Fidélis e Eduardo C. Werneck

 

Inverno Escarlate é o livro de Eric Apolinário

 

 

 

 

 

Tags: