Editores e colunista do ROL recebem títulos honoríficos

07/05/2019 18:18

         

 As honrarias serão outorgadas pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e pelo CENTRO SARMATHIANO DE ALTOS ESTUDOS FILOSÓFICOS E HISTÓRICOS

As homenagens ocorrerão no dia 28 de junho, às 16 horas, na Fundação Municipal de Niterói (Secretaria de Educação), localizada na R. Visconde de Uruguai, 414, no centro da cidade de Niterói (RJ).

Segundo  Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, autoridade maior da Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, os títulos honoríficos estão sendo outorgados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos agraciados na área cultural, como editores e colunista do Jornal Cultural ROL, veículo de comunicação virtual, não comercial, que iniciou suas atividades há 25 anos.

O jornal ROL não tem apoiadores, conta com um quadro de 49 colaboradores, entre editores, editores setoriais, colunistas e correspondentes, todos colaborando voluntariamente e que só publica, gratuitamente, notícias exclusivamente de cunho cultural que também não tenham finalidades comerciais. O Jornal Cultural ROL, segundo pesquisa realizada pelo seu provedor, o portal ItapeDigital, é acessado por brasileiros e falantes da língua portuguesa em 38 países, praticamente de todos os continentes.

Helio Rubens de Arruda e Miranda

O jornalista Helio Rubens, além de editor do ROL é jornalista responsável pela Revista Top da Cidade, e escritor com vários livros publicados, vice-presidente da AIL – Academia Itapetiningana de Letras, membro e ex-presidente por três anos do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, fundador da AJORI – Associação dos Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga, diretor do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (Casa Kennedy) e de diversas outras atividades e movimentos culturais. Em 2018 foi agraciado pela Câmara Municipal de Sorocaba com a ‘Medalha do Mérito Cultural Ademar Carlos Guerra‘, em função de suas atividades culturais e foi eleito pelo público nas duas edições da enquete *’Melhores do Ano na Área Cultural’* realizadas em Sorocaba e Itapetininga, como vencedor em várias categorias. Em março deste ano recebeu, em cerimônia realizada na Câmara  Municipal de Itapetininga, o título de ‘Embaixador da Paz‘ outorgado pela UPF -Federação Para a Paz Universal. Em junho próximo, receberá mais um importantíssimo reconhecimento pelo trabalho que realiza:  a ‘Comenda Benfeitor Cultural  da Humanidade – grau Grande Oficial‘, outorgada pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes.

Sergio Diniz da Costa

O outro editor do Jornal Cultural ROL é o escritor, poeta, jornalista, revisor de livros e membro da Academia Sorocabana de Letras Sergio Diniz,  que também foi eleito pelo público nas duas edições da enquete *’Melhores do Ano na Área Cultural’*, realizadas em Sorocaba, Itapetininga e Porto Feliz, como vencedor  nas categorias ‘Melhor Agitador Cultural’, ‘Melhor Revisor de Livros’, ‘Melhor Apresentador de Shows e Eventos’ e ‘Melhor Web Editor’. Em 2018, recebeu o Certificado ‘Livro de Ouro‘, outorgado pela COBLAC –  Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciências. Em 2019, foi agraciado com o título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e a Medalha Notório Saber Cultural, pela FEBACLA e o título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória Histórica de Sorocaba, honraria criada pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Na cerimônia de junho receberá o título de Doutor ‘Honoris Causa’ em Literatura, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, instituição Oficial de Pesquisas Históricas, Filosóficas e Culturais da ‘Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente’, que tem como finalidade principal incentivar o estudo de Ciências Históricas, Letras, Artes, Filosofia, especialmente aos temas ligados à História dos povos medievais, em especial do povo godo e que tem, dentre suas atribuições, o direito de outorgar títulos e distinções ‘Honoris Causa’ em todo âmbito do saber ligados aos Estudos de Ciências, Histórias, Letras, Artes, Filosofia e Teologia.

Além do título, Sergio Diniz tomará posse como Acadêmico Correspondente da FEBACLA.

Carlos Carvalho Cavalheiro

E o colunista é o escritor, poeta, historiador, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista Carlos Carvalho Cavalheiro, licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba).  Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão’, ‘Memória Operária’, ‘André no céu’, ‘Entre o sereno e os teares e ‘Vadios e Imorais’. Carlos Cavalheiro também foi vencedor  nas duas edições da enquete ‘Melhores do Ano na Área Cultural’, nas categorias ‘Melhor Historiador’, ‘Melhor Poeta’,  ‘Melhor Escritor’, ‘Melhor Livro Editado’ (Entre o sereno  os teares e Notas para a história da capoeira em Sorocaba).

Carlos Cavalheiro receberá o Título de Doutor ‘Honoris Causa’ em História e também tomará posse como Acadêmico correspondente da FEBACLA.

As entidades são representadas, respectivamente, pelo seu presidente e reitor Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho.

AS HONRARIAS

Comenda Benfeitor Cultural da Humanidade

 

Título Doutor ‘Honoris Causa’

 

Medalha do Mérito Acadêmico

 

Tags: