Editores do Jornal Cultural ROL recebem honrarias da FEBACLA

07/01/2021 13:37

                                            

Helio Rubens e Sergio Diniz foram agraciados com a Comenda do Mérito Histórico Dom João VI.
E Helio Rubens será empossado como Acadêmico Correspondente da FEBACLA

Iniciado como um veículo de comunicação sem fins lucrativos dedicado exclusivamente à divulgação de notícias regionais,  o JORNAL CULTURAL ROL tornou-se um jornal de âmbito nacional e internacional e continua crescendo e cada vez mais sendo reconhecido pelo trabalho que presta em prol da cultura.

E por esse trabalho realizado ininterruptamente há tantos anos, mais uma vez os editores são reconhecidos pela FEBACLA – Federação brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e homenageados por ela.

Em cerimônia virtual a ser realizada no dia 27 de março, às 16h, através do aplicativo Google meet, os editores serão agraciados com a COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO DOM JOÃO VI e, na mesma cerimônia, o editor Helio Rubens será nomeado e tomará posse como ACADÊMICO CORRESPONDENTE DA FEBACLA.

A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO DOM JOÃO VI

Comenda do Mérito Histórico Dom João VI é a mais nova honraria concedida pela FEBACLA. Foi instituída por proposição de seu presidente, S.A.R.I. Príncipe Dom Alexandre da Silva Rurikovich Carvalho e  por meio do Decreto Acadêmico nº 00105.002/2021, na data de 05/01/2021.

Dom João VI, cognominado ‘O Clemente’, foi soberano do do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822, ano em que houve a independência do Brasil e a extinção do Reino Unido). De 1822 em diante, D. João VI foi rei de Portugal e Algarves até à sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido o seu filho D. Pedro o imperador do Brasil.

Comenda do Mérito Histórico Dom João VI  é destinada a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais, aquele que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais, for julgado merecedor dessa honraria.

 

 

Tags: