Editora Novo Século lança box com obras consagradas de Mário de Andrade

17/05/2017 20:22

Neste mês chega às livrarias brasileiras, pela editora Novo Século, o Box – Obras de Mário de Andrade, trazendo novas edições de quatro das principais obras desse grande autor, que foi um dos criadores do modernismo no Brasil: Pauliceia desvairada,Macunaíma, Contos novos e Amar, verbo intransitivo.    

 

Na obra Paulicéia Desvairada (publicada em 1922), o autor já mostra a que veio: inaugurar uma atitude revolucionária em relação à cultura brasileira. Considerado um manifesto em versos livres, junta o humor com a seriedade para propor uma nova expressão, livre das amarras do passado com rimas cuidadosamente contadas. A velocidade dos carros, o cinema, a riqueza da cultura e das cores do país, a língua como instrumento de invenção e não de opressão.  Uma língua rica e sonora, que junta o inglês e o tupi numa poesia que traz o tempo novo. Os tempos modernos mais como cacofonia do que como sinfonia.

Macunaíma (lançado em 1928) é considerado um marco do modernismo brasileiro. Escrito em apenas seis dias, nas férias do autor, é obra fundamental da literatura brasileira. A história, com características de um conto fantástico, junta elementos do folclore, da história de índios, mistura a mata virgem com a São Paulo que cresce. Junta a língua falada e zomba da escrita empolada dos parnasianos.

Contos novos, publicado dois anos após a morte de Mário de Andrade, reúne nove narrativas escritas por ele ao longo de sua vida, sendo a maioria dos últimos dez anos antes de sua morte. Os contos podem ser agrupados de acordo com seu foco narrativo, pois alguns foram escritos em primeira pessoa e outros em terceira. O livro traz os contos Tempo de camisolinha em que retrata momentos da infância e Primeiro de Maio que combina subjetividade e lirismo a engajamento social.

E Amar, verbo intransitivo (publicado em 1927) traz a trajetória de um jovem que inicia sua vida sexual com uma mulher alemã já madura, contratada pelo seu pai. A obra causou enorme impacto na sociedade da época por trazer conceitos nunca abordados e inovar na técnica narrativa. O romance é classificado pelo próprio autor como idílio, sinônimo de poema de tema bucólico.

 

Sobre o autor

Mário Raul Moraes de Andrade nasceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1893 e faleceu em 25 de fevereiro de 1945. Foi poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, cronista ensaísta e um dos pioneiros da poesia moderna brasileira, com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada, em 1922. Durante sua infância foi considerado um pianista prodígio, tendo sido matriculado no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1911. Recebeu educação formal apenas em música, mas foi autodidata em história, arte e, especialmente, poesia. Em 1922, ao mesmo tempo em que preparava a publicação de Pauliceia Desvairada, trabalhou com Malfatti e Oswald de Andrade na organização de um evento que se destinava a divulgar as obras deles a um público mais vasto, a Semana de Arte Moderna, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Depois de trabalhar como professor de música e colunista de jornal, ele publicou seu maior romance, Macunaíma, em 1928. No fim de sua vida, tornou-se o diretor-fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, formalizando o papel que ele havia desempenhado durante muito tempo como catalisador da modernidade artística na cidade e no país. Andrade morreu em sua residência, em São Paulo, devido a um enfarte do miocárdio, quando tinha 51 anos. Dadas as suas divergências com a ditadura, não houve qualquer reação oficial significativa antes de sua morte. Dez anos mais tarde, porém, quando foi publicado, em 1955, Poesias completas, quando Vargas já havia falecido, começou a consagração de Andrade como um dos principais valores culturais no Brasil. Em 1960 foi dado o seu nome à Biblioteca Municipal de São Paulo.

 

Ficha técnica
Título Nacional Box – Obras de Mário de Andrade
Autor Mário de Andrade
Categoria Literatura brasileira
Formato 14×21
Acabamento Brochura
Edição
ISBN 9788542811131
Preço R$ 44,90

Informações para a imprensa – Grupo Editorial Novo Século:

COMMUNICA BRASIL

(11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Renata Rosa – renata@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

 

 

Tags: