Dia da Vitória comemorado em Itapetininga

06/05/2017 22:27

Itapetininga tem a primeira galeria de ex-combatentes em QR CODE do país

 

(Jefferson Biajone)

Nas comemorações dos 72 anos do Dia da Vitória (1945-2017) ocorrido na manhã do dia 6 de maio de 2017 em solenidade comemorativa para este fim e para o Dia das Mães, o projeto de iniciação científica Morada de Heróis da Fatec Itapetininga teve um de seus mais recentes projetos concretizados, qual fora, a completa digitalização e acesso por QR CODE da galeria dos trinta e quatro ex-combatentes itapetininganos da Força Expedicionária Brasileira existentes no Museu Pracinha Victório Nalesso no Tiro de Guerra de Itapetininga.

Com efeito, a galeria deste órgão de formação de reservistas para o Exército Brasileiro contem as fotos e os nomes dos trinta e quatro ex-combatentes do município que lutaram pela liberdade e pela democracia durante a Segunda Guerra Mundial nos campos da Itália.

O acadêmico Sérgio Augusto Peiretti, aluno do 6º ciclo do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec Itapetininga e iniciando científico do projeto Morada de Heróis, juntamente com o Prof. Dr. Jefferson Biajone, docente da Fatec Itapetininga e responsável pelo projeto, ao lado dos pracinhas Victório Nalesso e Argemiro de Toledo Filho e do subtenente Valmir Bispo dos Santos, chefe da instrução do Tiro de Guerra, inauguraram a galeria ex-combatentes de Itapetininga em QR CODE em uma simples, mais significativa solenidade para o resgate da memória e dos feitos da Força Expedicionária Brasileira nos seus 72 anos do Dia da Vitória (8 de maio de 1945).

As palavras proferidas pelo acadêmico Sérgio Augusto Peiretti melhor ilustram o significado desta solenidade:

É uma grande honra representar a Fatec Itapetininga e seus acadêmicos de tecnologia em ADS nesta inauguração da galeria dos ex-combatentes de Itapetininga em QR CODE no Tiro de Guerra 02-076, colaborando assim para as homenagens desse 72º Dia da Vitória que nossos trinta e quatro heróis febianos, em especial, os pracinhas Victório Nalesso e Argemiro de Toledo, são de todos merecedores por defenderem o nosso Brasil nos campos da Itália. Acredito que todas as formas para cultuar e preservar os feitos desses heróis são bem vindas e foi pensando nisso que o projeto de iniciação científica Morada de Heróis da nossa referida Fatec foi idealizado em 2015 pelos professores Jefferson Biajone, Marcelo Antonio Ribeiro Camargo e os alunos Airesphy Pantojo Viotto, Aydil Marques de Souza, Renan Arantes Ferreira da Silva, Guilherme Rosa de Moraes e Ivan da Silva Rodrigues, todos também acadêmicos em ADS. Com efeito, a inserção do QR CODE na galeria dos ex-combatentes de nosso município, neste dia 6 de maio de 2017, concretiza uma das aspirações do projeto em ter o histórico de vida de cada um deles divulgado também via disposto móvel, o que poderá atingir a um número cada vez maior de pessoas por conta do exponencial crescimento de uso que esses dispositivos têm apresentado na atualidade. Dessa forma, podemos contribuir para reverter a triste tendência de se valorizar a história de outros países e culturas estrangeiras, em detrimento da história de nossa pátria e mesmo da história esquecida de nossos heróis mais locais e próximos de nós. Ademais, considero que iniciativas tecnológicas como a que hoje inauguramos propiciam a difusão de conhecimentos significativos para a formação cívica, moral e cidadã de nossa juventude, nação brasileira que é do século XXI. Encerro agradecendo em nome da Fatec Itapetininga, de sua direção, professores e alunos ao Tiro de Guerra e ao Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga pelo privilégio que concederam a nós, tecnólogos em formação, de resgatar a história de nossos heróis concidadãos cuja necessária valorização de seus feitos podem bem ser resumidos nos sábios dizeres do estadista Winston Churchill (1874-1965): “Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”.

 

​Inauguração da galeria em QR CODE com os pracinhas Victório Nalesso e Argemiro de Toledo Filho no 72º Dia da Vitória (2017)

QR Code que dá acesso por dispositivo móvel à Galeria dos trinta e quatro Ex-Combatentes Febianos de Itapetininga

 

Outrossim, prestigiando a referida solenidade de inauguração estiveram representantes civis e militares de entidades diversas, a destacar o vice prefeito Cel PM Josué Alvares Pintor; o secretário da cultura Sr. Roberto Soares Hungria Neto; o comandante do 22º BPM/I Major PM Benedito Tadeu Galende; o subcomandante da GCMI Fábio Vaz de Souza; o Dr. Jorge Paunovic, presidente da Academia Itapetiningana de Letras, o Sr. José Boletini Sobrinho, chefe do grupo de escoteiros Ibiracy; o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda do IHGGI e o 1º Tenente Kleber Luiz Kerber, delegado do Serviço Militar.

 

Tags: