Com aulas on-line de teatro infantis e juvenis, Mutatis ajuda crianças e adolescentes a controlarem ansiedade na pandemia

27/07/2020 14:32

Curso livre propõe momentos de descontração e estímulo da capacidade criativa dos pequenos, para que consigam lidar com o ócio, medos, e frustrações em meio ao isolamento social

Neste momento de pandemia da covid-19, as aulas de teatro on-line podem ser uma boa opção, principalmente na diminuição da ansiedade e estímulo da capacidade de concentração das crianças e adolescente que estão “confinadas” em casa. Com uma proposta de Curso Livre de teatro, a Mutatis, instituição com três anos de mercado, reúne seus alunos, em grupos de diferentes faixas etárias e conteúdos adequados para cada uma delas, em busca de, proporcionar desde cedo a ampliação do repertório cultural,  capacidade intelectual, além da melhora na comunicação e dos incentivos ao o autoconhecimento, a autoconfiança e a autonomia.

“O teatro traz diversos benefícios para todos que o experimentam, principalmente para estes jovens. Se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos são exemplos disso, e o maior ganho, principalmente para os mais novos, é poder desenvolver e aprimorar estás habilidades desde pequenos para tornarem-se, possivelmente, adultos mais criativos, confiantes, seguros e com pensamento crítico mais apurado”, conta Renata Pina, diretora da Escola.

Conduzidas por uma equipe multidisciplinar, de professores artistas e atuantes em seus segmentos, as aulas são baseadas em um infinito processo de investigações e descobertas, que estimulam a construção do senso crítico, o olhar à relação de si próprio com o mundo, o potencial artístico de cada indivíduo e que coloca o aluno como o responsável por suas próprias questões e desafios, incentivando a confiança, e a autonomia. O contato com a linguagem teatral também ajuda crianças e adolescentes a enfrentarem continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso.

Para as crianças, as aulas on-line funcionam como momentos de descontração em grupo. São trabalhados exercícios teatrais a partir de histórias e brincadeiras dinâmicas, pela sua fundamental relação com o imaginário. Mesmo pelo computador, celulares ou tablets, elas também exploram os movimentos e a criação de personagens. Por serem artistas e criativas de natureza, o curso as incentiva para que isto não se perca ao longo do tempo. Estudos indicam que, se não incentivado, o ser humano tende a perder grande parte da sua capacidade criativa em pouquíssimos anos de desenvolvimento, por isso a preocupação em manter o curso, mesmo neste momento de reclusão.

Para os adolescentes, as atividades se tornam um pouco mais complexas, propondo também pesquisas e aprofundamento no contexto histórico de personagens e situações usadas como base para os exercícios teatrais, exploram com mais profundidade o desenvolvimento de ideias e sua expressão cênica, de forma crítica e criativa, sempre de uma forma muito descontraída, que permite aos jovens se expressar livremente e socializar mesmo virtualmente, em tempos de pandemia.

Independente do cenário atual do País, com o COVID -19, anualmente, o programa teatral da Mutatis é alterado com novos conteúdos e desafios, porém, com a mesma metodologia, garantindo uma renovação permanente no curso e possibilitando uma mutação continuada na vida dos alunos. A grade horária do curso contempla aulas, de março a dezembro, por, em média, duas horas, uma vez por semana, totalizando cerca de 80 horas. Por ser um curso livre, as inscrições podem ser feitas em qualquer época do ano. A Mutatis oferece também, uma aula experimental totalmente gratuita.

MAIS SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA

O conceito de aprendizagem criativa vem, cada vez mais, sendo aplicado em escolas do mundo todo. No Fórum Econômico de Davos de 2018, discutiu-se, por exemplo, que as artes se tornaram hoje parte fundamental da chamada quarta revolução industrial. A criatividade foi indicada como uma das três principais habilidades necessárias para o profissional do futuro, ao lado da capacidade de resolver problemas complexos e do pensamento crítico, também estimulados pelo teatro.

Na Nova Zelândia, por exemplo, a primeira ministra  Jacinda Ardern, que teve sucesso com seu plano para contornar a atual pandemia, anunciou que o seu governo está investindo quatro milhões de dólares extras para incrementar e potencializar o programa de aprendizagem criativa nas escolas do país em busca do desenvolvimento de habilidades como a comunicação, colaboração e pensamento criativo.

SOBRE A MUTATIS

A MUTATIS nasceu em 2017, a partir de uma parceria com a Livraria Cultura para a prática de aulas livres de teatro. O objetivo era ocupar os auditórios da livraria em horários ociosos. A partir do ano de 2018, o curso foi estendido para outros espaços para proporcionar, sempre que possível, a oportunidade de aulas no palco. Nesse processo, foi identificado que havia um público iniciante ávido por experienciar o teatro e sem o compromisso de ter que se tornar um profissional da área. Foi aí que a Mutatis passou a focar, então, especialmente a partir de 2019, em se tornar, cada vez mais, um espaço que permita a transformação dos seus alunos, sua mutação (origem do nome), por meio das artes cênicas, levando esta experiência consigo para toda a vida.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

RS Press

Beatriz Hanna- beatrizhanna@rspress.com.br

Tássia Lourenço- tassialourenco@rspress.com.br

Tel.: (11) 3875-6296

 

 

 

 

 

Tags: