Colunista Carlos da Terra é também um adestrador de animais premiado

14/04/2019 12:00

Carlos da Terra

Um adestrador que desenvolveu o amor como meio de doma

 

O nosso colunista Carlos da Terra é jornalista e escritor e desenvolve também uma atividade que ele próprio considera polêmica, mas que admite ser inebriante: o trato com animais.

Conta conta que desde os seus primórdios de vida se impressionava-se com a beleza e eficiência da conduta dos animais da nossa fauna, especialmente do cavalo e do cão, que eram e ainda são os animais mais frequentemente encontrados no convívio humano.

A admiração que sentia por essas maravilhosas criaturas levou-o facilmente, sem nenhum esforço excepcional, a formular um método de controle e adestramento absolutamente indolor e aprazível ao animal, baseado no amor e não no castigo. Até os dias de hoje Carlos pratica o método e seu espanto não é menor do que no começo. A cada dia, a cada hora, Carlos da Terra reflete sobre a magnitude desse evento que ele considera, sem titubear, um acontecimento “puramente divino”.

O convívio com esses seres, fazendo as coisas maravilhosas que se vê no seu canal do YouTube, levou-o – como certamente levará o leitor também – a uma reflexão profunda sobre a vida e seu significado, o que desenvolveu nele uma religiosidade acentuada.

A religiosidade associada à criação e flora não o levou exclusivamente a essa religiosidade. Comunidades inteiras, como no caso da conhecida comunidade ‘Amish’, um grupo religioso cristão anabatista baseado nos Estados Unidos e Canadá.  Ele também pratica esse tipo de exercício que pode ser comparado aos retiros espirituais tão conhecidos de todos nós.

“Se você quer saber se Deus existe, pergunte aos animais”; essa frase se encontra em um dos livros do escritor e colunista do Jornal Cultural ROL.

Para o leitor que quiser examinar alguns dos trabalhos do Carlos da Terra, basta visitar o canal do YouTube (abaixo), e escrever lá se concorda ou não com a posição dele.

https://www.youtube.com/channel/UCLhPZ1XedTTviDfKMmTNFDg

 

Helio Rubens
heliorubens3@gmail.com
15/99707-4983

 

Referencias:
https://www.travessa.com.br/o-cao-adestrado/artigo/fd38c2ec-7e44-409e-a338-344b8eb5d518
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_da_Terra

Tags: