Celso Lungaretti: ‘Dirigentes do PT, não brinquem com fogo! Lembrem-se de Saravejo!

07/04/2018 00:15

Celso Lungaretti: ‘ALERTA MÁXIMO! A PRISÃO DO LULA EM MEIO A UMA MULTIDÃO DE MILITANTES SERÁ UMA PORTA ABERTA PARA O IMPONDERÁVEL!!!

Num cenário tão radicalizado quanto o brasileiro neste momento, é uma extrema insensatez darmos oportunidade para que um acontecimento nefasto entorne o caldo em definitivo, propiciando turbulências, mortes e, talvez, o retrocesso institucional que mais precisamos evitar: o início de uma nova ditadura.

Temos um governo fraco, um Congresso e uma corte suprema que não estão se mostrando à altura dos seus papéis: tudo de que não precisamos agora é de um confronto para o qual a esquerda está despreparada e inevitavelmente será desastroso para nós e perigosíssimo para o país.

Se Lula não voltar atrás da sua decisão de não entregar-se às autoridades em Curitiba, esperando que o venham prender em São Paulo, vai se criar uma situação semelhante à de 28 de junho de 1914, em Saravejo (Bósnia), quando bastava a existência de alguns irresponsáveis em meio à multidão para, com o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Fernando, ser acesa a chama que consumiria a Europa durante os quatro anos e quatro meses seguintes, causando quase 20 milhões de óbitos e preparando o terreno para o advento do nazismo e do fascismo.

Será impossível para os policiais e militantes do PT terem absoluto controle das situações que poderão advir da espetacularização da prisão de Lula, cercado por milhares de seguidores. Quem está abrindo essa porta para o imponderável será o responsável por tudo de desastroso que possa decorrer de sua decisão.

Tags: