CCTN promove a 2ª Edição Troféu CCTN Cultura & Arte 2019

28/09/2019 13:25

O evento ocorrerá hoje (28), às 19h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral. Dentre os homenageados, o editor do ROL Sergio Diniz da Costa

O Centro Cultural de Tradições do Norte e Nordeste do Brasil em Sorocaba e Região – CCTN instituiu a data de 28 de setembro para a entrega do Troféu CCTN Cultura e Arte – Defensor do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro.

Nesta segunda edição será concedido a 20 personalidades e instituições culturais, como forma de agradecimento e reconhecimento a esses parceiros por seu notório apoio à promoção e proteção dos bens culturais, de modo a garantir sua permanência e usufruto para as gerações atuais e futuras; ao incentivo à continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo CCTN Sorocaba e às ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira na cidade de Sorocaba e Região.

As pessoas que receberão o TROFÉU CCTN CULTURA E ARTE foram indicados pelo presidente, diretores, parceiros e apoiadores culturais, por sua instituição ou por entidade da qual participam. A forma e o critério que os diretores do CCTN utilizaram para homenagear nesta primeira edição foram às biográficas de cada indicado.

A diretoria do CCTN levou também em consideração que, para ser homenageado, seja escritor, artista de relevo ou pessoa de notório histórico de cultura ligada a movimentos culturais, tivessem comprovada relevância. Também poderia ser homenageado quem tivesse produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tivesse prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.

Os indicados tomarão conhecimento através de convites enviados via e-mail, telefonemas ou pessoalmente. A confirmação se deu através do envio do seu histórico de atividades, endereços eletrônicos e redes sociais, caso possuíssem e, consequentemente, uma fotografia autorizando o direito de imagem e, assim se deu esse primeiro grupo de homenageados onde o CCTN Sorocaba os homenageará com muito orgulho.

A Solenidade da entrega do 2ª Edição do TROFÉU CCTN CULTURA E ARTE acontecerá hoje (28), às 19h00, com entrada franca.

LOCAL: FUA – Fundação Ubaldino do Amaral

Horário: 19:00 horas.

Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.800 – Altos da Boa Vista – Sorocaba – SP.

Informações:

https://www.facebook.com/cctnsorocabaoficial

cctnsorocaba@hotmail.com

WhatsApp (15) 99744- 9796

Abaixo, os homenageados:

 

Ana Paula Ernandes de Camargo Malta

Nascida em São Paulo, em 23 de março de 1970.
A sua história inicia-se com a única menina de uma família de três filhos passou a infância e juventude em Mairinque interior -SP, cursou o ensino fundamental na escola Manoel Martins Villaça em Mairinque e o ensino médio na escola estadual Horácio Manley Lane em São Roque. Sempre sendo destaque por ser estudiosa e aplicada ao termino do ensino médio já ingressou na universidade no ano seguinte no curso de Letras ( Português e Inglês) pela UNISO de Sorocaba,concluindo em 1992, no mesmo ano prestou concurso para ingresso como professora efetivo na Secretaria de Educação- Língua Portuguesa, na escola José Pinto do Amaral em Mairinque, e dá-se início a uma carreira na Educação Pública, passando por todos os setores da educação em várias escolas. Desde 2014 assumiu a direção da Escola Ceeja Prof. Norberto Soares Ramos
Nestes 27 anos de educação, é no Ceeja que tem feito grandes realizações, entendendo o verdadeiro sentido da educação, o olhar ao próximo, saber ouvir, o respeito mútuo e o verdadeiro amor ao próximo.

 

Bruna Costa
A atriz Bruna Costa começou atuar aos 14 anos no coletivo Cênico Dell’art, realizando trabalhos como:
” Alice- o musical”, “Uma tal Maria”, “Moulin Rouge”, “de volta pra terra”, “A noiva cadaver” e “Grease”. Bruna também realizou apresentações de dança e esquetes em mostras do grupo.
Aos 16 anos, entrou no curso “técnico em teatro “,cordenado pelo diretor Hamilton Sbrana, onde realizou espetáculos como “Performance Lorca”, “além da barricada” ( musical pocket) e ” o casamento do pequeno burguês “.
Em 2018 fez parte do elenco de ” cabaresco”, um musical autoral da Cia Gato azu

 

Coronel Domingos de Abreu Vasconcelos Neto

O Coronel do Exército Domingos de Abreu Vasconcelos Neto nasceu em Recife-PE, em 20 de março de 1957, sendo filho de Domingos de Abreu Vasconcelos Junior e de Geovana dos Santos de Abreu Vasconcelos.

Iniciou sua carreira militar em 08 de março de 1973, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Principais cursos, estágios militares e civis realizados ao longo de sua carreira:

– Estágio de Logística – Exército Brasileiro – Vila Velha – ES;  Escola Preparatória de Cadetes do Exército – Exército Brasileiro – 1975. (Concluído); – Academia Militar das Agulhas Negras – Exército Brasileiro – 1979. (Concluído); – Curso de Operações na Selva – Exército Brasileiro – 1981. (Concluído); – Operações Aeromóveis – Exército Brasileiro – 1989. (Concluído); – Adaptação à Caatinga – Exército Brasileiro – 1998. (Concluído); – Mestrado em Ciências Militares – Exército Brasileiro – 1989. (Concluído); – Estágio de Comunicação Social – Fundação Roberto Marinho – Recife – PE – 1997. – Curso de inglês – Exército Brasileiro – – Gestão da Qualidade – Exército Brasileiro – Campinas – SP; – Gestão da Qualidade – Exército Brasileiro – São Paulo – SP; – Simpósio do Serviço Militar – Brasília – DF (2003 e 2004); – Auditor de Qualidade – Exército Brasileiro – São Paulo – SP; – Enqualab – Rede Metrológica do Estado de São Paulo – 2005; e – Bacharelado em Administração (AMAN ).

 Recebeu as seguintes condecorações:

– Medalha Militar de Bronze – Exército Brasileiro; – Medalha Militar de Prata – Exército Brasileiro;

– Medalha Militar de Ouro – Exército Brasileiro; – Medalha do Pacificador – Exército Brasileiro; – Colar Comemorativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842 – Polícia Militar do Estado de São Paulo; – Cruz do Alvarenga – Estado de São Paulo; – Medalha Amigo da Marinha – Marinha do Brasil; – Medalha Corpo de Tropa – Exército Brasileiro; – Boina Preta – Regimento Deodoro; – Amigo da Polícia Militar de Sergipe – Polícia Militar de Sergipe; – Amigo da 19ª Circunscrição de Serviço Militar – 19ª CSM; – Amigo da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal de Aracaju – Polícia Rodoviária Federal de Aracaju – SE; – Amigo do 22º Batalhão de Suprimentos do Exército – Barueri – SP; – Título de Cidadão Sorocabano – 2004 – Sorocaba – SP; – Comenda Câmara de Sorocaba- Folha Nordestina;

Principais funções exercidas ao longo de sua carreira:

– Oficial de Inteligência; – Diretor de Pessoal; – Relações Públicas; – Responsável pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados; – Diretor de Mobilização; – Diretor de Operações; – Diretor Financeiro; – Diretor Administrativo; – Membro do Conselho de Justiça da Auditoria Militar; – Presidente do Conselho de Justiça Militar; – Comandante da Operação Fronteira Brasil – Bolívia;  Professor do Colégio Militar de Recife- PE; – Coordenador de Segurança de Área para o Presidente e Vice-Presidente da República; – Membro da Comissão para Implantação do Programa de Excelência Gerencial – Exército Brasileiro; – Responsável pela Implementação do Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro na cidade de Sorocaba – SP; – Presidente do Clube Militar do Exército na cidade de Jaboatão – PE e Cáceres – MT; – Presidente da Comissão para Exame Intelectual para Escola de Sargentos do Exército – Goiânia – GO; – Presidente da Comissão de Exame Intelectual para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército – Goiânia – GO; – Professor de matemática do Curso Ark Tempos Goiânia – GO; – Diretor do Curso de Preparação para concursos militares – Aracaju – SE; – Diretor de Operações e Informações do Colégio Militar de Recife – PE; – Comandante da Base de Operações – Exercício de Defesa Territorial – Vila Velha – ES; – Sub Comandante do Exército Brasileiro (28º BC) na cidade de Aracaju – SE; -Sub Comandante do 42º Batalhão de Infantaria Motorizado ,na cidade de Goiânia, GO; – Chefe da 14ª Circunscrição do Serviço Militar na cidade de Sorocaba – SP; Consultor Empresarial da Lord Embalagens Plásticas; -Membro do conselho fiscal do GPASI; -Secretário de Segurança de Sorocaba; -Diretor Ipanema Clube; -Diretor Fiscal da Soamar Sorocaba;

ATUALMENTE:

-Consultor Empresarial da ZAMI(RIBEIRÃO,VÁLVULAS); -Representante da Omicron Finance and Consulting Goup; -Diretor-Presidente, da Expressão Nordestina Empresarial Ltda; e -Consultor financeiro do Grupo Frigomil produtor de proteína animal.

Principais especialidades como consultor empresarial:

– Gerenciamento do Processo Produtivo; da seleção de funcionários; da logística; da segurança física e patrimonial; da inteligência e contra-inteligência industrial; da diminuição de custos; do aumento de produtividade, da formulação do planejamento estratégico, plano de metas da empresa, elaboração de projetos e relacionamento comercial.

 

 Everto de Souza Gomes (Mestre Pulga)

Conhecido nas rodas de capoeira como “Pulga” (recebeu esse apelido do Mestre Baianinho, porque fazia muitas acrobacias). Nasceu em 11 de junho de 1984 na cidade de Sorocaba, filho de dona Maria Eliete e seu Luciano, segundo filho de uma família de 04 irmãos. Conheceu há capoeira aos 07 anos num circo que se instalará perto da sua casa, onde aprendeu alguns golpes da arte e descobriu o seu amor pela capoeira.

Passados alguns meses o circo foi embora, então ficou praticando capoeira nas ruas até 1995 quando conheceu Josemir (irmão do Mestre Baianinho) com quem treinou por alguns meses até que Josemir veio a falecer. Passado um ano começou a treinar com o Mestre Baianinho que havia acabado de se formar professor na Academia Nacional de Capoeira do saudoso Mestre Falcon.

De origem humilde, Pulga não pagava mensalidade na academia, porém foi um dos discípulos mais leais do Mestre Baianinho, não faltava aos treinos nem as rodas e sempre auxiliava o Mestre sempre que precisava. E assim foi se desenvolvendo, fazendo seu nome e ganhando espaço nas rodas de capoeira de Sorocaba e Região.

Passados longos e árduos 04 anos aos 16 anos de idade se formou professor em 16 de dezembro de 2000 juntamente com outros 05 amigos e com o Mestre Baianinho fundaram o Grupo Capoeira é Luta Camarada, que mais tarde passou a se chamar Associação Desportiva e Cultural Emboscada.

Desde então Pulga lecionou capoeira em vários lugares em Sorocaba em alguns como projeto social como, por exemplo, a escola estadual Lauro Sanches, onde mantém um trabalho desde 2001. Trabalhou como voluntário nas escolas estaduais Wilson Ramos Brandão e doutor Julio Prestes de Albuquerque. Em 25 de novembro de 2006 foi reconhecido como o Mestre do Grupo Emboscada.

Passado algum tempo sentiu a necessidade de levar um trabalho com sua própria filosofia e metodologia de ensino e em 18 de agosto de 2012 fundou o grupo Igi Ye Capoeira onde vem deixando seu legado. Transmitindo seu conhecimento sempre respeitando os fundamentos e tradições da capoeira e suas manifestações folclóricas.

No dia 04 de dezembro de 2017 recebeu das mãos do Mestre Baianinho o cordão branco da graduação de mestre de capoeira sendo apadrinhado pelo Mestre Pedrinho e Mestre Falcon (in memória) da Academia Nacional de Capoeira.

https://www.facebook.com.pulga.igiye/

https://www.facebook.com/igiye.capoeira

 

Felipe Gadaian

– Espetáculos Realizados: 39 (trinta e nove espetáculos teatrais), sendo 27 (vinte e sete) dos tais, como Ator, e 12 (doze) dos tais, como Diretor. – Palestra do Preponente: “A Palavra e o Teatro”, inaugurada na UNIP Sorocaba, juntamente com o Workshop “PRESENÇA DE PALCO”. Dentre aulas extracurriculares de Teatro e Expressão Corporal em diversas academias de dança da cidade de Sorocaba e região; hoje, Gadaian é Professor de Teatro pelo projeto “O Teatro e o Desenvolvimento Psicossocial do Adolescente”, proposto pelo mesmo, na FUNDAÇÃO CASA SOROCABA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Sorocaba) – Fundador e Diretor da Cia. SEVASTRA de Teatro. – Formado pelo SENAC Sorocaba em Técnico Profissionalizante em Artes Dramáticas, dentre Workshops pelo próprio SENAC, SESC, Sindicato dos Metalúrgicos, LINC, entre outros.

 

Gedione Batista de Carvalho

Natural de Avaré-SP, casada e mãe de 4 filhos. Reside em Sorocaba a mais de 25 anos.

É costureira há 30 anos, incentivadora da arte através de sua profissão.

Com sua maestria em cortes de roupas, confecciona de vestido de noiva às mais diversas fantasias.

Gustavo Moreno

Gustavo moreno, 16 anos, nascido e criado em Sorocaba.

Iniciou seus interesses em teatro aos 11 anos de idade no projeto escola da família na escola Prof. Beatriz caixeiro dirigido por Vinicius Noveli em 2015.
Desde então não parou mais mais e só mergulhou no mundo totalmente possível do teatro, recebendo no ano de 2019 o premio como melhor ator no festival teatral da cidade de Quadra/SP

  

Hidalgo Netto

Radialista, sorocabano de nascimento, filho de espanhóis por parte de pai e de nordestinos por parte de mãe.

Sua família por parte de mãe, veio de Taquaritinga do Norte –PE, o que o fez crescer sob a cultura nordestina, um motivo de orgulho.

Casado com Ana Andrade, Hidalgo atualmente dirige a Rádio Super FM de Sorocaba.

 

Ismael Alcam

Diretor de Criação | Empreendedor Social Natural de Sorocaba, o empresário e Preparador de casting Ismael Alcam é idealizador do Projeto ModelArts, um complexo de atividades que a 4 anos visa utilizar do sonho de ser modelo como plataforma de transformação e desenvolvimento social. Pioneiro em um método exclusivo que utiliza bases artísticas como a dança, o teatro e a música como ferramentas para preparar modelos contemporâneos, o ModelArts é único na América Latina, inaugurando um marco nos modelos de projetos auto sustentáveis para o setor socioeconômico.

Atuando frente à direção da agência iD models, Ismael Alcam desenvolve atividades que agregam inovação e economia criativa nos novos desafios artísticos e culturais, criando novas possibilidades para a arte e o desenvolvimento socioeconômico regional. Buscando uma linguagem própria numa pesquisa de identidades artísticas e culturais, o empreendedor social sempre procurou desenvolver uma moda mais democrática, que integra uma educação interdisciplinar e empodera através do conhecimento e desenvolvimento das nossas ferramentas de expressão e comunicação.

A inclusão e a utilização da moda como meio para se debater temas pertinentes aos desafios da sociedade contemporânea é uma das principais características de sua obra, que engloba desde exposições, eventos, desfiles e espetáculos até plataformas e aplicativos, sendo um dos mais ativos nos campos e inovação e tecnologia atrelados à arte na região. ATIVIDADE: MODA, ARTE & CULTURA TEMPO DE ATIVIDADE: Desde 2012 OBRAS : Expo. Consciência Dayimane Expo. Consciência Dayimane Expo. EVA Expo.Fighters EQUILIBRIUM AFRONEW Stars Fashion Show Sorocaba Shopp Fashion Vitrine Viva Realidade Virtual Arte sem Barreiras Híbridos Projeto ModelArts Projeto ModelArts Social ModelArts SPORTS Modelarts Magazine Plataforma Terra Rasgada

 

Maria do Amparo e Silva

Nascida em 1960 em Itaueira no Piauí e aos sete anos de idade, seus pais mudaram para ate então o Estado de Goiás (hoje Tocantins) cidade de Gurupi esta foi à escolhida para a nova vida.

Desde cedo mostrou a que veio, sempre pensando no bem estar da família ainda pequena começou a trabalhar em casa de família, limpava buchada, pilava arroz para bolo, vendia bolo, e sonhava fazer cursos de bordado, corte costura, mas a sétima filha de treze irmãos ficava impossível que seu pai pudesse oferecer tais sonhos.

Aos 17 anos casou-se com Sinésio Pinto da Silva, nova de casada e agora dona de seu próprio destino, mudaram para começar a vida a dois para cidade de Formoso do Araguaia (TO), lá se aperfeiçoou naquilo que seu coração despertava o bordado, fez dele oficio prazer, dona de um Dom só dela, e uma facilidade de aprender, começou a bordar para clientes, costurar também e ajudar na renda familiar, foi à pioneira no curso de bordado na maquininha de pedal aquela pretinha, onde ensinava para mulheres donas de casa, neste projeto ela ensinava e dava a outras mães a chance de ter uma renda ou bordar por lazer.

Ficou a frente do projeto da prefeitura de Formoso do Araguaia ate a década de 90 quando viemos a Sorocaba, e aqui firmamos nossa moradia, aqui iniciou do 0, e também com bordados e costura, fez curso de RENASCENÇA ministrado pelo CCTN de Sorocaba e hoje se tornou uma eximia rendeira, em 2010 ficou viúva, porém nunca desistiu de seus sonhos, sempre atualizada e ligada nas artes de um povo que sabe o que e belo e a beleza dos trabalhos manuais. De seus sonhos realizou alguns, fez corte costura depois de casada, e, os demais é o dom próprio da pessoa de Maria do Amparo e Silva. Assim venceu a Sra. Maria com seu orgulho em fazer o que ama… E levar consigo memórias de sua infância vendo bordadeiras.

Maria Helena Silveira Amorim

Maria Helena Amorim, locutora, radialista apresentadora e produtora.
Atuou nas rádios como Vanguarda, Metropolitana, atualmente líder; na Rádio Clube de Sorocaba, atualmente rádio boa nova e atualmente apresenta o Almanaque Cruzeiro nas tardes da Cruzeiro FM, também faz participações no jornalismo da casa e ainda apresenta às quintas-feiras, o Cruzeiro em Revista.
Hoje com 59 anos e 40 anos de profissão. É mãe de dois filhos e avó de uma netinha.
Sempre grata a Deus pela vida que lhe concede, com uma família maravilhosa e fazendo o que gosta, pedindo para ser útil neste mundo.
 Neusa De Fátima Mariano

Nasceu em Santo André em maio de 1972. Morou em Mogi Mirim na adolescência por 4 anos, quando finalizou o antigo ginásio. Em São Paulo concluiu o ensino médio e a graduação em Geografia na USP. Seguiu com o mestrado e o doutorado na mesma Universidade. Trabalhou seu TCC sob a temática das migrações e a rede formada em torno do comércio ambulante na Praça da Sé em São Paulo. Na ocasião começou a participar (e ainda participa) de um grupo interdisciplinar que busca compreender os processos da migração e da condição do migrante – o grupo CEM-LabUr (Centro de Estudos Migratórios e Laboratório de Geografia Urbana da USP).

No mestrado seguiu para o campo ao estudar a cultura caipira em Jaú, onde seus pais nasceram e trabalharam com o café como colonos. Já no doutorado, pesquisou a Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes, tema que tem se dedicado desde então, seguindo por Laranjal Paulista, Sorocaba e São Paulo, mais especificamente.

Em sua vida profissional, trabalhou no Instituto de Terras de São Paulo, na Mediação de Conflitos Fundiários, quando conheceu a realidade dos acampamentos, ocupações e conflitos na luta dos movimentos sociais pela reforma agrária. Já na Estação Ciência da USP (hoje fechada) atuou como supervisora de monitores no atendimento ao público junto à exposição dos experimentos científicos. Foi professora de ensino médio e de universidades como Unesp-Rio Claro e Ourinhos como temporária, dando início à carreira docente.

Ingressou na Universidade Federal de São Carlos em 2009, como docente no primeiro ano do curso de Licenciatura em Geografia em Sorocaba e que hoje completa 10 anos. Atualmente participa também do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSCar, orientando trabalhos em geografia humana.

 

Pedro Alexandre Alves Silva Amorim

Natural de Arapiraca-al. tem 39 anos.
Reside em Sorocaba desde 1988. assim como todo nordestino, Alexandre é um determinado saiu de sua terra natal rumo a Sorocaba, permanecendo nesta cidade por cinco anos.

Retornou a alagoas, ficou lá por três anos e mais uma vez volta a Sorocaba, onde fez sua moradia, sua vida pessoal e profissional e está, tanto na área da dança de salão, como também no setor gastronômico.

O chef de cozinha Pedro Alexandre, hoje comanda a casa Pé de Hamburguer, estando entre os destaques gastronômicos do Brasil

 

Sergio Diniz da Costa

Sergio Diniz da Costa, é escritor, poeta, revisor de livros, radialista (apresentador do programa ‘De Cara Pra Notícia’, da Rádio InteraMix (www.radiointeramix.com.br), Mestre de Cerimônia e editor do Jornal Cultural ROL (www.jornalrol.com.br)

Em 2007 foi jurado do Mapa Cultural do Estado de São Paulo.

Em 2009, foi jurado do 68.º Concurso Paulo Setúbal de poesias, contos e crônicas, promovido pela Prefeitura de Tatuí/SP.

Foi jurado do Concurso Literário Nacional ‘Prof. Armando Oliveira Lima’, edições 2017 e 2018.

Em 2018, foi jurado do 1º Concurso de Poesia Junina 2018 e do 1º Concurso Literário de Crônicas da ASPAMS – Associação dos Professores da Rede Pública de Sorocaba.

No mesmo ano, recebeu o título ‘Livro de Ouro, pela obra ‘Mariposas e Borboletas’, outorgado pela COBLAC – Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciências.

Em 2019, recebeu as seguintes honrarias, da FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes: Título ‘Embaixador da Paz’, Medalha ‘Guardião da Paz e da Justiça’ e a Medalha ‘Notório Saber Cultural’ e, do Centro Samarthiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, o Título ‘Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória Histórica de Sorocaba.

Em 2019, recebeu o título de Doutor ‘Honoris Causa’, da FEBACLA.

É autor dos seguintes livros: Elegantia juris: o Argumento Eloquente; Etéreas: Meus Devaneios Poéticos; Pensamentos Soltos na Brisa das Tardes – Vols.1 e 2; Etéreas: Um Novo Horizonte; O Menino que Brincava nas Nuvens e Mariposas e Borboletas.

 

Telma Machado

Casada, mãe de dois filhos, moro em Sorocaba desde 28 de setembro de 2013, são seis anos de muita gratidão por essa cidade que nos acolheu de braços abertos.

Sorocaba tem me enriquecido imensamente em vários sentidos, desde as oportunidades de expressar a minha arte, a minha capacidade profissional e pelas pessoas maravilhosas que tive o presente de conhecer no decorrer desta minha caminhada, acrescentando assim muito ao desenvolvimento do meu Ser.

Sou Estilista e também Orientadora em Desenvolvimento Humano. Hoje, em novo momento profissional trabalho no meu Projeto chamado Alma Bem Vestida, uma intenção amorosa de usar todos os meus conhecimentos para auxiliar no desenvolvimento do Ser em sua totalidade, despertando a beleza de dentro pra fora.

 

Varneci Nascimento

Nascido em Banzaê – BA, graduado em História autor de mais de 300 obras em cordel, tendo publicado oitenta e cinco e vendido duzentos mil exemplares.

Entre os livros publicados destacamos O Massacre de Canudos, (Editora Luzeiro) Memórias Póstumas de Brás Cubas em cordel (Nova Alexandria), O Pequeno Polegar (Panda Books), Para Refletir e Gargalhar e o Diálogo de Santa Rosa com Varneci pelo WhatsApp ( Editora Areia Dourada).

É o coordenador editorial da Editora Luzeiro. Participou da FLIP (Feira Literária Internacional de Parati) em 2019 e premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura. Este ano foi palestrante no Dia Mundial da Criatividade.

 

 

Tags: