Carlos Cavalheiro receberá troféu na abertura de Salão de Humor

06/08/2019 12:12

O evento ocorrerá no próximo sábado, dia 10 de agosto, no Parque do Engenho Central, às 19 horas

O professor, escritor, poeta e pesquisador Carlos Carvalho Cavalheiro receberá troféu na solenidade de Abertura e premiação do 46º Salão Internacional de Humor e 9º Concurso Literário de Microcontos de Humor, em Piracicaba. O evento ocorrerá no próximo sábado, dia 10 de agosto, no Parque do Engenho Central, às 19 horas.

Em seguida, ocorrerá a Abertura da Mostra Principal e Paralelas  e do 17º Salãozinho de Humor.

Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 2º Lugar no Concurso de Microcontos com o trabalho intitulado “Carma”.

O autor

Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba, mas é paulistano de nascimento. Atua como professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz. É autor de mais de 20 livros, dentre os quais se destacam “Folclore em Sorocaba”, “Salvadora!”, “Scenas da Escravidão”, “Notas para a História da capoeira em Sorocaba”, “O negro em Porto Feliz”, “Lilith enjeitada”. Essa variada produção caracteriza bem o trabalho do autor que vagueia por diversas searas. Além de escritor, pesquisador e poeta, Carlos Cavalheiro já escreveu, produziu e dirigiu shows musicais; realizou exposições de poesias; produziu CDs de músicas, dirigiu e produziu entre eles o premiado “Em busca do Unhudo”.

Também idealizou diversas ações como a Reabertura do Inquérito do Saci, a construção da Enciclopédia Sorocabana, a Feira de Livros e Autores de Sorocaba (FLAUS), a criação de roteiros de turismo histórico-pedagógico (como o África em nós, que percorre lugares de memória negra na região central de Sorocaba), o Curso de Defesa Pessoal para mulheres baseados em movimentos da capoeira Angola (em parceria com Mestre Jaime Balbino e Luiz Henrique de Souza) e o Centro de Memória Operária de Sorocaba, projeto esse retomado pela artista plástica Flávia Aguilera.

Carlos Cavalheiro também prestou assessoria a criações artísticas como para a peça “Amor de Benedita” (inspirada em uma história descrita no seu livro “Scenas da escravidão”) e o Experimentasom 2018 do SESC Sorocaba, com tema Memória Operária.

Licenciado em História e em Pedagogia, Carlos é também Bacharel em Teologia e Mestre em Educação.

Sobre o Salão de Humor

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – que costumavam se reunir num conhecido bar da cidade chamado Café do Bule.

Tudo começou com a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A partir daí, esses piracicabanos partiram para uma viagem com destino ao Rio de Janeiro, no ano de 1972. Na capital carioca, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese, estabeleceram contato com o jornal “O Pasquim” e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a iniciativa. Por escrito, Jaguar autorizou a cessão de seus originais em poder da Editora Abril, que não atendeu ao pedido e a mostra não aconteceu.

Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior, entre eles: Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Gual e Jal.

Realizado a 46 anos e considerado um dos Salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, continua cumprindo seu papel na valorização da arte do desenho de humor: um espaço de reflexão e fruição do belo, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas.

Os Microcontos premiados:

Os três primeiros microcontos vencedores são os seguintes: 1º Lugar: Isomorfose (Kafta) – Marcelo Rocha | São Borja/RS:

Certa manhã, ao despertar de um pesadelo, W. encontrou-se transformado em algo tão terrível quanto inseto: um ministro.

2º Lugar: Carma – Carlos Carvalho Cavalheiro | Sorocaba/SP

Guru em preleção: – Alguém sabe como se adquire carma? O caipira na assistência: – Com chá de capim cidrão.

3º Lugar: Localizado – Márcio Fernando Silveira | São Paulo/SP

Depois de horas perdido na mata, ficou feliz em ouvir o som de passos se aproximando. A onça também.

Programação e Serviços:

46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2019

De 10 de agosto a 27 de outubro de 2019

Local: Parque Engenho Central – Piracicaba – SP

Dia 10 de agosto (sábado) de 2019

Local: Av. Maurice Allain, 454

Parque Engenho Central de Piracicaba

19h00    – Solenidade de Premiação no Teatro Erotides de Campos

20h00 –  Abertura da Exposição Principal e mostra paralela nos Armazéns 14, 09

               17° Salãozinho de Humor no Armazém 05

Entrada franca, mas apenas com convite que deverá ser retirado com antecedência.

Informações: 19 3403 2615

https://www.facebook.com/events/662007390979519/

http://salaointernacionaldehumor.com.br/

Tags: