Carlos Cavalheiro participa de Coletânea de Poesia a ser lançada em Portugal

03/12/2019 09:12

A III Edição da Antologia Luiz Vaz de Camões e convidados será lançada pela Editora Mágico de Oz em Portugal, em dezembro deste ano

O escritor, historiador e poeta Carlos Carvalho Cavalheiro é um dos participantes da III Edição da Antologia Luiz Vaz de Camões e convidados, a ser lançada pela Editora Mágico de Oz, em Portugal, no próximo dia 8 de dezembro deste ano. O evento é uma promoção da própria Editora.

Carlos Cavalheiro participará com dois poemas de sua autoria: “Portugal” e “Saudade”.

Ambos os poemas trazem referências ao lusitanismo. O autor, que é descendente de portugueses, quis fazer uma homenagem aos seus ancestrais. “Sobretudo pelo fato de o lançamento oficial ocorrer em Portugal, achei bastante oportuno trazer esses temas. Além disso, é uma forma de trabalhar as emoções e as reflexões do ser um descendente lusitano”, comenta o professor Carlos.

Em “Portugal”, o poeta diz: “A efígie que a natureza esculpiu como teu rosto /O gosto pela memória carrega eternamente. / Não mente quem canta o teu glorioso passado / O fado que deu voltas por todo o globo”.

No poema Saudade, Carlos relaciona o sentimento à criação dos portugueses: Saudade é o genocídio de todos os gostos e sabores. / É a amante concubina mancomunada com o Tempo. / Essa maldição que o sangue lusitano carrega, / Derramando o vinho nas cordas que entoam um fado. / Essa bendita invenção portuguesa de quem corre o mundo / Procurando se encontrar no olhar de quem não conhece”.

Carlos Carvalho Cavalheiro é Mestre em História e colaborador do Jornal Cultural ROL e Tribuna das Monções. Exerce a profissão de professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz e reside em Sorocaba. Lançou em 2018, com co-autoria de Marcelo Carvalho Cavalheiro, o livro “Sorocaba Lusitana”, que traz a história da Sociedade Vasco da Gama e dos portugueses que colaboraram com a História de Sorocaba.

Acadêmico correspondente da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes) e Membro efetivo da Academia Independente de Letras. Em 2019 conquistou o 2º Lugar no 9º Concurso de Microcontos do 46º Festival do Humor de Piracicaba, o 3º Lugar no Prêmio Febacla de criação em Prosa e Verso, o 7º Lugar no Prêmio Vip da Editora A R Publisher e o 1º Lugar no Desafio Histórico do CEHICAT – Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas de Sorocaba.

A publicação da III Antologia Luiz Vaz de Camões e convidados contará ainda com os poetas Beatriz Fiquer, Carlo Montarani, Carlos Carvalho Cavalheiro, Diamantino Bártolo,
Elza Prestes, Filomena Freitas, Hazel de São Francisco, Jane Hespanhol, João Bosco do Nordeste, Jorge Nascimento, Jusmaria Cunha Carvalho, Leonor Trindade, Luiza Moura
Maria Neuza Oliveira, Regina Vieira, Ribeiro Canotilho, Roberto Ferrari, Rosalvo Abreu
Socorro Cavalcante, Solange Diniz, Sueli Nassar az, Thereza Theodora, Val Bernardino,
Vera Calza, Vieirinha Vieira e Valéria Victorini Valle. O livro conta com apresentação crítica e biográfica de Camões escrita pela pesquisadora Beatriz Fiquer.

O lançamento ocorrerá na Rua da Alfândega, nº 3, cidade do Porto, Portugal, no dia 8 de dezembro de 2019, às 15 horas. Na mesma ocasião ocorrerá a posse de membros do Nalap – Núcleo acadêmico de letras e artes de Portugal e também da Academia Francesa Luminescense – Sucursal Brasil, além de Tertúlia Literária.

Tags: