Carlos Cavalheiro é o vencedor do concurso ‘Desafio Histórico’

24/09/2019 08:21

Carlos Cavalheiro

Carlos Cavalheiro é o vencedor do concurso ‘Desafio Histórico’

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 20 de setembro, foram conhecidos os vencedores do Concurso “Desafio Histórico” promovido pelo Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas, em parceria com a Biblioteca Infantil, para apontar os 10 prédios históricos mais antigos de Sorocaba. O trabalho vencedor foi do historiador Carlos Carvalho Cavaleiro, vindo a seguir, em segundo e terceiros lugares, os srs. Danilo José de Lima e Jairo Camargo, respectivamente. Os demais participantes, classificados com prêmio de participação, foram os seguintes: Carlos Roberto dos Santos, Nathália de Almeida Menezes, Gabriel Luques de Lima, José Cruz Swensson, Carlos Augusto Bittar, Natália Oliveira Galli e Tomas Cortez Montes.

Os trabalhos de de apresentações dos vencedores foram coordenados por Sérgio Coelho de Oliveira, presidente do CEHICAT e José Rubens Incao, da Biblioteca Infantil. Esteve também presente ao evento o historiador Adolfo Frioli, que coordenou a comissão julgadora, formada também por Geraldo Bonadio e José Rubens.

OS PRÉDIOS ANTIGOS

A relação dos prédios antigos premiada, apresentada por Carlos Cavalheiro, é a seguinte: Igreja de Sant’Ana (popularmente conhecida como igreja de São Bento), Mosteiro de São Bento, Capela da Penha, Casarão do Quinzinho de Barros, Casarão de Brigadeiro Tobias, Catedral Metropolitana, Capela de Aparecidinha, Teatro São Rafael, Chácara Amarela e Estação Rodoviária. Destes prédios contemplados, 6 (seis) são do século XVIII e 3 (três) do século XIX. Desses 10 mais velhos, o mais recente é a Estação da Sorocabana, inaugurada em 1875. Isso quer dizer várias edificações do século XIX, como a Fábrica Fonseca (1881), a Capela do Divino, a Fábrica Santa Rosália, o Asilo São Vicente de Paulo, Grupo Escolar Antonio Padilha e alguns outros ficaram de fora.

Em compensação, os participantes relacionaram prédios, que são do século XX, como os cinemas Eldorado e Caracante, o Palacete Scarpa, o Packing House, o prédio do Correio, a Fábrica Santo Antônio, Mercado Municipal etc.

Nos debates que se sucederam à revelação dos premiados foram abordados alguns temas que merecem ser registrados, como o caso da Capela da Penha, tida e havida como localizada em Votorantim, mas oficialmente pertencente a Sorocaba. Outra questão levantada foi com relação aos prédios históricos, submetidos a grandes reformas como a catedral, a capela da Penha, a Estação da Sorocaba, a igreja de Sant’Ana etc.

Finalmente, discutiu-se também a existência na cidade de alguns casarões velhos, que poderiam estar na relação das construções antigas, mas não estão por falta de documentação e pesquisas. Dois exemplos citados foram o casarão da rua Padre Luiz, na esquina da rua Padre Luiz com o Beco da Catedral e o casarão da avenida São Paulo (antiga rua da Contagem).

Nos 10 trabalhos apresentados no Desafio Históricos, foram lembrados mais de 30 prédios, alguns tombados, outros não: alguns bem cuidados, outros não.

Fonte: http://caminhodastropas.com.br/carlos-cavalheiro-e-o-vencedor-do-concurso-desafio-historico/?fbclid=IwAR26N2gxCwc2l1MgpWHdKbXm28v0rAir5UrNLkNuecmLBAUFwkt0yWxxIUI

Tags: