Carlos Carvalho Cavalheiro: ‘Livro sobre sociedade portuguesa será lançado em maio’

12/04/2018 07:20

O livro ‘Sorocaba Lusitana: 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama’, de autoria dos irmãos Carlos Carvalho Cavalheiro e Marcelo Carvalho Cavalheiro, será lançado no dia 22 de maio, data da fundação da sociedade, em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de Sorocaba às 19 horas

 

O livro “Sorocaba Lusitana: 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama”, de autoria dos irmãos Carlos Carvalho Cavalheiro e Marcelo Carvalho Cavalheiro, será lançado no dia 22 de maio, data da fundação da sociedade, em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de Sorocaba às 19 horas.

Dividido em 6 capítulos, o livro traz as origens da Sociedade, que surgiu como associação de mútuos socorros com a finalidade de auxiliar os operários portugueses que trabalhavam nas fábricas em Sorocaba. Além do histórico da Sociedade Vasco da Gama, o livro traz informações sobre os portugueses em Sorocaba e também um breve histórico da família dos autores, de origem portuguesa.

Alguns detalhes da história de Sorocaba são enaltecidas nessa obra. A começar pela origem da Sociedade, que comumente não é citada nas pesquisas sobre o operariado sorocabano. Outro detalhe é a presença dos portugueses em fases marcantes de Sorocaba. Os primeiros colonizadores que pisaram na região estavam sob a liderança do português Afonso Sardinha. O tropeirismo, fase que evidenciou a cidade para o restante do Brasil, iniciou-se com o português Cristóvão Pereira de Abreu que em 1733 trouxe a primeira tropa muar para Sorocaba. A primeira grande fábrica têxtil sorocabana foi fundada pelo português Manoel José da Fonseca em 1882 e deu origem à Manchester Paulista.

Apesar disso, a presença dos portugueses na História de Sorocaba foi pouco evidenciada. Outras nacionalidades ganharam notoriedade como espanhóis, italianos e japoneses, mas os portugueses tiveram também uma participação importante na construção dessa história.

A sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba será comemorativa ao aniversário de 120 anos da Sociedade Vasco da Gama e na mesma oportunidade será lançado o livro. Como não pode ser comercializado nas dependências da Câmara Municipal, o livro será vendido antecipadamente e retirado no dia do evento.

Os interessados em adquirir antecipadamente o livro poderão entrar em contato pelo e-mail: carlosccavalheiro@gmail.com

O preço de capa é R$ 25,00 a unidade.

Carlos Carvalho Cavalheiro

Marcelo Carvalho Cavalheiro

 

Tags: